Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para o II Seminário Formativo Pibid/Residência Pedagógica estão abertas
Início do conteúdo da página
evento

Inscrições para o II Seminário Formativo Pibid/Residência Pedagógica estão abertas

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 14h38 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 15h21

Inscrições podem ser feitas pelo Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (Sugep). Evento acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro

 

xxx

O Instituto Federal de Goiás (IFG) realizará nos dias 3 e 4 de outubro o II Seminário Formativo PIBID/Residência Pedagógica. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa, por meio do link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/d253e16b-a9b9-4a8f-ae2e-9c82be12f48f/inscricao. Por meio do Sistema, também será fornecida certificação proporcional às atividades desenvolvidas por cada um dos participantes.

De acordo com os organizadores, o evento será híbrido e envolverá professores do IFG e das redes municipais e estadual de educação e estudantes dos cursos de licenciatura do IFG que atuam como bolsistas e voluntários no âmbito dos programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica.

Segundo os organizadores, “o evento congrega os dois programas e busca aproximar e interseccionar as três dimensões que os estruturam: o estudante de licenciatura, o docente da educação básica em seu contexto escolar e o docente coordenador de área em seu contexto acadêmico”.

Entre os objetivos do Seminário estão a possibilidade de promover a integração entre os subprojetos do Pibid e da Residência Pedagógica; a promoção do reconhecimento recíproco e o diálogo entre as escolas de educação básica participantes; e o compartilhamento das ações pedagógicas em curso vinculadas à Feira de Ciências Integrada (FECIN) do IFG, em sua dimensão conceitual e metodológica.

Ainda conforme a organização do evento, espera-se que o Seminário contribua para o fortalecimento das relações entre a educação básica e os cursos de licenciatura do IFG, o enriquecimento teórico, a troca de experiências entre os profissionais da educação, a divulgação e socialização de conhecimentos.

Programação

O Seminário começa no dia 3 de outubro com a conferência de abertura com o tema A escola como lugar de produção de conhecimento. O evento, que ocorrerá às 19h30,  terá como convidada a professora Adda Echalar. A conferência será transmitida pelo canal da EaD IFG no YouTube.

No dia 4 de outubro, às 9h, será realizado de forma on-line o painel temático PIBID e RP no diálogo com a Feira de Ciências.  O painel será transmitido pelo canal da EaD IFG. A atividade será realizada por professores e estudantes bolsistas do PIBID e do PRP que submeteram trabalhos a serem apresentados na Fecin. Segundo a organização do Seminário, "a ideia é debater os trabalhos que serão expostos na Feira".

Também no dia 4, serão realizadas oficinas pedagógicas. De acordo com a organização do evento, as oficinas ocorrerão em todos os câmpus do IFG presencialmente e estão previstas para acontecer nos turnos vespertino e/ou noturno. De acordo com os organizadores do evento, o turno das oficinas presenciais nos câmpus ficou a critério da coordenação de cada subprojeto.

Faça a sua inscrição: https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/d253e16b-a9b9-4a8f-ae2e-9c82be12f48f/inscricao

 

 

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.

Fim do conteúdo da página