Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Programação abrangente e diversificada marcou a realização dos quatro eventos simultâneos no Câmpus Goiânia Oeste
Início do conteúdo da página
EVENTO

Programação abrangente e diversificada marcou a realização dos quatro eventos simultâneos no Câmpus Goiânia Oeste

Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 13h09 | Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2023, 13h06

Foram três dias de atividades da IX SECITEC, do I Espaço Integração, da VII Semana da Licenciatura em Pedagogia e do III Encontro de Egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia

imagem sem descrição.

Encerrou na última quarta-feira, dia 01o, a IX SECITEC, o I Espaço Integração, a VII Semana da Licenciatura em Pedagogia e o III Encontro de Egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Os quatro eventos, que aconteceram simultaneamente no Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG) nos dias 30, 31 de outubro e 01o de novembro, ofertaram a comunidade acadêmica e a comunidade externa uma programação rica e diversificada. Foram realizadas mais de 70 atividades, dentre elas teve cine debates, palestras, minicursos, rodas de conversa, mesa redonda, apresentações artísticas e culturais, oficinas, exposição de pôsteres e trabalhos científicos, apresentações orais e serviços de saúde para a comunidade.

“Foram 75 atividades submetidas, dentre apresentações artísticas culturais, mesas redondas, palestras, minicursos, workshops, oficinas, apresentações de trabalhos, exposições de trabalho, apresentação de trabalho oral e pôster, divididos ao longo dos três dias de evento. O rico do evento, a parte mais interessante, foi que tivemos submissões de mais diversas áreas, o evento abrangeu várias temáticas contemplando os mais diversos públicos, tanto os estudantes da educação, como da saúde. Para que esse grande evento acontecesse houve o envolvimento de uma grande equipe, a comissão organizadora foi dividida em subcomissões - geral, logística, científica, artística cultural, divulgação - para conseguir dar conta de tudo que estava proposto. Tivemos o envolvimento de técnicos administrativos, docentes, estudantes, terceirizados, um grande número de pessoas contribuíram para que esse evento pudesse acontecer, e, de forma geral, podemos afirmar que o evento foi um sucesso”, ressaltou Lyriane Apolinário de Araújo, professora e Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Goiânia Oeste.

Para Lyriane, dentre tantas atividades realizadas, duas tiveram um envolvimento maior da comunidade: “Podemos destacar da programação as atividades que abrangeram toda a comunidade, como a exposição de trabalhos e de pôsteres, na tarde do dia 31, e os atendimentos de saúde realizados pelos cursos Técnico em Enfermagem, Técnico em Nutrição e Dietética e Técnico em Análises Clínicas no dia 01o. Tivemos a exposição de algumas pesquisas apresentadas no 16oSICT e também de trabalhos apresentados e premiados na FECIN. Nossa comunidade local teve a oportunidade de conhecer os trabalhos que foram desenvolvidos por nossos estudantes, docentes e técnicos administrativos e apresentados nesses eventos institucionais. Na quarta-feira foram ofertados serviços de aferição de pressão arterial, aferição de glicemia capilar, tipagem sanguínea e também orientações nutricionais pelos alunos dos cursos cursos Técnico em Enfermagem, Técnico em Nutrição e Dietética e Técnico em Análises Clínicas. Das 9h da manhã até às 17h da tarde foi disponibilizado também o serviço de vacinação para população. Fizemos uma ampla divulgação na região para que a comunidade local que tivesse interesse pudesse se beneficiar do serviço. A prefeitura de Goiânia disponibilizou uma equipe, foram administradas 120 doses de vacina ao longo do dia. Foram atendidos servidores e estudantes do nosso câmpus e também a comunidade externa. A prefeitura de Goiânia ofertou esse serviço dentro do nosso evento como uma atividade do I Espaço Integração. Nossos estudantes do curso Técnico em Enfermagem e nossos professores supervisores do estágio contribuíram na administração dessas vacinas. Nossos alunos fizeram a triagem, fizeram as orientações e administraram as vacinas junto com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia”.

Andressa Ribeiro da Silva, aluna do segundo ano do curso Técnico em Análises Clínicas, aproveitou o serviço de vacinação para atualizar o cartão: “Tomei 3 vacinas, como vai começar o estágio ano que vem, precisava colocar as vacinas em dia”. Eduardo de Oliveira, estudante do segundo ano do curso Técnico em Nutrição e Dietética, também aproveitou a presença da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia para se vacinar: “Tomei a trivalente porque preciso dela para o estágio no próximo ano. É muito bom ter esse serviço sendo oferecido aqui porque a gente que estuda em tempo integral muitas vezes não consegue tempo para ir se vacinar”. Além dos serviços de saúde ofertados, Eduardo gostou de participar da oficina de xadrez e da apresentação cultural da Escola de Circo Dom Fernando.

