Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Apresentação de dissertação em memória à Laís Fernanda reúne familiares e amigos da aluna
Início do conteúdo da página
HOMENAGEM

Apresentação de dissertação em memória à Laís Fernanda reúne familiares e amigos da aluna

Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 13h21 | Última atualização em Segunda, 02 de Julho de 2018, 08h27

Na ocasião, servidores e colegas do IFG – Câmpus Goiânia prestaram homenagem à estudante

Apresentação foi conduzida pelo professor Márcio Rodrigues da Cunha Reis, no auditório Demartin Bizerra do Câmpus Goiânia
Apresentação foi conduzida pelo professor Márcio Rodrigues da Cunha Reis, no auditório Demartin Bizerra do Câmpus Goiânia

Familiares, amigos, colegas de trabalho e servidores do IFG- Câmpus Goiânia acompanharam a apresentação da dissertação da aluna Laís Fernanda Araújo Silva, do Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira, 29, no auditório Demartin Bizerra, no câmpus. O trabalho foi apresentado pelo professor Márcio Rodrigues da Cunha Reis, durante cerimônia em homenagem à estudante, que foi assassinada durante uma tentativa de assalto, ocorrida em maio.

Compuseram a banca o professor do Câmpus Goiânia, Aylton José Alves; o professor Ruberley Rodrigues, o professor coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis, Daywes Pinheiro Neto; a amiga de Laís e professora da Universidade Federal de Goiás, Fernanda Nora; e o professor Cândido Vieira Borges Júnior, também da UFG. O professor Wesley Pacheco, que orientou Laís, assistiu a apresentação por webconferência, acompanhado da professora Viviane Margarida Gomes.

Após a apresentação do trabalho de Laís, intitulado Índices e Indicadores Socioeconômicos, Científicos e Tecnológicos como Parâmetros para Modelo de Previsão, a banca proferiu discursos em homenagem à Laís. O professor Aylton José, que auxiliou a orientação da aluna, elogiou garra e determinação de Laís, que já estava com a dissertação praticamente pronta no momento de sua qualificação, ocorrida antes da tragédia. “Ela cumpriu o que propôs. Parabenizo aos pais pela filha que tiveram e pela experiência de vida que ela teve”, concluiu.

Emocionados, os pais de Laís recebem o título póstumo, entregue pelo reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues
Emocionados, os pais de Laís recebem o título póstumo, entregue pelo reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues

 

Para o professor Ruberley Rodrigues, Laís será lembrada pela sua alegria, disposição e determinação. Ele, que a conheceu durante suas atividades no Centro de Inovação Tecnológica do IFG (Cite), recordou que o bom humor e leveza da estudante contribuíam com o clima ameno na unidade.

Em seguida, o professor Sérgio Botelho, gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia, na ocasião representando a diretora-geral, Maria de Lourdes Magalhães, fez uma retrospectiva da vida de Laís na Instituição. Ela, que ingressou no então Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO), realizou o curso superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental entre os anos de 2005 e 2008.

Anos mais tarde, depois de ter concluído a graduação em Direito, Laís retornou ao IFG, após ser aprovada no Mestrado em Tecnologia de Processos Sustentáveis. “Esse trabalho não se encerrou. Com certeza ele abrirá portas para outras pesquisas que virão”, salientou o professor Sérgio, referindo-se à relevância da dissertação realizada pela estudante.

Segundo a mãe de Laís, Odete Mary Ferreira de Araújo, ingressar no curso de mestrado do IFG – Câmpus Goiânia era um sonho de sua filha. “Não foi só um sonho. Foi uma realidade. Ela concluiu esse mestrado. Foram noites sem dormir, dedicadas a ele”, lembrou.

O título póstumo de mestre foi entregue a João Carlos Silva e Odete Mary, pais de Laís, pelo reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva. Ao parabenizá-los, o reitor afirmou que ela será lembrada pelos colegas de Instituição como exemplo de esforço, determinação, amizade e carinho.

Para finalizar a homenagem, a colega de mestrado, Dayane Martins, recitou o poema de Cora Coralina, Saber Viver, cujos primeiros versos dizem “Não sei se a vida é curta ou longa demais pra nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocamos o coração das pessoas”.

Pais e familiares acompanharam emocionados a cerimônia de homenagem

 

Confira mais imagens no facebook do IFG - Câmpus Goiânia.

A dissertação

O trabalho de realizado por Laís durante o Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis visou verificar a relação dos índices e indicadores, principalmente quanto aos indicadores científico e tecnológico, que ao serem aplicados no modelo de previsão, levam em consideração outros parâmetros de desenvolvimento, que são indicadores de crescimento interno das nações.

A metodologia utilizada teve como base a seleção dos países, obtenção de índices e indicadores referentes aos países selecionados, proposta do modelo de previsão, treinamento e validação da rede neural. A pesquisa constatou que isso aprimora a técnica e a modelagem utilizada. Assim, ao utilizar índices e indicadores socioeconômicos, científicos e tecnológicos, restou demonstrado que os resultados foram pautados em avaliação abrangente.

Conforme explicou o professor Márcio Rodrigues, a novidade do trabalho desenvolvido por Laís consiste em apresentar modelo que tem como entrada na rede de dados de diversos atributos de diferentes países, e como saída, dados apenas de único país. Desta forma, os resultados mostram coerência sobre cenário do país escolhido, considerando a influência da globalização.

Os resultados indicam valores previstos próximos dos valores reais com erros de aproximadamente 1,2%. O modelo proposto obteve desempenho satisfatório, exceto para previsão de depósito de patentes. O produto do trabalho é a criação de software com o modelo de previsão apresentado, o qual será registrado como Programa de Computador junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

 

Fim do conteúdo da página