Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > II Semana de Letras e I Ciclo de Debates abordam estudos e práticas de ensino sobre Linguagens
Início do conteúdo da página
LINGUAGENS

II Semana de Letras e I Ciclo de Debates abordam estudos e práticas de ensino sobre Linguagens

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 18h52 | Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 13h59

Evento enfatiza o ensino da língua de sinais e contará com tradução em Libras durante todas as atividades

Dr. Francisco José Quaresma de Figueiredo (UFG) falou sobre a linguagem tendo como referência as experiências de intercâmbio cultural

Com objetivo de incentivar e estabelecer diálogos interinstitucionais sobre os estudos de Linguagem, foi aberta nesta quarta-feira, 22 de novembro, a II Semana da Letras do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia. O evento ocorre juntamente com o I Ciclo de Debates: Convergências, ambos propostos pela Coordenação de Licenciatura em Letras da unidade. Por tratar a Linguagem em seus diversos aspectos, a ação traz uma novidade ao câmpus: será a primeira vez em que um evento contará com tradução em Libras em toda a sua programação.

A professora Soraya Bianca Reis Duarte, que coordena os eventos, recepcionou os estudantes e demais participantes em Libras e reforçou a importância da acessibilidade para o sucesso da ação. “Ter intérprete apenas na abertura não é o suficiente. Temos aqui (no evento) sete alunos surdos, alguns deles apresentando trabalho. É preciso espaço para a língua de sinais”, enfatizou.

Segundo a professora, que ministra aulas de Libras no Câmpus Goiânia, há uma carência significativa de profissionais aptos a atender pessoas com deficiência auditiva no país, principalmente em Goiânia. Com isso, trazer a Libras para a Semana de Letras e para o Ciclo de Debates é uma maneira de incentivar que os futuros profissionais formados pela Instituição busquem o conhecimento nessa língua.

Alunos do curso de Letras/Português participam de exposição de pôster sobre projetos de pesquisa e demais trabalhos
Alunos do curso de Letras/Português participam de exposição de pôster sobre projetos de pesquisa e demais trabalhos

 

Além da tradução em Libras, algumas atividades têm como foco a Língua Brasileira de Sinais, como é o caso das palestras “Biblioteca bilíngue de Literatura Infantil e Juvenil Libras/Português”, com a Dra. Sueli Maria de Oliveira Regino (UFG); “Escrita de sinais e alfabetização: motivos e desafios”, com a Dra. Mariângela Estelita Barros (UFG); e da apresentação artístico-cultural “O alfaiate valente”, com a Ma. Alessandra Campos Lima da Costa e a Esp. Maria Afonsina de Rezende Araújo, ambas da UFG.

A iniciativa, segundo Soraya, visa mostrar à comunidade surda do estado os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto envolvendo a língua de sinais. “Que eles entendam o IFG como uma referência em pesquisa, ensino e extensão”, completa.

Programação

Os eventos vão reunir, até o dia 24 de novembro, profissionais, estudantes e pesquisadores da área de Linguagens de diversas instituições, como a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal Goiano, dentre outras, para juntas discutirem as práticas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a Linguagens.

Neste ano, os eventos contarão com três eixos temáticos: Linguística, Literatura e Línguas Estrangeiras. A ideia da ação é debater as convergências relacionadas ao estudo e o ensino da Linguagem nas instituições de ensino.

Abertura do evento reuniu diversos estudantes do curso de Letras/Português do IFG - Câmpus Goiânia, além de outras instituições, como UFG
Abertura do evento reuniu diversos estudantes do curso de Letras/Português do IFG - Câmpus Goiânia, além de outras instituições, como UFG

 

Para a coordenadora da área de Linguagens do Câmpus Goiânia, Deusa Castro Barros, a Semana de Letras é importante, pois é uma forma de reunir alunos que estão dispostos a pensar o curso de Letras da perspectiva da solução, além de construir um espaço para o debate.

Já a coordenadora da Licenciatura em Letras do IFG – Câmpus Goiânia, Alita Carvalho Miranda Paraguassu, reforçou a importância dos eventos mostrarem os trabalhos realizados pelos estudantes do curso, além de convidar membros de outras instituições de ensino para a troca de informações e para união.

Acesse a programação completa do evento.

Faça sua inscrição gratuitamente.

Confira mais imagens do evento. 

 

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

Fim do conteúdo da página