Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Jataí realiza tratativas sobre cooperação em pesquisa e inovação
Início do conteúdo da página
PESQUISA E INOVAÇÃO

Câmpus Jataí realiza tratativas sobre cooperação em pesquisa e inovação

Publicado: Quinta, 05 de Agosto de 2021, 13h51 | Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 12h34

Estiveram presentes representantes do núcleo de pesquisa AutoLab IFG/Jataí, do setor produtivo local, do INESC P&D BRASIL e da Embrapii

 

Nesta quarta-feira, 4, o IFG/Câmpus Jataí, a partir de uma iniciativa do núcleo de pesquisa AutoLab IFG/Jataí, promoveu uma sequência de atividades em prol do estabelecimento de cooperação nacional e internacional em inovação tecnológica, em áreas como Eficiência Energética, Automação, Robótica, Inteligência Artificial, além de outras.

No período da manhã, ocorreu uma reunião entre a gestão do Câmpus, os professores membros do AutoLab, representantes de empresa local da área de Energia, pesquisadores do INESC P&D BRASIL e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Durante a reunião, que foi coordenada pelo professor Gustavo de Assis Costa, o Diretor Executivo do INESC P&D Brasil, Roberto Francisco, fez uma apresentação do INESC e realizou alguns esclarecimentos sobre aspectos relacionados ao estabelecimento de cooperação entre as instituições de Ensino e aquela Instituição Científica e Tecnológica. Também estiveram presentes, como representantes do INESC, os pesquisadores Thiago Motta e Rogério Diogne, que participaram, ainda, de visita técnica a Empresa que atua na área de Energia no município de Jataí.

O Diretor do Polo EMBRAPII IFG, Ricardo Rabahi, e o coordenador de Planejamento de Negócios do Polo, Eduardo Noronha, fizeram alguns esclarecimentos sobre a viabilidade e as particularidades da parceria proposta pelo AutoLab IFG/Jataí.

Como representante do setor produtivo, o empresário Víctor Gaiardo, que atua no ramo de Energia, fez uma exposição do trabalho empreendido pela sua empresa ao longo de mais de três décadas e apresentou algumas questões, que foram respondidas pelos pesquisadores do INESC e da Embrapii. O empresário destacou a importância das ações de inovação tecnológica e do estreitamento das relações entre a academia e o setor produtivo. O empresário salientou, também, a relevância de uma postura dinâmica e vanguardista para a solução dos problemas vividos pela sociedade.

A professora Kennya Mendonça, membro do AutoLab, destacou o seu entusiasmo com as tratativas em prol da possível parceria do IFG com o INESC e enfatizou as contribuições que esse tipo de cooperação pode trazer para o desenvolvimento das pesquisas no âmbito da Instituição.

A Diretora-Geral do Câmpus Jataí, professora Mara Rúbia Morais, agradeceu a todos pela disponibilidade em contribuir com esse importante processo e assinalou a produtividade de se articular as tratativas com o INESC e os trabalhos empreendidos no Polo Embrapii/IFG. A professora também apontou a produtividade de se integrar as ações ao processo de participação do IFG no projeto do Parque Tecnológico Jataí – JataíTech.  

A Gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Câmpus, professora Marluce Silva Sousa, expressou a sua satisfação com a iniciativa do AutoLab e com a disposição do setor produtivo, representado pelo empresário Víctos Gaiardo, em contribuir com a análise da viabilidade da cooperação.

Durante a reunião, os pesquisadores apresentaram dúvidas e contribuições a esse diálogo inicial. O Diretor eleito do Câmpus Jataí, Ruberley Rodrigues de Souza, ex- Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFG, fez alguns apontamentos, ocasião em que foi lembrado, pelo Diretor do Polo IFG, que o credenciamento da Instituição junto à Embrapii nacional teve início ainda na gestão do professor Ruberley como Pró-Reitor.

Os pesquisadores do INESC, Thiago Motta e Rogério Diogne, expuseram alguns aspectos relacionados à experiência de ambos junto àquela Instituição. Os pesquisadores expuseram o objetivo da sua participação na atividade de visita técnica agendada para o período vespertino.

Ao final da reunião, o professor Gustavo de Assis Costa, idealizador da parceria junto ao AutoLab e pesquisador de Pós-Doutorado do INESC TEC Porto/Portugal durante o ano de 2020, reiterou os agradecimentos a todos e apresentou a agenda proposta para a continuidade das tratativas nos períodos vespertino e noturno.

No decorrer da tarde, os representantes das instituições participaram de visita técnica a unidades de empresa local da área de Energia. Nessa atividade, foi feito um levantamento de demandas e problemas passíveis de serem objetos na cooperação pretendida, em pesquisa e inovação. 

 

Gabinete da Direção-Geral do Cãmpus Jataí

Assunto(s): PESQUISA E INOVAÇÃO
Fim do conteúdo da página