Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Segundo dia do Festival de Artes do IFG ocupa diversos palcos na Cidade de Goiás
Início do conteúdo da página
festival de artes

Segundo dia do Festival de Artes do IFG ocupa diversos palcos na Cidade de Goiás

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 15h21

Teatro, dança, música e exposições foram realizados em vários espaços, movimentando a cidade

xxx
Discentes do Câmpus Goiânia Oeste se apresentam na Igreja do Rosário, em Goiás

Com uma programação repleta de atrações que buscam ocupar vários cenários da Cidade de Goiás, o segundo dia do XVI Festival de Artes do Instituto Federal de Goiás  foi marcado por várias exposições itinerantes, apresentações de arte, dança, teatro e música. Durante todo o dia, o público teve a possibilidade de conferir diversas atrações nos espaços da cidade.

Uma das exposições foi realizada no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado. Nela, Maria da Cruz Cardoso apresentou uma mostra de seu trabalho que traz em estandartes artesanais um pouco do sincretismo religioso brasileiro. Segundo Maria da Cruz, a criação dos estandartes surgiu como uma atividade depois que ela, professora da educação infantil, se aposentou: “começou com um trabalho que fiz para minha família e de repente foi crescendo e hoje recebo encomendas do Brasil inteiro”. Participando pela primeira vez do Festival de Artes, Maria falou da importância de poder expor o seu trabalho em um evento como o do IFG: “essa oportunidade é muito importante para que as pessoas possam conhecer aquilo que fazemos. Essa divulgação é essencial”.    

 

Maria da Cruz apresenta seu trabalho no Festival de Artes

Durante a manhã, também foi realizada uma mostra de audiovisual no Cine Teatro São Joaquim. Nela, foram apresentadas as obras: “Chuva”, de Antônio Fabrício; “Água Viva”, de Eva Santoro; “Cerrateou”, de Henrique Hernandes; “Quando as pupilas se dilatam?”, de Pivot; “Bico da morte”, de Bruno S. Lacerda; “Buraco Vazio”, de O. Juliano Gomez; “Borboleta”, da Bromo Produções; “Tumpá: ve(r)...ouvi(r)...senti(r)...”, de Jacqueline Ferreira Dourado / Tumpá Duo.

 

Em outros espaços, como o SESC Vila Boa, outras exposições também ocorreram na quarta-feira e iriam ocorrer também na quinta-feira. Além disso, ao longo da cidade foram montadas exposições de fotografia e instalações artísticas como a “O suscitador "fala que eu te escuto"!”, de Pedro Diniz, montada no Câmpus Cidade de Goiás. 

 

Dança e Teatro

No Palco do Cine Teatro São Joaquim, durante o período da tarde, foi realizada uma apresentação intitulada “Livrodança”, com o grupo Corpo Composto, do Câmpus Aparecida de Goiânia. Em outro canto da cidade, no Espaço Cultural Vila Esperança, foi apresentada uma versão do Bumba-Meu-Boi protagonizada por crianças, além de outras atrações no  Circo Cinema Rosinha do Brejo. No  Cine Teatro São Joaquim, no final do dia, também foram apresentados dois espetáculos: “Experimento 360: Espetáculo solo Saracura do Brejo” e “Patativa”, com o Grupo de Teatro INAI.

 

Espetáculo "Patativa" é encenado durante o Festival de Artes

No caso do espetáculo “Patativa”, a apresentação se configurou, segundo seus realizadores, “como um drama semificcional audiodescritivo”. O texto é fruto de uma escrita que parte das poesias de Patativa do Assaré e das percepções da atriz Fátima Eugênio, que é deficiente visual, transcritas pelo diretor Thiago Santana. Ainda segundo o grupo de teatro INAI, trata-se de “um encontro entre a escrita dramática com audiodescrição integrada”.

 

Música

Uma das apresentações realizadas que chamou bastante atenção na tarde deste segundo dia do Festival foi realizada na Igreja do Rosário. Discentes dos cursos técnicos do Câmpus Goiânia Oeste participaram de uma apresentação conduzida pelo professor Alessandro da Costa, intitulada “Arranjos de músicas brasileiras para coral”. O coral encantou todos os presentes com a apresentação de algumas músicas populares, como Mulher Rendeira e Caicó. Segundo o docente Alessandro, o grupo de alunos começou a cantar recentemente por meio de um projeto de ensino desenvolvido no Câmpus Goiânia Oeste. Os alunos também se apresentaram recentemente na solenidade de retomada das obras da unidade.  

 

“Samba, Cidade e Sociedade” encerra a segunda noite do Festival de Artes, na praça do Mercado Municipal

Por fim, encerrando o segundo dia do Festival, foi realizada no Palco do Mercado Municipal uma roda de samba com o grupo “Samba, Cidade e Sociedade”, além de uma apresentação intitulada “Performance musical que transita entre a terra e o asfalto com Sé da Rua”. 

 

 

Programação e Inscrições

O Festival continua nesta quinta-feira com uma programação repleta de atrações que pode ser conferida no perfil do evento no Instagram: @festivaldeartesdegoiasifg

As inscrições para as atividades podem ser feitas por meio do link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/062229a0-2ffa-49f4-b74f-a2982f9c4704/inscricao

Confira fotos do segundo dia do Festival e outras do evento no Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=IFG.oficial&set=a.698496595650127  

 

 

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria

 

Fim do conteúdo da página