Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa sobre o Caminho de Cora Coralina é apresentada por professora do Câmpus em evento internacional de Turismo
Início do conteúdo da página
Divulgação Científica

Pesquisa sobre o Caminho de Cora Coralina é apresentada por professora do Câmpus em evento internacional de Turismo

Publicado: Sexta, 05 de Fevereiro de 2021, 12h04 | Última atualização em Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 08h47

O estudo discute as manifestações da hospitalidade a partir de um poema de Cora Coralina e da rota turística que homenageia a poetisa

Professora do Câmpus Goiânia do IFG, Lisandra Lavoura, apresentou artigo sobre sua pesquisa de doutorado, em desenvolvimento, na  Conferência Internacional de Literatura, Turismo e Cidades - Lit&Tour Literature and Tourism, nesta quinta-feira (04/02)
Professora do Câmpus Goiânia do IFG, Lisandra Lavoura, apresentou virtualmente artigo sobre sua pesquisa de doutorado, em desenvolvimento, na Conferência Internacional de Literatura, Turismo e Cidades - Lit&Tour Literature and Tourism, nesta quinta-feira (04/02).

As manifestações da hospitalidade a partir das interfaces entre a literatura de Cora Coralina e a rota turística que leva o nome da poetisa goiana são temas da pesquisa de doutorado em andamento desenvolvida pela professora da área de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), Lisandra Lavoura. O artigo, resultante da pesquisa, foi apresentado virtualmente nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, na Conferência Internacional de Literatura, Turismo e Cidades promovida pela Universidade de Lisboa.

O artigo de título: "Poema ‘Ô de casa!’ de Cora Coralina: manifestações da Hospitalidade em uma rota turística de Goiás” é de autoria da professora Lisandra Lavoura, com a orientação da professora da Universidade Anhembi Morumbi, Mirian Rejowski. O estudo debruça-se sobre a presença da hospitalidade, em sua dimensão do acolhimento, na produção de uma poesia de Cora Coralina como ponto de partida para a visualização de algumas características contemporâneas do encontro entre hospitalidade e cultura.

Segundo a professora Lisandra Lavoura, sua pesquisa, que teve início no primeiro semestre de 2020, discute predominantemente a hospitalidade em um poema de Cora Coralina, que foi homenageada em uma rota turística batizada de Caminho de Cora Coralina. Essa rota turística foi inaugurada oficialmente, em 2018, no estado de Goiás, e a pesquisadora, no artigo, correlaciona o poema Ô de casa!, de Cora Coralina, e as dimensões da hospitalidade, com base nos estudos sobre a dádiva e sua circularidade a partir de instâncias de dar, receber e retribuir. 

No artigo sobre a pesquisa, a simbologia envolta no poema desvela sentidos de realidade da carga vivida na infância da poetisa Cora Coralina (que nasceu na atual cidade de Goiás), há elementos concretos de acolhida ao viajante, da comensalidade e da lei da hospitalidade. Os resultados obtidos indicam categorias representativas da hospitalidade, entre elas, acolhimento, comensalidade, segurança e a lei da hospitalidade. 

“O trabalho da minha tese tem o propósito de contribuir com a rota turística como um todo, que inicia em Corumbá de Goiás e termina na cidade de Goiás. A importância é colocar essa rota em contato com as rotas que já são mais conhecidas do mundo, com ao Caminho de Santiago de Compostela, as rotas literárias em Portugal, na Alemanha, na Suécia.”, explica a professora Lisandra Lavoura.

O trabalho foi apresentado virtualmente na programação da Conferência Internacional de Literatura, Turismo e Cidades - Lit&Tour Literature and Tourism, que tem por objetivo promover a investigação sobre a interseção das áreas científicas da Literatura e do Turismo. O evento, realizado de 3 a 5 de fevereiro, contou com transmissão virtual pelo canal no Facebook: https://www.facebook.com/LiteraturaTurismo?_rdc=1&_rdr

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página