Luara Regina de Oliveira, estudante do segundo período do curso Técnico em Enfermagem participou de tantas atividades que dificuldade de escolher a sua preferida: “Estou participando de tudo, ajudando como monitora, fiz até apresentação no Sarau. Gostei muito da palestra Prevenção do adoecimento mental e promoção da saúde mental na atualidade. Fiz várias oficinas que não são da minha área e acredito que elas contribuem de modo geral na minha formação porque elas abrangem diversos conhecimentos. A gente acaba pegando um pouco daqui, um pouco dali e esse conhecimento faz a gente ter visão holística e aprende a lidar melhor com os nossos pacientes. Achei muito interessante também a oficina Libras e Saúde: o atendimento ao Paciente Surdo. Minha irmã é surda e eu vejo uma precariedade no atendimento aos deficientes auditivos. Eu acho importante aprender essa área para aumentar o leque da enfermagem como um todo, não só com um determinado nicho de pessoas. Mas o que mais gostei mesmo do evento foi que fiz amizade com todo mundo, de todos cursos e anos, vou sair daqui cheia de network. Essa foi a primeira vez que participei da Secitec e gostei demais, a gente interage com os outros cursos, amplia o conhecimento, sai daqui até escalada para participar do futsal feminino do câmpus”.

“Participei de várias atividades. Como mãe, gostei muito de participar com a minha filha, Vitória Kauane Onorato, do segundo ano do curso Técnico em Nutrição e Dietética, da palestra sobre promoção da saúde mental. Foi muito importante ouvir o que foi falado ali e ver a minha filha participar, ver ela ouvindo e tendo conhecimento que ela tem as opções de desabafar com outros profissionais, porque nem sempre desabafa com a mãe (risos). Na minha área, a atividade que mais gostei foi a oficina A atuação do técnico de enfermagem no cuidado de pessoas com feridas. A equipe era muito boa e a palestra foi muito interessante. Participei de várias atividades e cada uma acrescentou alguma coisa. Eu acho interessante participarmos de atividades de outras áreas, vermos a diferença do nosso curso com os outros, aqui é o momento de conhecer de tudo um pouco e quanto mais conhecimento melhor”, disse Elaine Onorato de Assis, aluna do segundo ano do curso Técnico em Enfermagem.

Para Janaina Cristina de Jesus, professora e coordenadora do curso superior de Licenciatura em Pedagogia, a realização dos eventos simultâneos foi um desafio para a instituição, mas “contribuiu para alargar nossos horizontes em relação ao que queremos construir coletivamente para a nossa VIII Semana e IV Encontro de Egressos em junho 2024”.

Janaina Cristina também destacou que a programação ofertada para os estudantes do cursos superior de Licenciatura em Pedagogia foi ampla e cuidadosamente planejada: “As semanas dos Cursos de Graduação são sempre momentos privilegiados de aprofundar estudos e debates de temas referentes às áreas de cada Curso. Oportunidade para colocar em evidência, de diversos modos, o que é produzido em seu interior e, ao mesmo tempo, estabelecer diálogos e parcerias com sujeitos e instituições que também compartilham dos desafios de cada área que compõem a Educação Superior. Realizamos nos três dias da VII Semana da Licenciatura em Pedagogia e, de modo simultâneo, o III Encontro de Egressos com essa perspectiva. Todas as noites foram adornadas por belíssimas apresentações culturais e tivemos a conferência de abertura proferida pelo professor e doutor José Carlos Libâneo, convidado de renome nacional e de grande importância para a educação brasileira. No segundo dia tivemos mesas redondas sobre Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos com docentes do curso e pesquisadores externos. A última noite foi organizada em dois momentos. Inicialmente pequenos grupos em formatos e conteúdos diversificados, que foram de lançamentos de livros, a minicursos, rodas de conversas e apresentação oral de trabalhos. Na sequência uma breve mostra de como Ensino, Pesquisa e Extensão têm constituído o curso de Pedagogia e o encerramento com a mesa A atuação política na constituição de nossa identidade profissional. Uma mesa composta pela pluralidade de vozes estudantis,  desde a egressa do Curso e atualmente mestranda do IFG, Pâmella Fernandes, a lideranças do Grêmio Estudantil do câmpus e graduandas da Pedagogia que estão na reconstrução do nosso Centro Acadêmico”.

 

Veja aqui as fotos das atividades realizadas no dia 30 de outubro na IX SECITEC, no I Espaço Integração, na VII Semana da Licenciatura em Pedagogia e no III Encontro de Egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia

Confira aqui as fotos do dia 31 de outubro da IX SECITEC, do I Espaço Integração, da VII Semana da Licenciatura em Pedagogia e do III Encontro de Egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia

Acesse aqui as fotos do dia 01o de novembro da IX SECITEC, do I Espaço Integração, da VII Semana da Licenciatura em Pedagogia e do III Encontro de Egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia



Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste

 

Fim do conteúdo da página