Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFG – Câmpus Goiânia ganham bronze na OBMEP 2017
Início do conteúdo da página
COMPETIÇÃO

Alunos do IFG – Câmpus Goiânia ganham bronze na OBMEP 2017

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 18h58 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 15h13

Estudantes se destacaram pelos seus conhecimentos matemáticos durante olimpíada promovida pelo Impa

Com a premiação, Carlos Eduardo e Agnes poderão participar de programa de iniciação científica, ofertado pelo Impa

O Instituto Federal de Goiás – Câmpus Goiânia conquistou duas medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição 2017. Os premiados foram os estudantes Agnes Miranda Garcia, do 4º ano do curso técnico integrado em Edificações, e Carlos Eduardo Pires da Silva, do 3º ano de Edificações. Eles competiram com aproximadamente 18 milhões de candidatos oriundos de instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Além das medalhas e certificados, os estudantes também ganharam a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), ofertado pela OBMEP, que é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Com isso, eles terão contato com aspectos da Matemática que não são vistos na sala de aula, visando ampliar o conhecimento científico e prepará-los para as carreiras profissional e acadêmica.

Carlos Eduardo participa das edições da OBMEP desde 2011 e já acumula três medalhas de bronze, uma de ouro e duas menções honrosas. Ele, que pretende fazer Engenharia Civil, avalia de forma positiva a chance de ter contato com a Iniciação Científica, por meio da sua experiência na olimpíada. Para o aluno, participar do programa é uma forma de estar mais próximo daquilo que ele espera vivenciar na universidade, já que possibilita uma experiência na parte de pesquisa, além de estudar ainda mais a Matemática.

Agnes também é veterana na OBMEP, já participou das edições de 2014 e 2015, quando obteve certificados de menção honrosa. Ela, que sempre gostou de Matemática, vai receber sua primeira medalha nesta edição de 2017.

Vale informar que as respectivas premiações são entregues aos alunos sempre no ano posterior à olimpíada disputada. Agnes e Carlos Eduardo receberão suas medalhas durante cerimônia regional, organizada pelos coordenadores regionais da OBMEP, que será agendada entre maio e junho de 2018.

Além deles outros seis estudantes do IFG – Câmpus Goiânia receberam menção honrosa, por suas participações na OBMEP 2017. São eles: João Ribeiro Nascimento, de Eletrotécnica; Letícia Eduarda Azevedo Leite; Beatriz Marques Cavalcante; Amanda Vargas e Wanessa Souza de Oliveira, todas de Edificações; e Pedro Lucas Berto de Faria Menezes, de Eletrônica.

Matemática desmistificada

Para o professor do Câmpus Goiânia e responsável pela olimpíada na unidade, Uender Souza, a oportunidade oferecida pela OBMEP é muito importante, pois, além de buscar novos talentos na Matemática, ela também “desmistifica essa área para os estudantes”, completa.

Com objetivo de estimular o interesse de mais alunos, o professor planeja trabalhar o conteúdo cobrado nas provas da olimpíada nos moldes de um curso preparatório, dentro das aulas de Matemática ofertadas aos cursos técnicos integrados ao ensino médio do câmpus. Outra iniciativa, segundo o professor, é trazer a premiação para a Instituição, organizando uma cerimônia simbólica de entrega das respectivas medalhas dentro dos eventos realizados pela área de Matemática.

A OBMEP é organizada anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e conta com a participação de alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Na competição, os estudantes devem resolver provas que envolvem conteúdos matemáticos como Teoria dos Números, Geometria, Matemática Discreta e Álgebra.

Acesse a página da OBMEP para saber mais sobre a competição.

 


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

 

Fim do conteúdo da página