Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Câmpus Goiânia participam da Olimpíada Brasileira de Robótica
Início do conteúdo da página
Competição

Estudantes do Câmpus Goiânia participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 09h39 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2017, 12h44

É o segundo ano que estudantes do câmpus realizam as provas da OBR. No ano passado, a unidade conquistou duas medalhas de bronze 

Professor Fábio Marques coordenou a aplicação da prova teórica da OBR no Câmpus Goiânia.

Alunos do quarto ano dos cursos técnicos integrados em Telecomunicações e Eletrônica do IFG – Câmpus Goiânia realizaram nesta sexta-feira, 2 de junho, provas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição é considerada a maior da América Latina e classifica equipes para a RoboCup – maior evento de robótica do mundo. A OBR tem o apoio do Ministério da Educação, CNPq e da Capes.

A Olimpíada é composta por duas modalidades: teórica, dividida em duas fases para os alunos de ensino médio e técnico; e a prática. Na primeira fase teórica, os estudantes, em suas sedes escolares, respondem a questões da prova escrita, elaborada por uma comissão de professores que compõem o Comitê de Provas. O exame teórico tem a duração de quatro horas e as provas foram aplicadas aos alunos no miniauditório Demartin Bizerra, no Câmpus Goiânia.

Na segunda fase, as avaliações serão realizadas nas sedes regionais, no dia 25 de agosto. No estado, os exames serão aplicados na Universidade Federal de Goiás (UFG). O melhor aluno de cada região será premiado com um curso de robótica.

As avaliações são divididas em seis níveis (de 0 a 5), sendo que o nível 0 corresponde às provas destinadas aos alunos regularmente matriculados no primeiro ano do ensino fundamental, e o nível 5 é referente aos estudantes de qualquer série do ensino médio.

No IFG – Câmpus Goiânia, o desafio conta ainda com participação de estudantes dos 1º, 2º e 3º anos dos cursos em técnicos integrados em Eletrônica e Telecomunicações, totalizando 92 discentes inscritos na OBR. 

Incentivo

Para o professor Fábio Marques, que orienta os alunos do IFG - Câmpus Goiânia na competição, promover a participação dos jovens nesse desafio desperta o interesse para o estudo. “A Olimpíada apresenta os conteúdos de maneira diferente, mobiliza grupos de estudo para a preparação para as provas nas duas modalidades. Ela incentiva os estudos individuais e desperta o interesse por disciplinas da nossa grade curricular que antes podiam ser vistas como difíceis ou desinteressantes”, analisa.

O clima de competição também motiva os docentes. “Para nós, ter nossos alunos participando dessas competições é desafiador, já que somos incentivados a preparar novas metodologias de ensino e trabalhar diretamente com os alunos competidores, fornecendo materiais de apoio para o ensino da disciplina que está na disputa”, completa Fábio.

Prática

Após a realização das provas da modalidade teórica, as equipes partem para o desafio prático proposto pela olimpíada. Nesta etapa, os estudantes deverão montar um robô com peças aleatórias ou com o auxílio de kits robóticos propostos pela OBR. Na disputa de caráter prático, participarão os alunos dos cursos técnicos do Câmpus Goiânia, Joiro Gomes, Felipe Prado, André e Rodrigo. 

Para a modalidade prática, os alunos formarão grupos compostos por no máximo quatro participantes. A primeira fase, etapa regional, será realizada no dia 2 de setembro. Os classificados disputarão a fase final entre os dias 7 e 11 de novembro, em Curitiba, no Paraná.

As melhores equipes da etapa nacional serão classificadas para a RoboCup, que será realizada em 2018.

OBR
A Olimpíada Brasileira de Robótica ocorre desde 2006 e reúne milhares de estudantes em seus desafios. Somente no ano passado, 3 mil equipes de todo o país chegaram a competir na modalidade prática.

Em 2016, o IFG – Câmpus Goiânia participou do evento e conseguiu duas medalhas de bronze na competição, com os alunos Henrique de Souza Melo e Mikael Brenner Vieira de Oliveira, do curso técnico em Eletrônica.

A OBR conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Sociedade Brasileira de Automática (SBA),RoboCup Federation, IEEE Robotics & Automation Society e é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.

Mais informações sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica pelo site: http://www.obr.org.br/


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

 

Fim do conteúdo da página