Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Iniciação Científica desenvolve site para a Associação Pestalozzi de Inhumas
Início do conteúdo da página
pesquisa

Projeto de Iniciação Científica desenvolve site para a Associação Pestalozzi de Inhumas

Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 14h21 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 12h26

Participaram do projeto estudantes do 2º ano do curso Técnico Integrado em Informática para Internet

 

xxxxx
Imagem da página principal do site criado para a Associação Pestalozzi de Inhumas

O projeto de iniciação científica "Avaliação de sistemas gerenciadores de conteúdo para construção de sites de instituições sociais", desenvolvido no IFG-Câmpus Inhumas sob a coordenação da servidora Viviane Margarida Gomes Pacheco, resultou na criação de um site para a Associação Pestalozzi de Inhumas (www.pestalozzideinhumas.org.br). O lançamento do site será realizado nesta quarta-feira, 13 de dezembro, às 19 horas, durante o evento de confraternização de fim de ano da entidade, no miniauditório do câmpus. 

De acordo com a coordenadora, o trabalho teve o objetivo de elaborar critérios para avaliação de sistemas gerenciadores de conteúdo, do inglês Content Management Systems (CMS), a fim de indicar o mais adequado para a construção de sites de instituições sociais. O resumo do projeto destaca que os sites destas instituições ajudam no cumprimento de suas missões, sendo plataformas importantes para a interação com o público e a realização de transações eletrônicas para, por exemplo, arrecadar doações. Além disso, geralmente, as instituições sociais não dispõem de recursos humanos e financeiros suficientes, logo um CMS intuitivo e financeiramente viável pode colaborar para o crescimento da entidade.

Participaram do projeto de iniciação científica os estudantes: Fabricio Flávio França (bolsista), Henrique Luís Ramos (voluntário), Leandro Henrique Silva Siqueira (voluntário) e Pedro Lucas Tiradentes Erias (voluntário). Todos são discentes do 2º ano do curso Técnico Integrado em Informática para Internet no Câmpus Inhumas. Os servidores Saulo Rodrigues e Silva (técnico-administrativo lotado na reitoria), Elymar Pereira Cabral (docente) e Wesley Pacheco Calixto (docente) foram os coorientadores do projeto, que foi desenvolvido com a participação da equipe da Fábrica de Software do Câmpus Inhumas.

Social

"Considero que o nível da pesquisa foi muito bom, tanto por sua contribuição científica quanto social, uma vez que foi desenvolvida por estudantes do ensino médio integrado ao técnico de Informática para Internet. O grupo de estudantes era muito unido e se empenhou para definir critérios de avaliação dos sistemas gerenciadores de conteúdo,  selecionar os sistemas mais utilizados mundialmente e depois avaliar estes sistemas, indicando o Wordpress ou Wix para ser utilizado por instituições sociais, devido à facilidade de uso, custo viável e garantia de segurança", explica Viviane.

A diretora clínica da Associação Pestalozzi de Inhumas, Dorice Moreira de Melo Klein, destaca que as organizações do terceiro setor, sem fins lucrativos, enfrentam a falta de visibilidade por parte da sociedade, acarretando em desinformação e na estagnação no quadro associativo. "Neste momento, veio em nosso auxílio o IFG, criando a possibilidade dessa autêntica vitrine, por meio da construção do nosso site, que representa um novo portal, mais um acesso, mais uma forma de interação entre a associação e a sociedade que tentamos abraçar. Nossa gratidão eterna ao IFG por essa possibilidade. Se até hoje estávamos 'Promovendo Qualidade de Vida', com o advento deste portal, certamente, promoveremos muito mais", relata Dorice. 

O estudante Pedro Lucas Tiradentes Erias, que participou do projeto, destaca que a iniciação científica contribuiu com a sua formação pessoal por ter mostrado como são importantes e diversificadas as ferramentas para criação de sites. "Foi muito gratificante aprender isso junto aos meus amigos e orientadores, em especial a orientadora Viviane", afirma. Para o estudante Fabricio Flávio França, além de aprender sobre a criação de sites, a iniciação científica ampliou o círculo de amizades e fez com que ele ganhasse confiança para apresentar seminários. 

Um pôster sobre o projeto de iniciação científica "Avaliação de sistemas gerenciadores de conteúdo para construção de sites de instituições sociais "(aprovado no PIBIC-EM - Edital nº 14/2022) foi apresentado no 16º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG, realizado no dia 18 de outubro no HUB Goiás - Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador. 

 A Associação Pestalozzi de Inhumas é uma instituição sem fins lucrativos que atua na proteção social das pessoas com deficiência de Inhumas e região, desenvolvendo ações de promoção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde e da qualidade de vida.

 

(Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas)

Fim do conteúdo da página