Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aline Barroso encerra mandato de diretora-geral do Câmpus Itumbiara
Início do conteúdo da página
direção-geral

Aline Barroso encerra mandato de diretora-geral do Câmpus Itumbiara

Publicado: Quinta, 07 de Outubro de 2021, 13h02 | Última atualização em Quinta, 28 de Outubro de 2021, 09h40

Ela esteve à frente do cargo por dois mandatos consecutivos

Aline Barroso ocupou o cargo de diretora-geral de 2013 a 2021
Aline Barroso ocupou o cargo de diretora-geral de 2013 a 2021

 

A administradora Aline Silva Barroso encerrou seu mandato eletivo como diretora-geral do IFG Câmpus Itumbiara e atualmente está na condição de diretora pro tempore até que o prof. Marcos Antônio Arantes de Freitas possa assumir o cargo de diretor-geral. A transição da gestão está dependendo apenas de atos burocráticos, que são a nomeação da professora Oneida como reitora e posterior nomeação dos demais diretores eleitos em outros câmpus do Instituto Federal de Goiás.

Aline Barroso foi eleita diretora-geral do Câmpus Itumbiara pela primeira vez em 2013 e reeleita em 2017. Ao longo desse período participou de diversos eventos regionais e nacionais, e integrou várias comissões e grupos de trabalho do IFG.

Também durante sua gestão Aline enfrentou período de greve e diversos cortes de orçamento para a área da Educação, que impactaram diretamente na administração do Câmpus e em áreas específicas como o pagamento de bolsas de pesquisa, orçamento para capacitação e participação em eventos, auxílios financeiros estudantis, investimento em infraestrutura da Unidade entre outros.

Por outro lado, o Câmpus Itumbiara avançou em termos de qualidade e quantidade de oferta de cursos, ampliação dos números de projetos de ensino, pesquisa e extensão e reconhecimento do IFG na Região Sul de Goiás.

Quando questionada sobre o balanço que faz da sua gestão, Aline Barroso avalia: “Sem dúvida houve um crescimento muito significativo. Hoje somos reconhecidos em Itumbiara e região pela oferta de uma educação de excelência. Passamos de quase 600 alunos em 2014 para mais de 1.000 hoje. Alcançamos índices de destaque em diversos processos avaliativos (Enem, Enade e Reconhecimento de cursos superiores). Aumentamos a oferta de cursos regulares, passando de cinco em 2014 para nove atualmente. Ampliamos e aprimoramos nossos laboratórios, principalmente no que se refere à modernização de equipamentos.

Veja outras respostas da diretora pro tempore sobre a gestão:

 

Pergunta: De todas as suas propostas (lançadas ainda no período de campanha) qual delas mais tem orgulho de ter conquistado?De modo geral, me orgulho do trabalho sério e comprometido que foi realizado. Destaco a forma de gestão integrada, participativa e aberta ao diálogo.

 

Quais foram os maiores desafios desse período enquanto diretora-geral?
O maior desafio enfrentado nesse período, sem dúvida, foi a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Além dos impactos sociais, psicológicos e financeiros, afetou diretamente a forma de trabalho da Instituição. Trabalhamos para propor ações de combate à covid-19, buscamos alternativas para a realização das atividades acadêmicas e administrativas por meio do uso de ferramentas tecnológicas, porém a suspensão das atividades nos impediu de desenvolver muitas ações importantes na Instituição.

Outro desafio foi orçamento, que sofreu, desde 2014, cortes e contingenciamentos sucessivos. Para conseguir manter a Instituição e, ainda, fazer investimentos, foi necessário um trabalho extremamente árduo de planejamento e execução orçamentária, muito diálogo e busca de apoio por meio de emendas parlamentares.

 

Durante a sua gestão, o Câmpus Itumbiara alcançou bons resultados e notas satisfatórias em processos avaliativos, particularmente na área do Ensino (Enem, Enad, Inep), fruto do trabalho em conjunto da área administrativa e acadêmica. Qual análise você faz dessas conquistas?
Esses resultados foram alcançados porque houve planejamento, dedicação e compromisso em trabalhar o tripé "Ensino, Pesquisa e Extensão" e com isso ofertar uma educação de qualidade.

No que se refere a orçamento, apesar dos cortes, foram tomadas medidas para redução de gastos onde era possível, e buscamos a melhor aplicação dos recursos públicos, com a aquisição de equipamentos para atender todos os cursos ofertados, realização de eventos culturais, científicos e tecnológicos, visitas técnicas, oferta de bolsas para monitorias, dentre outros.

 

A visão que você tinha do IFG, antes de ser diretora e, agora, após o fim do mandato, é a mesma? Alguma ideia foi descontruída ou fortalecida?
A ideia fortalecida é o poder transformador da Educação e o crescimento que ela proporciona.

 

Que mensagem gostaria de deixar para a comunidade acadêmica?
Continuemos firmes e comprometidos em ofertar uma educação pública, gratuita e de qualidade, trabalhando na perspectiva da inclusão, indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão, formação integral do cidadão e sustentabilidade.

 

Formação

Aline é itumbiarense, graduada em Administração Pública e Direito, com especializações em Finanças e Planejamento e em Direito Público. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia e servidora pública no Câmpus Itumbiara desde o ano de implantação, em 2008, quanto tomou posso no cargo de Administradora. Além de diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso atuou na Coordenação de Planejamento, Coordenação de Gestão Orçamentária e Financeira e foi presidente do Conselho de Câmpus. Também foi membro do Conselho Superior e do Colégio de Dirigentes e presidiu a Câmara Consultiva de Desenvolvimento Institucional, Gestão de Pessoas e Integração do IFG.

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página