Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professor Marcos Antônio Arantes é o novo Diretor-Geral do Câmpus Itumbiara
Início do conteúdo da página
Gestão

Professor Marcos Antônio Arantes é o novo Diretor-Geral do Câmpus Itumbiara

Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 11h11 | Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 11h04

O gestor assume o cargo na data de hoje, 13, após a publicação da portaria de nomeação no Diário Oficial da União

 

Marcos Antônio é professor no Câmpus Itumbiara desde 2008 e pela primeira vez assumirá o cargo de diretor-geral
Marcos Antônio é professor no Câmpus Itumbiara desde 2008 e pela primeira vez assumirá o cargo de diretor-geral

 

A partir de hoje, 13 de outubro de 2021, o professor Marcos Antônio Arantes de Freitas é novo ocupante do cargo de Diretor-Geral do Câmpus Itumbiara do Instituto Federal de Goiás (IFG). O gestor passa a assumir o cargo após a publicação da Portaria no Diário Oficial da União. Marcos Antônio venceu as eleições para diretor em junho deste ano, e a nomeação se deu após a nova reitora do IFG, profa. Oneida Irigon, assumir o cargo (ato realizado no último dia 06 de outubro) e na sequência nomear oficialmente os novos diretores de câmpus do Instituto para o mandato 2021 a 2025.

Na última sexta-feira, dia 07, ocorreu a reunião de transição (leia aqui) entre a ex-diretora do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso, e o professor Marcos Antônio. Na ocasião ambos expressaram sentimentos de gratidão e alegria pela oportunidade de ocupar um cargo de tamanha responsabilidade que o da Direção-Geral.

 

Veja abaixo as respostas do professor Marcos Antônio e sua expectativa quanto ao novo cargo:

Pergunta: Você irá conciliar o trabalho de professor com o de diretor ou pretende dedicar-se exclusivamente à Direção?
Iniciei as atividades de docência no ano de 2002, na então Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). De lá para cá tenho me dedicado, me preparado bastante e, portanto, posso resumir que tenho uma adoração pelo exercício da docência. Esse amor se traduz em "fazer bem feito" e tem como desdobramento a admiração por parte dos alunos. Avalio que assumir um desafio, como a direção-geral, exigirá uma dedicação enorme e tudo isso deverá ser avaliado. Mesmo frente aos desafios, num primeiro momento, penso em assumir uma carga mínima em sala de aula. Esse aspecto é de suma importância e é também uma oportunidade de ouvir de perto as demandas dos alunos.

Entre as habilidades desenvolvidas ao longo da docência, qual delas pretende levar para a gestão do Câmpus?
O exercício da docência traz consigo algumas habilidades que contribuem, não só com o aluno, mas também com sua carreira. Entre as habilidades que podem ser levadas para o campo da gestão, posso destacar: ouvir opiniões e/ou críticas, ter atitude, ser rigoroso no momento e que deve ser, ter ideias e saber colocá-las em prática, trabalhar em equipe, avaliar e ser avaliado, entre outras.

Quais os principais objetivos para o seu primeiro ano de gestão?
Nosso principal objetivo é contribuir com o crescimento da Instituição no ensino, na pesquisa e na extensão. Temos consciência da necessidade de um certo tempo para adequações, aprendizado, mas ao final do primeiro ano de gestão esperamos que juntos possamos concretizar parte das propostas elencadas no plano de gestão.

Durante as eleições você afirmou que pretendia realizar uma gestão "justa, democrática, participativa e transparente”. Planeja realizar muitas mudanças no que diz respeito à estrutura e funcionamento dos setores e coordenações neste primeiro momento?
Sempre que existem trocas na gestão, geralmente especulamos sobre quem fará parte da equipe que estará à frente das coordenações/gerências. Avalio que todos que estão ou passaram pela gestão contribuíram e ainda contribuirão sobremaneira com o crescimento e desenvolvimento do Câmpus Itumbiara. Estes servidores possuem experiências adquiridas que devem ser consideradas. O pensamento é que existem muitos servidores, com várias expertises e formação, e esse aspecto deve ser observado no momento de definição da equipe que fará uma gestão para todos. Além da expertise e experiência adquirida, o sentimento é que, como servidores públicos, tenhamos a habilidade de trabalhar em equipe e que nossas ações sejam justas e transparentes.

Poderia indicar os desafios que espera encontrar ocupando o cargo de diretor-geral?
Um dos maiores desafios será fazer uma gestão com redução orçamentária. A questão do retorno ao ensino e trabalho presencial também acarretará num desafio, pois exigirá da Instituição preparo e adaptações. Na minha avaliação tudo deve acontecer com muito diálogo, participação, planejamento e, sobretudo, muita responsabilidade.

O Câmpus Itumbiara se destaca na realização de projetos, qualificação do grupo de servidores, tem bons indicadores de avaliação de curso e classificação no ranking do Enem. Aponte as outras áreas que almeja que o Câmpus também seja destaque?
Avalio que os destaques nos projetos desenvolvidos, qualificação de servidores e notas do Enem devam perpetuar. Penso também que os conceitos dos cursos nas avaliações de curso pelo INEP/MEC e os conceitos de curso no Enade devam continuar. Outro índice que poderá ser melhorado é a relação aluno/professor (RAP). Deveremos também ampliar nossas atuações em programas de extensão, trazendo a sociedade de Itumbiara e região para dentro da Instituição.

Gostaria de deixar alguma mensagem para a comunidade acadêmica para este início de gestão?
Estar à frente da direção-geral é um grande desafio e confesso que causa uma certa ansiedade, considerando a enorme responsabilidade de representá-los por quatro anos. Ao mesmo tempo, fico tranquilo pois sei que não estou sozinho e posso contar com ajuda de cada um de vocês. Tenho certeza de que não estarei assinando documentos, fazendo despachos e tomando decisões de forma isolada, aleatória e sozinho; estaremos todos juntos. Obrigado pela confiança, apoio, força, pelos conselhos e sugestões que me deram. Quero aqui deixar uma mensagem do saudoso Nelson Mandela: "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar".

 

Perfil

O professor Marcos Antônio Arantes de Freitas é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Minas Gerais e possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele ingressou no IFG no ano de 2006 e está na Unidade de Itumbiara desde 2008. Marcos Antônio ocupou o cargo de Chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus Itumbiara de 2012 a 2014 e também de 2014 a 2016. E de julho de 2018 a setembro de 2021 foi coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica.

 

A ex-diretora Aline Barroso foi convidada pelo prof. Marcos Antônio para assumir o cargo de Gerente de Administração
A ex-diretora Aline Barroso foi convidada pelo prof. Marcos Antônio para assumir o cargo de Gerente de Administração

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página