Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Monitoria promove aprendizado para quem ensina e aos que buscam conhecimento
Início do conteúdo da página
ENSINO

Monitoria promove aprendizado para quem ensina e aos que buscam conhecimento

Publicado: Terça, 13 de Junho de 2017, 16h30 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2017, 16h36

Ao auxiliar estudantes durante os atendimentos, monitores aprendem ainda mais sobre as disciplinas ofertadas

Jordana e Thiago durante monitoria de Teoria Musical, no IFG - Câmpus Goiânia

Se você é estudante do IFG - Câmpus Goiânia e tem dúvida em alguma disciplina, procure as monitorias ofertadas nesse semestre.

Para Paulo Freire, “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Talvez essa frase seja a que melhor se encaixe na vivência proporcionada aos alunos que participam do programa de monitoria, disponível aos estudantes dos cursos técnicos e superiores do IFG – Câmpus Goiânia. Ao todo, neste semestre, 51 alunos ofertam monitorias em 50 disciplinas na unidade.

O trabalho dos alunos monitores concentra-se, principalmente, no atendimento a estudantes que procuram as monitorias para sanar dúvidas das disciplinas que compõem a grade curricular dos cursos. Semanalmente, eles devem cumprir carga horária de 20 horas, que são distribuídas da seguinte forma: 8 horas para atividades de planejamento teórico-prático, incluindo estudo individual no âmbito da disciplina, e 12 horas para atendimento aos discentes.

Lucas Avelar, aluno do técnico integrado em Instrumento Musical, participou da seleção para monitores e atualmente oferta a monitoria de Língua Inglesa, que ocorre de segunda a quarta-feira, das 15h às 18 horas, na sala S-506. Para ele, essa é uma oportunidade para estudar com demais alunos e, assim, aprender mais.

Ao iniciar os atendimentos, ele se deparou com o primeiro desafio: ensinar. “É muito fácil saber para você mesmo. Agora, saber explicar é muito mais difícil”, confessa. Para auxiliar no processo, Lucas disponibiliza ferramentas de comunicação aos estudantes que participam dos atendimentos. Por meio delas, ele consegue identificar as dúvidas dos estudantes e, assim, busca conteúdo e elabora sua metodologia para ensinar.

Mesmo com essa alternativa, sempre surgem questões que estão além do alcance do monitor. “A maioria acha que a gente sabe de tudo, mas não é bem assim”, completa Bruno Bezerra, monitor de Língua Portuguesa para alunos dos cursos técnicos na modalidade educação de jovens e adultos. Quando surgem situações desse tipo, os monitores levam as perguntas aos professores orientadores. Cada monitor tem orientação de um professor do câmpus, que leciona a disciplina ofertada, e auxilia nos atendimentos.

Bruno Bezerra e Lucas Avelar ofertam monitorias de Língua Portuguesa (EJA) e Língua Inglesa na sala S-506, de segunda a quarta, no período vespertino
Bruno Bezerra e Lucas Avelar ofertam monitorias de Língua Portuguesa (EJA) e Língua Inglesa na sala S-506, de segunda a quarta, no período vespertino


Tanto Lucas, quanto Bruno reforçam que fazer parte desse processo é enriquecedor. Ao buscar informações para sanar as dúvidas dos alunos que participam das monitorias, eles afirmam aprender ainda mais, além de exercitar a prática e a dinâmica de ensinar. Lucas, por exemplo, pretende fazer Licenciatura em Letras/Francês. Para ele, a experiência que tem adquirido durante os atendimentos de monitoria tem enriquecido suas habilidades para, futuramente, lecionar.

Além do aprendizado, outro fator que motiva os alunos a ofertarem as monitorias é a contribuição para o desenvolvimento dos estudantes. Bruno Bezerra, que está em sua segunda monitoria, admite que, inicialmente, se inscreveu na seleção de monitores por conta da bolsa de R$ 360. Contudo, a motivação para participar da segunda seleção veio do prazer em ajudar. “Vejo a importância que a monitoria tem: poder ajudar as pessoas”, declara.

O mesmo determinou a participação da aluna Jordana Duarte. Ela é monitora de Teoria Musical. Segundo a estudante, ao iniciar o curso técnico em Instrumento Musical, começou a se interessar pela disciplina. A curiosidade fez com que Jordana se destacasse em Teoria Musical e, com isso, percebeu que poderia auxiliar os demais colegas que possuem alguma dificuldade na área. Para ela, poder ajudar o crescimento dos discentes durante os atendimentos de monitoria é juntar o útil ao agradável.

Por se identificar com a disciplina de Teoria Musical, Jordana se interessou em ajudar alunos que têm dificuldade nessa área
Por se identificar com a disciplina de Teoria Musical, Jordana se interessou em ajudar alunos que têm dificuldade nessa área. Thiago Mateus é um dos estudantes que participa dessa monitoria.


Quem se beneficia dessa iniciativa é Thiago Mateus, aluno do 2º ano do técnico integrado em Instrumento Musical. Ele participa dos atendimentos em Teoria Musical e afirma que já melhorou bastante em relação a ritmo e solfejo.

Para Marcos Antônio Cardoso Lima, gerente de Apoio Acadêmico e Assuntos Estudantis do Câmpus Goiânia, essa experiência é extremamente vantajosa para o desenvolvimento dos estudantes. “Essa simbiose engrandece o aprendizado do aluno e colabora no progresso da comunidade acadêmica. Para o monitor, proporciona enriquecimento intelectual e como pessoa”, acredita.

Como participar
Os atendimentos de monitoria são abertos a todos os alunos do câmpus. Não é preciso fazer inscrição. Basta conferir na relação disponibilizada pela Gerência de Apoio Acadêmico e Assuntos Estudantis (GAAAE), as disciplinas ofertadas, horários e locais de atendimento. Neste semestre, são ofertadas monitorias em 50 disciplinas, confira

Agora, quem tem interesse em ofertar uma monitoria, é preciso participar de seleção para monitores, que é realizada uma vez a cada semestre. Os interessados devem ter boa desenvoltura na disciplina a ser ofertada, que é comprovada com análise do histórico escolar e entrevista. Para ficar por dentro das oportunidades, basta ficar atento aos lançamentos de editais de seleção no menu Ensino, dentro da página do Câmpus Goiânia.

Acesse a relação das monitorias ofertadas em 2017/1.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

Fim do conteúdo da página