Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Biblioteca divulga orientações sobre a produção de resenhas para interessados em participar do Concurso Cultural Leitores/as Destaque
Início do conteúdo da página
Concurso Leitores/as Destaque

Biblioteca divulga orientações sobre a produção de resenhas para interessados em participar do Concurso Cultural Leitores/as Destaque

Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2023, 15h39 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2023, 11h22

Vídeo no canal do Câmpus Inhumas no YouTube e textos dentro da Coletânea Leitura e Criação trazem orientações sobre a elaboração de resenhas

 

As inscrições para o 11º Concurso Cultural Leitores/as Destaque, promovido pela Biblioteca Atena do IFG-Câmpus Inhumas, seguem abertas até o dia 11 de setembro. Para orientar a produção de resenhas dos participantes, a biblioteca está reforçando a divulgação de uma série de informações sobre o tema. Os interessados podem acessar, por exemplo, o vídeo de uma oficina no canal do câmpus no YouTube, ministrada pela professora Liliane de Paula de Munhoz, com o título "Como fazer uma resenha? Resenha e resumo são a mesma coisa?".

Além disso, estão disponíveis links de textos, já publicados nos volumes da Coletânea Leitura e Criação, com orientações sobre a elaboração de resenhas. Numa das oficinas já realizadas, a professora Liliane lembra (a partir da página 60 do PDF) que resenha e resumo são gêneros textuais que apresentam certas semelhanças, por isso, algumas pessoas podem ficar confusas na hora de escrever. "Mas esses dois gêneros têm conceitos e funções diferentes. O resumo é um texto sobre outro texto, de outro autor e apresenta informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo desse outro texto. A resenha também é um texto sobre outro texto, de outro autor, mas, além de apresentar as informações selecionadas e resumidas, apresenta comentários e avaliações", explica.

Outros dois arquivos em PDF trazem informações importantes para quem quer participar do Concurso Cultural Leitores/as Destaque: a oficina Leitor de si mesmo - O uso de checklist para a leitura e a (re) escrita de obra literária (a partir da página 86 do PDF), da professora Rita Rodrigues (IFG-Câmpus Jataí); e o texto da oficina Resenha crítica literária (a partir da página 97 do PDF), produzido pelo professor Daniel Aldo Soares. 

Concurso

Estudantes de escolas e universidades e membros da comunidade em geral, com escolaridade mínima do 8º ano do Ensino Fundamental completo ou cursando, podem participar do 11º Concurso Cultural Leitores/as Destaque. O concurso é uma ação de extensão dentro do Programa Atena e visa propiciar aos participantes formação em leitura literária, produção textual e divulgar os acervos de obras literárias das bibliotecas públicas, universitárias e escolares do município de Inhumas e região. "É principalmente uma ação para fomentar a leitura literária enquanto meio para o desenvolvimento humano nos aspectos cultural, social e profissional", destaca a coordenadora da Biblioteca Atena, a bibliotecária Maria Aparecida Rodrigues de Souza.  

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no Google Forms (https://forms.gle/HthvrTugTXYgF1HW7) e a confirmação da participação ocorrerá com o envio da resenha de um livro literário ou paradidático, em formulário próprio (anexo II do edital), para o endereço eletrônico: concurso.leitores@ifg.edu.br. A entrega da resenha poderá, também, ser feita no balcão de atendimento da Biblioteca Atena, de segunda-feira a sexta-feira. O formulário da resenha está disponível na página da Biblioteca Atena no site do IFG-Câmpus Inhumas (https://www.ifg.edu.br/inhumas/biblioteca?showall=&start=5). A ação de extensão está sob a coordenação do servidor Márcio Ferreira Milhomem. 

 

 

 (Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas)

Fim do conteúdo da página