Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Câmpus são os únicos de Itumbiara classificados para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Biologia
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Alunos do Câmpus são os únicos de Itumbiara classificados para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Biologia

Publicado: Sexta, 16 de Março de 2018, 09h15 | Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 10h49

A competição é uma realização do Instituto Butantan e é voltada para estudantes do Ensino Médio


Lucas e Milene acompanhados pela docente Dayana Figueiredo

Dois estudantes do IFG Câmpus Itumbiara estão classificados para a 2ª fase da XIV Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), a ser realizada no próximo dia 25 deste mês. Os classificados são o jovem Lucas Humberto Jesus de Lima, do 2º ano do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, e Milene Carrara Carmo Garcia, do 3º ano do Técnico Integrado em Química. Os dois obtiveram notas acima do ponto de corte da prova.

A OBB é organizada nacionalmente pelo Instituto Butantan, do estado de São Paulo, e nela participam alunos de escolas públicas e privadas. A competição é divida em três fases e explora conteúdos do ensino de Biologia ensinados nos três anos do Ensino Médio. Para participar o candidato precisa ter conhecimento sobre Botânica, Citologia, Ecologia, Etologia, Zoologia, Biossistemática, Genética e Evolução e Noções de Farmacologia.

No Câmpus Itumbiara as atividades são coordenadas pela professora Dayana Figueiredo Abdalla. A docente comentou que não houve tempo hábil para uma preparação específica dos alunos para a OBB; mas mesmo assim destacou o bom desempenho deles no exame, uma vez que parte do conteúdo exigido na Olimpíada ainda não faz parte da grade curricular dos estudantes. Para Lucas e Milene, a competição serve para medir como está o aprendizado dos dois em relação à área de Biologia, principalmente para Milene, que tem se dedicado aos estudos com foco no vestibular.

 

Fase final da competição
Ainda não está definido o local de realização da 2ª fase da Olímpiada, mas já se sabe que a 3ª fase será realizada no Instituto Butantan com os 15 alunos melhores classificados na etapa anterior. Posteriormente haverá uma capacitação, avaliação prática e mais uma prova com os selecionados. Os quatro alunos melhores classificados nessa etapa representarão o Brasil na XXIX Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), que ocorrerá em Julho no Irã. Já os próximos quatro classificados (do 5º ao 8º lugar) representarão o País na XII Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), em setembro, no Equador.

 

Mais informações no site da XIV OBB: www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/

 

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página