Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Começa programação do Goiânia Art Déco Festival
Início do conteúdo da página
Evento

Começa programação do Goiânia Art Déco Festival

Publicado: Sexta, 18 de Maio de 2018, 14h53 | Última atualização em Segunda, 21 de Maio de 2018, 08h14

São nove dias de evento com atrações na Vila Cultural Cora Coralina, Instituto Lato Sensu e no IFG – Câmpus Goiânia

Começa hoje, 18 de maio, o Goiânia Art Déco Festival. O evento é o primeiro festival goiano a destacar o patrimônio arquitetônico e urbanístico Art Déco existente em Goiânia. O festival será realizado em três locais distintos: na Vila Cultural Cora Coralina, no Instituto Lato Sensu e no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, todos esses espaços localizados no centro da cidade. A participação no festival é gratuita e a programação segue até o dia 26 de maio.

Goiânia possui um dos mais importantes acervos Art Déco do mundo. O estilo, marcado pelas formas geométricas e retilínias na arquitetura, é perceptível nas primeiras edificações construídas durante os anos de 1930, durante a fundação de Goiânia. Nesta sexta-feira, 25, o Goiânia Art Decó Festival começa com contação de história, de tema: Goiânia é a capital Art Déco do Brasil, por Joana D’arc leite, às 9 horas, na Vila Cultural Cora Coralina, que fica na rua 3, Centro, atrás do Teatro Goiânia. O festival segue com atividades na Vila Cultural Cora Coralina no sábado e domingo, 19 e 20 de maio respectivamente, com feira de artes, design e antiguidades, exposição: identidade e memória - Art Déco, oficina de desenho e mostra de documentários. A participação é aberta ao público. O IFG – Câmpus Goiânia está com um stand na Vila Cultural Cora Coralina.

Nos dias 21 a 24 de maio, as atividades do Goiânia Art Déco Festival mudarão de local e serão realizadas no Instituto Lato Sensu, que fica rua 3, Centro, ao lado da Rua do Lazer. No Instituto Lato Sensu, o público poderá participar de palestras, que irão abordar o estilo Art Déco como patrimônio histórico e cultural de Goiânia.  No festival, são necessárias as inscrições nas oficinas, palestras, debates, passeios e no Cine Déco, que devem ser feitas pelo site do Instituto Lato Sensu.

Atrações na casa

Nos dias 25 e 26 de maio, é a vez do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Goiânia sediar parte da programação do Goiânia Art Déco Festival. Pra quem não sabe, o edifício onde situa-se o Câmpus Goiânia tem um importante papel na história da capital. O IFG - Câmpus Goiânia é um dos 22 edifícios públicos que compõem o acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). É por esse reconhecimento histórico e arquitetônico que o IFG- Câmpus Goiânia está na organização do primeiro festival Art Déco de Goiânia.

No Câmpus Goiânia, que fica na rua 75, Centro, em frente ao Parque Mutirama, vão ser realizadas cerca de 18 atrações culturais gratuitas. No dia 25, pela manhã, irá ocorrer mostra de desenhos: Patrimônio Adormecido, de Gutto Lemes e será aberta ao público a exposição fotográfica Eu Curto e Cuido, com fotos da inauguração de Goiânia durante Batismo Cultural da cidade, cujas comemorações ocorreram nas dependências da antiga Escola Técnica de Goiânia ( atual IFG - Câmpus Goiânia), e mais fotografias históricas, que mostram a ligação entre o surgimento da instituição e a fundação da capital de Goiás nos anos de 1940. A mostra de desenhos e a exposição fotográfica serão realizadas no foyer do Teatro do IFG – Câmpus Goiânia.

Ainda no dia 25, às 10 horas, será realizado passeio artístico com visitas guiadas pelas obras de arte existentes no câmpus, sob a supervisão da professora do IFG, Shirley Elias Vilela. Ao todo, serão realizados cinco passeios artísticos na programação do festival, nos dias 25 e 26 de maio. E mais Cine Déco, com curadoria do professor do IFG, Júlio Vann, às 13h30, no Teatro do IFG.

No IFG – Câmpus Goiânia, serão realizadas também palestras. No dia 25, às 10 horas, a professora do IFG, Rosana Araújo Rodrigues, ministrará exposição de tema: A Influência Art Déco na Música após a Década de 20, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia. À tarde, 15 horas, tem palestra: Um painel Art Déco na literatura goianiense nas décadas de 30 e 40 e influência da poética da Cidade na literatura brasileira, com as palestrantes convidadas, Maria de Fátima Gonçalves Lima e Elisabeth Abreu Caldeira Brito. A arquiteta argentina, Adriana Elvira Piastrellini, falará no dia 25, à noite, sobre o tema: Art Déco nas Américas, às 19 horas, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia.

No sábado, dia 26, prosseguem as exposições no Câmpus Goiânia e serão realizados ainda oficina de confeitaria, com chef Guilherme Conrad, às 9 horas, no Laboratório Gastronômico; exposição do Clube de Veículos Antigos de Goiás, às 13 horas, no estacionamento do câmpus; oficina de cervejas com o mestre cervejeiro Edmilson, às 14 horas, no Laboratório Gastronômico. Vai ter também apresentação cultural do grupo de chorinho do IFG, às 16 horas. E ao final do evento no dia 26, às 17 horas, os organizadores firmarão um Protocolo de Intenções, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia.

O Goiânia Art Déco Festival é idealizado pela ONYGO, com patrocínio do Instituto Lato Sensu e apoio institucional da Vila Cultural Cora Coralina, Governo do Estado de Goiás, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, SESC Goiás, ITEGO Basileu França e Prefeitura de Goiânia. Apoio cultural também da 588 Art Show, Castro’s Park Hotel, Prestígio Turismo, Cerveja Astúria, Clube de Veículos Antigos de Goiás (CVA), Luppa Criativa, Adba - Art Déco Argentina e UNIMED.


Serviço
Goiânia Art Déco Festival

Quando: 18 a 26 de maio 
Onde: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 3, Centro (atrás do Teatro Goiânia) / Instituto Lato Sensu – Rua 3, Centro (ao lado da rua do lazer) / Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Goiânia -  Rua 75, nº 46, Centro (em frente ao Mutirama).
Mais informaçõesgoianiaartdecofestival@gmail.com ou no Facebook: /goianiaartdecofestival

Consulte a programação completa do festival


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página