Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade celebra a retomada da obra do bloco acadêmico
Início do conteúdo da página
BLOCO ACADÊMICO

Comunidade celebra a retomada da obra do bloco acadêmico

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 11h18 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2023, 16h55

Prédio finalizado contará com 34 laboratórios, mini-auditório, centro cirúrgico, salas de vacinas, ampla biblioteca, entre outros ganhos para a comunidade

imagem sem descrição.

Na última sexta-feira, dia 25 de agosto, aconteceu a solenidade de Retomada da Obra do Bloco Acadêmico da sede do Câmpus Goiânia Oeste, que estava paralisada desde 2014, por falta de recursos financeiros. Participaram da solenidade autoridades políticas, representantes da sociedade civil, representantes do movimento estudantil, moradores da região, além dos estudantes e servidores do Câmpus Goiânia Oeste.

Compuseram a mesa de autoridades a reitora do IFG,  professora Oneida Irigon; o pró-reitor de Administração, Diego Silva Xavier; o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da Setec/MEC, Marcelo Bregagnoli; o secretário-executivo do Conif, Alexandre Bahia; a vereadora Kátia Maria; o diretor-geral do Câmpus Goiânia Oeste, Cleberson Arruda; a deputada federal, Adriana Accorsi; o coordenador-geral do Sint-Ifes, Fernando Mota; a presidente do Grêmio Estudantil Novo Oeste, Rafaela Silva; e o representante da União dos Estudantes (UNE), Adriel Ferreira.

A cerimônia durou aproximadamente uma hora e iniciou com a apresentação cultural do Coral do projeto de ensino Juntando pra cantar, coordenado pelo professor Alessandro da Costa e com a participação de aproximadamente 30 alunos do cursos técnicos em período integral do Câmpus Goiânia Oeste. O coral emocionou os presentes com a apresentação das músicas Mulher Rendeira, Caicó e Aquarela do Brasil.

As autoridades da mesa diretiva ressaltaram em suas falas que a retomada da obra era um momento histórico, não só para o IFG e para o câmpus, mas para o país, porque representava simbolicamente a retomada dos investimentos em educação, ciência e tecnologia. Rafaela Silva, estudante do Câmpus Goiânia Oeste e presidenta do Grêmio Estudantil, destacou em seu discurso que a retomada da obra é um momento de celebração, mas também de aproveitar o ato político para reivindicar outras pautas importantes para a comunidade acadêmica.

Em sua apresentação, o pró-reitor de Administração, Diego Silva Xavier, mostrou o projeto da obra que terá 8.838m2 de área construída, prazo estimado de conclusão em 14 meses, investimento estimado em mais de R$ 14 milhões, capacidade de atendimento para mais de 2 mil alunos, infraestrutura com 16 salas de aulas, 34 laboratórios, mini-auditório, centro cirúrgico, salas de vacinas, biblioteca, salas de orientação, salas de apoio e outros ambientes acadêmicos previstos no projeto que foi elaborado com a participação dos servidores do Câmpus Goiânia Oeste.

“A retomada das obras do Câmpus Goiânia Oeste constitui um marco na história e no projeto do câmpus, que tem por objetivo contribuir como um espaço de desenvolvimento social da região Oeste de Goiânia, por intermédio da oferta de cursos no eixo Educação, Saúde e Meio Ambiente, com atendimento a população desta região que está desprovida de cobertura de centros de saúde. Então, retomar essa obra para ampliação da nossa infraestrutura nos deixa com a esperança de, em breve, conseguirmos de fato marcar essa região com a oferta de vários tipos de atendimentos, além de ofertar educação profissional, tecnológica, gratuita, de qualidade e socialmente referendada. Gostaria de ressaltar o esforço de muitos que lutaram conosco para essa conquista, em especial o nosso diretor, professor Cleberson, e a sempre aguerrida reitora, professora Oneida”, declarou o Gerente de Administração, Adriam Marcos da Silva.

A Chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professora Karinne Machado Silva, também destacou como a obra permitirá atender melhor a comunidade da região: “Para nós é uma alegria essa solenidade, porque as obras, além de aumentar o espaço físico e proporcionar um ambiente mais agradável para nossos alunos, também permitirá que possamos montar os laboratórios com mais conforto térmico e com mais espaço para os equipamentos. Os projetos de extensão terão mais espaço para acontecer, os de pesquisa também, assim como os de ensino. Então para nós não é só questão de espaço físico, é o atendimento da comunidade em uma forma muito mais abrangente que hoje nós temos”.

“Eu acredito que assim como eu, todos os servidores e estudantes do câmpus estão muito felizes com essa retomada das obras, porque é uma oportunidade de realizarmos com muito mais excelência o que já estamos fazendo, as atividades de ensino, de pesquisa e extensão do nosso câmpus, e atrair mais alunos e mais oportunidades para a comunidade da região”, ressaltou Jullyana Borges de Freitas, professora do Programa de Extensão do Câmpus Goiânia Oeste, Minha Marmita, Nossa Saúde. 

Ralf Thibes Pacheco, representante da comunidade local, destacou igualmente a ampliação das oportunidades que a conclusão do bloco acadêmico pode proporcionar para a região: “O que falta em todas as regiões aqui ao redor é a integração das pessoas, para que elas possam se conhecer melhor, interagir, discutir as necessidades do bairro, e de todas as formas possíveis, conseguirem ter um foco no desenvolvimento local e regional. O fato de ter um aumento das atividades para a comunidade externa vai permitir que a comunidade possa se sentir realmente parte do câmpus e do IFG. E a gente vai poder ter um ponto de reunião dessa comunidade, grupos de terceira idade poderão fazer uma aula de dança no estúdio que será construído, poderão ser promovidas aulas de artesanato com o pessoal do bairro nas novas salas, a biblioteca maior que terá espaço para todo mundo, os mini auditórios que poderão trazer peças e atrações culturais para essa região, várias atividades que poderão integrar as pessoas aqui dentro do câmpus, fora a formação acadêmica dos jovens da região. Isso tudo cria uma acessibilidade que vai a quilômetros à frente, é uma oportunidade única, imensa, que dá muito orgulho em fazer parte”.

Verônica de Souza Gomes, aluna do oitavo ano do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Professor Sebastião França, mostrou-se animada com o projeto da obra apresentado na solenidade: “Quero estudar aqui. Essa obra vai ser muito boa para muitos alunos. Quero fazer os cursos na área da saúde, porque vai ter muito laboratório legal”.

Otávio Andrade Cintra Vieira, também estudante do oitavo ano do CEPI Professor Sebastião França, ficou igualmente animado com a apresentação da estrutura do Bloco Acadêmico, “Quero estudar aqui também, quero fazer o curso de Nutrição e espero que até eu vim o prédio esteja pronto e o ginásio também”.

Assim como os futuros alunos, os atuais discentes do Câmpus Goiânia Oeste ficaram entusiasmados com a retomada das obras. “O projeto ficou maravilhoso, mais espaço, mais estrutura, é tudo que queremos e precisamos. Espaços melhores para estudar e descansar, ainda mais a gente que fica aqui o dia todo”, afirmou Eduarda Alves Fernandes, estudante do 1o ano do curso Técnico Integrado em Vigilância em Saúde. Isabella Aguiar Castro, também aluna do 1o ano de Vigilância em Saúde, concordou com a amiga: “Eu achei incrível o projeto, muito lindo, esse prédio já é muito bom, mas como estudamos em tempo integral, a gente precisa de uma estrutura melhor”.

“No meu curso a gente usa muito os laboratórios e estou animada porque fiquei sabendo que os laboratórios lá serão ainda melhores, com mais estrutura, terá até um centro cirúrgico”, destacou Maria Luiza Álvares da Silva, discente do 1o ano do curso Técnico em Análises Clínicas.  

Lucas Gabriel Teixeira Resende, estudante do 2o ano do curso Técnico em Nutrição e Dietética também está empolgado com os laboratórios que serão construídos: “O laboratório de nutrição tem uma estrutura boa, mas ainda é apertado, e no novo prédio vai ser mais espaço e com todos os equipamentos e estrutura para atender as normas da nossa profissão”.

 

Confira aqui o álbum com todas as fotos da Solenidade de Retomada da Obra do Bloco Acadêmico.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste





Fim do conteúdo da página