Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidores do câmpus participam de curso de capacitação em gestão de riscos
Início do conteúdo da página
Capacitação

Servidores do câmpus participam de curso de capacitação em gestão de riscos

Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 15h12 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2017, 17h32

A capacitação é uma promoção da auditoria interna do IFG e visa instruir gestores e servidores da unidade para identificar e prevenir riscos que afetam o setor público

Auditor interno do IFG, Dean Mardem, ministrou curso de capacitação em gestão de riscos, no Câmpus Goiânia.

Com o objetivo de instruir os gestores e servidores do Câmpus Goiânia para que compreendam o que é gestão de risco e todo o processo que envolve esse gerenciamento, o auditor interno do Instituto Federal de Goiás (IFG), Dean Mardem, ministrou curso de capacitação em gestão de riscos nesta segunda-feira, 20, no auditório Djalma Maia. Cerca de 16 servidores se inscreveram para o curso, que trata de assuntos, como: ISO 31000:2009, estrutura de governança, as três linhas de linhas de defesa no gerenciamento eficaz de riscos e controles e o papel da auditoria interna do IFG.

“Cada um é responsável pelos riscos de sua área. Se o servidor identificar um risco que pode trazer um impacto muito grande para a Instituição, ele tem que comunicar a gestão.”, ressaltou o auditor interno do IFG, Dean Mardem.

“O curso visa que a pessoa aprenda a identificar o risco em seu setor e, para isso, é necessário conhecer o processo, ou seja, qualquer atividade que seja executada num determinado setor. Todo processo tem começo, meio e fim. É importante mapear os processos, porque a partir disso, identifico quais riscos são possíveis na minha área”, explica Dean Mardem. Segundo o auditor, praticamente todos os processos têm riscos, só que tem aqueles com risco baixo e outros mais altos, com implicações maiores ou menores para a Instituição. O gerenciamento de riscos envolve diversas fases: inicialmente, é preciso identificar o risco, analisá-lo, depois é preciso controlar e realizar o monitoramento, entre outras etapas.

No curso, o auditor pontuou riscos que afetam o setor público, como: alterações no panorama econômico; desvios de recursos; limitações na inovação e inserção tecnologias de última geração; inconsistência de programas e projetos; imprecisões na regulação de serviços e ações (danos ambientais e danos econômicos); efetivação ineficaz de projetos; disfunção nos serviços ofertados; estratégicos. 

Dentre os participantes do curso estava o professor Samir Youssif Arabi. Segundo ele, a capacitação é relevante para que o gestor tenha consciência das responsabilidades do cargo que ocupa. “Não é só gerir o cargo, é também administrar os possíveis riscos na sua atuação e preveni-los, buscando a lisura no serviço público”. Para a professora e coordenadora de Turismo e Hospitalidade, Fernanda Rodrigues Vieira, que também participou do curso, a capacitação é interessante, porque instrui os servidores a anteciparem os possíveis riscos em sua atuação e evitá-los.

De acordo com o auditor Dean Mardem, o Câmpus Goiânia é a penúltima unidade a receber a capacitação em gestão de riscos, sendo que nos demais câmpus do IFG o curso já foi ministrado, faltando agora apenas o Câmpus Anápolis. A Instituição tem por objetivo implementar gradativamente a gestão de riscos em suas unidades.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página