Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus nomeia novos membros para a Comissão Local da CPPIR
Início do conteúdo da página
CPPIR

Câmpus nomeia novos membros para a Comissão Local da CPPIR

Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 14h21 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 09h55

Dois Docentes e dois Técnico-Administrativos compõem a nova Comissão


Neste dia tão significativo em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, 20/11, o IFG Câmpus Itumbiara escolheu novos membros para Comissão Local da CPPIR - Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial. Representando do segmento dos docentes, o titular será o servidor Yangley Adriano Marinho e como suplente Juliana Moraes Franzão. Representando os Técnico-Administrativos, está Reila Versiane (titular) e Kárita Marques (suplente).

Aproveitando a ocasião, o prof. Yangley fez um resgate histórico das lutas, conquistas e adversidades enfrentadas pela população negra no Brasil, que já foi impedida de, por exemplo, frequentar a escola ou ser proprietária de terras. O docente lembrou que durante o período de escravidão os negros eram tratados como coisas, independente de estarem ou não na condição de livres e libertos. “Vocês notem que é um processo de exclusão muito violento” que impede esse contingente populacional de ascender socialmente, citou o docente ao falar do impedimento da população negra de ter acesso ao emprego. Nas considerações do professor, as conquistas para a população negra começaram a surgir a partir de 1988 quando a Constituição Brasileira passa a considerar o racismo como crime, e depois mais recentemente quando leis de acesso à educação e de igualdade também foram regulamentadas.

Para a diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso, que também estava presente na reunião que indicou os novos membros da Comissão Local, é necessário um maior engajamento para promover ações de política de promoção de igualdade entre as pessoas, independente da raça. E disse também que ainda temos muito a fazer em relação à inserção dos indivíduos nas esferas sociais. A diretora ainda destacou que este processo eleitoral mais simplificado, visa à otimização do tempo e aumento da celeridade das ações das comissões de maneira geral.


CPPIR
A CPPIR “é instância permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, e tem por finalidade formular, coordenar, articular e acompanhar a efetivação das políticas e diretrizes institucionais para a promoção da igualdade étnico-racial e defesa dos direitos humanos”. Visite a página da CPPIR

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página