Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > "Educação, cultura, ciência e inovação: os impactos da Pesquisa e da Extensão para o desenvolvimento local" é o tema do XII SLICT e da I Mostra Extensionista do Câmpus Inhumas
Início do conteúdo da página
Iniciação Científica

"Educação, cultura, ciência e inovação: os impactos da Pesquisa e da Extensão para o desenvolvimento local" é o tema do XII SLICT e da I Mostra Extensionista do Câmpus Inhumas

Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 15h33 | Última atualização em Terça, 02 de Maio de 2023, 12h11

Sessões de Comunicações Orais, oficinas e o lançamento do Núcleo Incubador são alguns dos destaques da programação

xxxx
Abertura oficial dos eventos foi realizada no miniauditório nesta segunda-feira de manhã 

O XII Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica (SLICT) e a I Mostra Extensionista do IFG-Câmpus Inhumas tiveram início na manhã desta segunda-feira, 24 de abril. Com o tema central "Educação, cultura, ciência e inovação: os impactos da Pesquisa e da Extensão para o desenvolvimento local", os dois eventos têm uma vasta programação e as inscrições ainda podem ser feitas no site do Sugep.   

Neste primeiro dia, a mesa de abertura abordou o tema "Experiências e impactos da Iniciação Científica na vida acadêmica e profissional", com a participação do egresso Gustavo Henrique Rocha (engenheiro químico), da professora Elisângela Cardoso de Lima Borges, do professor Renato Araújo Teixeira e do professor Wesley Pacheco Calixto, que mediou a roda de conversa. Ao longo desta segunda-feira, outro destaque da programação são as Sessões de Comunicações Orais dos Projetos de Pesquisa em andamento no câmpus. 

Durante a abertura oficial dos eventos, a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Inhumas, professora Érica da Silva Oliveira, destacou que a realização do SLICT é uma forma de entender como o conhecimento é concebido na instituição. "Não é possível falar de ensino, pesquisa e extensão sem falar de ciência. Espero que possamos sempre trabalhar pela democratização da ciência. Além disso, o seminário é uma vitrine para os trabalhos de pesquisa realizados ou em andamento", afirmou. 

Ciência

ccccc
Professores Wesley Pacheco, Renato Araújo e Elisângela Borges com o egresso Gustavo Rocha: impactos da iniciação científica

O diretor-geral, professor Luciano dos Santos, parabenizou a comissão organizadora e todos os participantes dos dois eventos. "Parabenizo os estudantes que aceitaram o desafio de fazer pesquisa e vão apresentar os resultados parciais desses trabalhos. A democracia sai fortalecida em toda sociedade em que a ciência e o pensamento crítico são estimulados. Eventos assim são também um exercício de cidadania", disse o professor. 

Para a professora Érica, é importante que a comunidade interna perceba o potencial extensionista da instituição. "Queremos mostrar, com as mesas redondas, as oficinas e as reflexões propostas, o quanto é fundamental a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, que são os nossos pilares no IFG", comentou.  

Para amanhã, 25 de abril, está programado o lançamento do Núcleo Incubador do IFG-Câmpus Inhumas. Esta ação inclui a promoção do 1º Concurso de Fotografia "Olhar" e uma palestra com o tema "Fotografia: um olhar que busca transformação", que será ministrada pelo fotógrafo Weimer Carvalho. No período vespertino, os inscritos poderão participar de diferentes oficinas e a mesa de encerramento, à noite, abordará o tema "Possibilidades e caminhos para a Extensão dentro e fora do currículo", com a bibliotecária Maria Aparecida Rodrigues de Souza, o professor Ricardo Rodrigues Dias de Lima e o professor Leandro Alexandre Freitas. 

Durante os eventos, a exposição Projeto Observatório Astronômico, sob responsabilidade dos professores Fernando Pereira de Sá e Francielle Silva Lopes, poderá ser vista no pátio do câmpus. Na terça-feira, duas outras mostras poderão ser acompanhadas pelo público: Bordando o Cerrado Brasileiro, organizada pela Cooperativa Bordana, e Meu Lixo Cuido Eu: Aprenda a agregar valores aos seus resíduos (Projeto de Extensão). 

 

As inscrições devem ser feitas pelo site do Sugep: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/.

Acesse a programação completa do dia 24 de abril (Mesa de Abertura e Sessões de Comunicações Orais).

Acesse a programação completa do dia 25 de abril (Lançamento do Núcleo Incubador, Mesa Redonda, Oficinas).

 

 

 

(Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas).

Fim do conteúdo da página