Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Inhumas promove atividades pela cultura da paz
Início do conteúdo da página
Segurança nas escolas

Câmpus Inhumas promove atividades pela cultura da paz

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 12h41 | Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2023, 11h18

Ontem à noite e hoje pela manhã, estudantes e servidores participaram da produção de cartazes e rodas de conversa

ccccc
Elaboração de cartazes voltados para a cultura da paz

Na noite desta quarta-feira, 19 de abril, e também na manhã de hoje, 20, o IFG-Câmpus Inhumas promoveu atividades voltadas para a cultura da paz. Rodas de conversa, diálogos em sala de aula e a produção de cartazes e fotos foram algumas das ações desenvolvidas por servidores e estudantes. Além disso, o câmpus solicitou o reforço do policiamento nas proximidades e dobou o número de vigilantes internos para esta quinta-feira.  

Ontem, no final do dia, o diretor-geral do Câmpus Inhumas, professor Luciano dos Santos, gravou um vídeo reforçando que o IFG está comprometido com a segurança dos estudantes e com a construção de um ambiente escolar cada vez mais acolhedor e inclusivo. A Reitoria também divulgou uma nota oficial sobre a promoção da paz em toda a instituição. "No que diz respeito à questão da segurança, o IFG atua em duas frentes: uma pedagógica e outra administrativa. Essa atuação pedagógica, que deve se manter constante e permanente, tem caráter formativo e é construída com a comunidade interna. Tendo em vista essa atuação, a Instituição criou o programa 'IFG pela Paz', que prevê a realização de ações coordenadas com o objetivo de promover a segurança nos espaços escolares e o acolhimento de estudantes, pais e servidores, além da formação da comunidade acadêmica para compreender os desafios inerentes ao atual momento de insegurança por nós vivenciado", diz um trecho do documento divulgado. (acesse a nota oficial completa aqui).   

Durante o horário de entrada dos estudantes hoje pela manhã, um grupo de servidores se organizou para promover a acolhida de todos que chegavam ao câmpus. Parte dos estudantes se reuniu no pátio e foram desenvolvidos cartazes com o tema "Personalidades Pacificadoras". O professor Luciano afirma que outras ações serão realizadas no dia 28 de abril e que novas reuniões debaterão temas como bullying, assédio e a promoção da cultura da paz. "Tanto ontem à noite quanto hoje pela manhã, tivemos relatos de estudantes que se envolveram nas atividades e destacaram o clima de confraternização e de acolhimento", relata o diretor-geral.

Vale destacar também que o Ministério da Educação (MEC) publicou ontem, 19, a cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”. O movimento pela paz conta com o uso das hashtags #BrasilUnidoPelaPaz e #EscolaSegura e chama a atenção para que, com a união de todas as pessoas, o país consiga superar esse período de insegurança nas escolas, após os episódios de violências e o aumento da disseminação de conteúdos relacionados ao discurso de ódio, de violência e de agressividade. 

 

 

 

 (Coord. de Comunicação Social/Câmpus Inhumas, com informações da Diretoria de Comunicação Social do IFG).

Fim do conteúdo da página