Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária realiza campanha educativa para reaproveitamento do óleo de cozinha
Início do conteúdo da página
Sustentabilidade

Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária realiza campanha educativa para reaproveitamento do óleo de cozinha

Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 12h30 | Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 12h31

Alunos do curso ensinam como transformar o óleo residual em sabão caseiro sustentável

Estudantes do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária durante a campanha, no Câmpus Goiânia.

Estudantes que integram o Centro Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (CAEAS) abriram na manhã desta segunda-feira, 9, campanha educativa em prol do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Na ação, realizada frente à biblioteca do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, os alunos enfatizaram os prejuízos ambientais causados pelo descarte incorreto do óleo residual ou também chamado óleo de cozinha no esgoto e ensinaram a transformá-lo em sabão caseiro sustentável.

Na campanha, houve a exposição de amostras do sabão caseiro sustentável elaborado com óleo residual, além da divulgação de banners e panfletos com a receita do sabão e exibição de vídeo sobre a receita. O estudante e presidente do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (CAEAS), Daniel Guimarães, alerta sobre a contaminação das águas com óleo residual. “Cada litro de óleo polui cerca de um milhão de litro de água. Para evitar essa poluição, pensamos em transformar esse óleo em sabão caseiro.”

Para o sabão caseiro utilizando óleo de cozinha, os estudantes desenvolveram uma receita mais sustentável, primando por uma boa proporção entre os ingredientes, especialmente, no uso da soda cáustica, preocupando-se para que este elemento não ficasse em excesso no sabão, como ocorre em outras receitas caseiras. Além disso, os alunos agregaram alguns ingredientes diferenciados à receita, como aromatizante de lavanda e pó de alecrim, esse último que aromatiza e também ajuda na conservação do sabão por mais tempo, explica o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Daniel Guimarães. O sabão em barra sustentável pode ser usado para lavar louças e pisos.

Receita do sabão caseiro sustentável 

“A orientação é para que as pessoas guardem o óleo de cozinha em garrafas PET e transforme no sabão sustentável. Ou outra alternativa é que a pessoa guarde esse óleo e leve-o até os pontos de coleta da Saneago, que tem um programa de coleta de óleo - Olho no Óleo, que converte essa doação de óleo em créditos na fatura de água e esgoto e encaminha esse óleo para produção de biodiesel”, ensina o estudante Daniel Guimarães.

Na campanha do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (CAEAS), participaram os estudantes: Daniel Guimarães, Amanda Rodrigues, Marianne Stella, Francislainy Telles, Gabryella Xavier, Ana Luiza Duarte, Guilherme Coelho, Alecricia Barros, Caroline Sousa, Jordana Silva, Paulo Cézar Lobo, Ramon Araújo. Os estudantes almejam prosseguir com a campanha até sexta-feira, 13, no Câmpus Goiânia.

Amostras do sabão caseiro sustentável elaborado pelos estudantes do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária (CAEAS) do Câmpus Goiânia.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página