Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Equipe da Proex visita o Câmpus para dialogar sobre o Regulamento das Ações de Extensão no IFG
Início do conteúdo da página
gestão

Equipe da Proex visita o Câmpus para dialogar sobre o Regulamento das Ações de Extensão no IFG

Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 16h52 | Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2019, 15h36

Diálogo com a comunidade acadêmica foi realizado na manhã desta quarta-feira, 20

A equipe da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFG promoveu diálogo com os servidores do Câmpus Itumbiara na manhã desta quarta-feira, 20. Além do pró-reitor Daniel Silva, também esteve na Unidade o coordenador de Extensão, Emmanuel Victor, a diretora de Ações Profissionais e Tecnológicas, Lillian Pascoa e o diretor de Ações Sociais, Willian Batista.

Entre os principais assuntos tratados na reunião, estava a apresentação da Resolução nº 24/2019/CONSUP/IFG que trata do Regulamento das Ações de Extensão no Instituto, e a Instrução Normativa nº 04/2019/PROEX que estabelece o Fluxo Processual de Cadastro das Ações de Extensão com carga horária igual ou superior a 40 horas.

Para saber mais sobre as ações da Proex leia o Manual da Extensão da Pró-Reitoria


Durante sua fala inicial o pró-reitor Daniel mencionou que a história da extensão no Brasil iniciou nas universidades e tem pouco mais de 100 anos “nesse movimento de divulgar o saber que ela produz”. O gestor citou ainda que a extensão por muito tempo teve o viés do assistencialismo, e que hoje ela vai muito além do simples levar o conhecimento produzido no meio acadêmico para a sociedade. Para ele, é necessário que a Instituição busque o diálogo, a troca, o respeito e a interação com a comunidade à qual pertence. “A interação dialógica é quando começa o processo de extensão”, afirmou o pró-reitor.

Daniel ainda lembrou que os câmpus que são capazes de conhecer com mais propriedade e profundidade a cidade e a região na qual está inserido, e sendo assim deveria se atentar para o mapeamento dos problemas que afetam a localidade e o que seria possível realizar para amenizá-los. Essa busca de questões estratégicas para resolver as situações problemáticas da região, disse Daniel, junto aos parceiros (empresas, instituições, coletivos, cooperativas, organizações, associações) contribuiria com a criação do “sentimento de pertencimento da Instituição na comunidade”.

Como consequência, destacou o pró-reitor, surgiria o estabelecimento de vínculos, a contextualização dos alunos com a comunidade e o extensionamento do currículo, culminando na transformação e impacto positivo na região, e que essa indissociabilidade promoveria ainda o protagonismo estudantil.

 

 Visita institucional

As pró-reitoras do IFG tem por praxe essa aproximação com os câmpus com o objetivo de promover clareza sobre as ações que cada estrutura realiza e é responsável. Os pró-reitores, por sua vez, levam de volta para a pasta as demandas de cada Unidade do IFG e sugestões de melhoria para as ações do Instituto como um todo. Na semana passada, dia 13 de novembro, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, Paulo Francinete, também esteve  no Câmpus Itumbiara em diálogo com o servidores (veja abaixo). 

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página