Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento do Núcleo Incubador do Câmpus Inhumas marca abertura da I Mostra Extensionista
Início do conteúdo da página
extensão

Lançamento do Núcleo Incubador do Câmpus Inhumas marca abertura da I Mostra Extensionista

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 15h29 | Última atualização em Segunda, 08 de Maio de 2023, 14h19

No período vespertino, o destaque ficou por conta das diferentes oficinas oferecidas

cccc
Lançamento do Núcleo Incubador do Câmpus Inhumas

O Núcleo Incubador do IFG-Câmpus Inhumas foi oficialmente lançado na manhã desta terça-feira, 25 de abril, durante a I Mostra Extensionista, evento que acontece concomitantemente ao XII Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica. A mesa diretiva da cerimônia foi composta pelo diretor-geral do Câmpus Inhumas, professor Luciano dos Santos; pela diretora de Ações Profissionais e Tecnológicas e do Escritório de Estímulo às Incubações da Reitoria do IFG, Lillian Páscoa Alves; pela gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professora Érica da Silva Oliveira; pela co-fundadora da Cooperativa Bordana, Celma Grace de Oliveira e pela servidora Viviane Margarida Gomes Pacheco, coordenadora do Núcleo Incubador. Na sequência, para promover o 1º Concurso de Fotografia "Olhar", organizado pelo Núcleo Incubador, foi realizada uma palestra com o tema "Fotografia: um olhar que busca transformação", ministrada pelo fotógrafo Weimer Carvalho. 

De acordo com os documentos institucionais do IFG, os núcleos incubadores devem se constituir como unidades de incubação de empreendimentos sociais e/ou tecnológicos, localizados nos câmpus do IFG, possibilitando a formação de uma rede de incubação, que contribua com o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e cultural do espaço em que esteja inserido. Eles devem promover a formação complementar de empreendedores em áreas compatíveis, em seus aspectos técnicos e gerenciais, com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelo IFG.

Entre os seus objetivos destacam-se o de proporcionar um ambiente e condições adequadas para a criação, o desenvolvimento e a consolidação de empreendimentos de base social e tecnológica. Esses empreendimentos podem ser projetos caracterizados por atividade econômica, por atividade de impacto social ou por produção artística e cultural. "Levar o desenvolvimento social é uma marca da nossa instituição. Todos vocês podem contribuir com a construção do Núcleo Incubador", disse o professor Luciano dos Santos. 

"Quero reforçar o compromisso de que a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão está empenhada em dar suporte ao Núcleo Incubador. O Núcleo está sendo construído e espero que vocês possam conhecer o projeto e que cada um analise que contribuição pode dar", afirmou a professora Érica. A servidora Viviane Margarida destacou que a "finalidade do empreendimento é sempre a sociedade, já que o objetivo é que todos se beneficiem".   

xxxx
    Algumas das oficinas realizadas durante a I Mostra Extensionista

Na sequência, os participantes da Mostra conferiram uma apresentação musical com o Duo Sankofa. A obra Berimbau N.5 foi apresentada pelo professor Kemuel Kesley Ferreira dos Santos e pelo músico convidado Jhefferson Vieira. Na sequência, foi realizada a mesa redonda "Ensino, pesquisa e extensão: nossas vivências em foco", com os professores Kemuel Kesley, Liliane de Paula Munhoz e o odontólogo Leonardo Essado Rios.

Oficinas

No período vespertino, o Câmpus Inhumas seguiu movimentado com as oficinas do XII Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica e da I Mostra Extensionista. Foram abordados vários temas: Vivências do Projeto Sankofa, oficina de bordados com a Cooperativa Bordana, Mulheres que Plantam e Colhem - Poesia na Pedrinha, oficina sobre Estratégias de Escrita de Artigo Científico Utilizando LaTex, Informática Básica, oficina sobre Ferramentas Tecnológicas Aplicadas aos Estudos para Enem e Concursos, entre outras atividades.

A mesa de encerramento do XII Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica e da I Mostra Extensionista, na noite desta terça-feira, teve o tema "Possibilidades e caminhos para a Extensão dentro e fora do currículo". Participaram da atividade a bibliotecária Maria Aparecida Rodrigues de Souza e os professores Ricardo Rodrigues Dias de Lima e Leandro Alexandre Freitas. A mediação foi da professora Érica da Silva Oliveira, gerente da Gepex.

 

 

 

(Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas). 

Fim do conteúdo da página