Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertura do 3º Fórum das Áreas de Construção Civil, Geomática e Transportes enfatiza os desafios e soluções para o planejamento urbano
Início do conteúdo da página
Evento

Abertura do 3º Fórum das Áreas de Construção Civil, Geomática e Transportes enfatiza os desafios e soluções para o planejamento urbano

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 13h20 | Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 13h59

De 27 de novembro a 2 de dezembro, acontece o evento no Câmpus Goiânia do IFG

Mesa de abertura do 3º Fórum das Áreas de Construção Civil, Geomática e Transportes, no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.

Iniciou na manhã desta segunda-feira, 27, o 3º Fórum das Áreas de Construção Civil, Geomática e Transportes, no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia. De 27 de novembro a 2 dezembro, estudantes, professores e profissionais se reúnem em palestras, seminários e minicursos que têm como tema central o planejamento urbano.

A programação do evento começou com palestras simultâneas no Câmpus Goiânia. No Teatro do IFG – Câmpus Goiânia, o engenheiro convidado Jeferson Barbosa de Freitas realizou conferência sobre Avaliação de Desempenho de Pavimentos. Em sua exposição, Jeferson explanou sobre o estado da arte das pesquisas e métodos em relação à pavimentação no Brasil, como prevenir os defeitos na pavimentação e sobre o projeto Rede Temática de Asfaltos.

Concomitantemente, no miniauditório Demartin Bizerra, ocorreu palestra sobre Demonstração de Equipamentos, ministrada pelo representante da Santiago e Cintro Tecnologia, que mostrou a evolução nos equipamentos utilizados na área de Geomática.

A abertura do 3º Fórum das Áreas de Construção Civil, Geomática e Transportes contou com a participação do diretor executivo do IFG, Adelino Candido Pimenta, que no ato representou o reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva. A mesa diretiva de abertura do evento foi composta também pela diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães, pelo chefe do departamento acadêmico 3, Fábio Campos Macedo, pela coordenadora do curso de Engenharia Civil, Liana de Lucca Jardim Borges, pelo coordenador do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Domingos Sávio de Queiroz, pela coordenadora que representou a área de Transportes, Beatriz Carneiro Carvalho Salles, e o presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO), Wanderlino Teixeira de Carvalho.

Desafios na área de Engenharia no Brasil
Ainda na abertura do Fórum, o presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO), Wanderlino Teixeira de Carvalho, chamou atenção dos participantes para a atual conjuntura da área de Engenharia no Brasil e as dificuldades no setor. Ele destacou o trabalho do Conselho Federal de Engenharia para o endurecimento no combate à corrupção no setor e os esforços da entidade para o crescimento da área e a geração de mais postos de trabalho para os futuros engenheiros.

A diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães, complementou a discussão sobre a urgência do fortalecimento da área de Engenharia no país enfatizando a necessidade dos novos profissionais terem criatividade para criar espaços inteligentes, sustentáveis, buscando soluções para se repensar os espaços urbanos. O diretor executivo do IFG, Adelino Candido Pimenta, acrescentou que um dos caminhos para o restabelecimento das Engenharias está no conhecimento e na colaboração criativa entre os profissionais.

Representando a comissão organizadora do Fórum, a professora Liana Borges ressaltou que o evento é de grande relevância, porque envolve o ensino, a pesquisa e a extensão, contribuindo para a formação dos estudantes.

Programação
O 3º Fórum das Áreas de Construção Civil, Geomática e Transportes  tem por objetivo envolver profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas para apresentar e instruir sobre o desenvolvimento profissional no cenário atual, a sinergia da construção e aplicação de inovações tecnológicas, além de incentivar a realização de pesquisas.

Confira a programação

Inscrições pelo site até o dia 29 de novembro: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/eventos/inscricao/3a31a3da-58a3-4a1e-a05c-54ae23525da9

 Confira mais fotos do evento na página do IFG - Câmpus Goiânia no Facebook.


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página