Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Câmpus Itumbiara visitam mineradora e CEFET em Araxá (MG)
Início do conteúdo da página
Visita Técnica

Estudantes do Câmpus Itumbiara visitam mineradora e CEFET em Araxá (MG)

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 12h14 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2023, 16h36

 

Área de Supervisão da CBMM
Área de Supervisão da CBMM

 

Na semana passada, nos dias 07 e 08 de dezembro, estudantes do IFG Câmpus Itumbiara viajaram até Araxá (MG) para uma visita técnica à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET). A atividade acadêmica foi organizada pelo docente Bruno Zambolini Vicente, e direcionada às turmas dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Técnico em Eletrotécnica Subsequente.

No dia 07, os estudantes do IFG visitaram os laboratórios de Sistemas de Controle e Automação do Centro Federal. Esses espaços existem há cerca de 30 anos e pertencem ao curso de Automação Industrial daquela instituição. A visita aos laboratórios foi um convite do ex-professor do Câmpus Itumbiara, Willian Martins Leão. No local eles tiveram uma aula cortesia sobre tecnologia de instrumentação usando sinais 4 a 20mA combinado com HART, usando como exemplo prático o acionamento via estratégia PID de um sistema de motor com controle magnético de carga; conteúdo esse que está interconectado com a matriz curricular do IFG.

No dia seguinte, durante visita às instalações do Complexo de Mineração da CBMM, os estudantes conheceram as plantas de processamento do pirocloro, minério que dá origem ao nióbio. Já no setor homogeneização eles viram de perto o funcionamento daquela que é considerada a maior esteira para minérios do mundo, com 8 km; e que está passando por um processo de desativação. Além desses, também foi apresentado aos alunos a planta de concentração, o prédio da Central de Comando de Motores; e eles ainda dialogaram com a equipe do sistema de supervisão sobre as tecnologias e estratégias de controle.

A turma também conheceu a subestação de energia elétrica da CBMM, com capacidade instalada para 150MW, que supera a demanda da própria cidade de Araxá. E o setor de desenvolvimento de tecnologias e sistema de monitoramento das barragens de rejeitos, que contam com tecnologias de instrumentação, visão computacional e robótica, sendo a primeira do tipo no Brasil a possuir sistema de alarme totalmente automatizado empregando controladores lógicos programáveis (CLPs), que conferem redundância e robustez de padrão industrial.

 

Setor de Homogeneização da Mineradora
Setor de Homogeneização da Mineradora

 

Visão da Planta de Concentração da Mineradora
Visão da Planta de Concentração da Mineradora

 

CEFET de Araxá
CEFET de Araxá

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

 

Fim do conteúdo da página