Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto SanRural produz material informativo para auxiliar a prevenção de Covid-19 em comunidades rurais em Goiás
Início do conteúdo da página
PANDEMIA

Projeto SanRural produz material informativo para auxiliar a prevenção de Covid-19 em comunidades rurais em Goiás

Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 11h21 | Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2020, 17h46

Câmpus Goiânia participa enquanto parceiro do projeto financiado pela Funasa, com coordenação da Universidade Federal de Goiás

imagem sem descrição.

Comunidades situadas em áreas rurais em Goiás já podem ter acesso a vídeo informativo e cartilha com orientações sobre prevenção à Covid-19. A iniciativa partiu da equipe do projeto sobre Saneamento e Saúde Ambiental em Comunidades Rurais e Tradicionais de Goiás, o SanRural. O material está disponível na página do projeto, que recebe financiamento da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com coordenação geral pela Universidade Federal de Goiás por meio da Escola de Engenharia Civil e Ambiental e da Escola de Enfermagem, com parceria do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás.

A professora Nolan Bezerra, da área de Meio Ambiente do Câmpus Goiânia, é a responsável pelo Núcleo de Saneamento no SanRural. Segundo a docente, o projeto atende 124 comunidades rurais, distribuídas em 45 municípios goianos. O critério para escolha da população atendida, conforme aponta Nolan, baseou-se nas cidades que possuíam uma ou mais comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares e/ou comunidades ribeirinhas, seguidas da presença de assentamentos de reforma agrária, sob gestão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

De acordo com a professora, o projeto tem o objetivo de promover o conhecimento acerca das condições de saneamento e saúde ambiental em comunidades rurais e tradicionais, apontando para ações de gestão e tecnologias inovadoras, almejando a sustentabilidade e a promoção de serviços em ações ambientais, “ao mesmo tempo fomentando o empoderamento dessas comunidades quanto à promoção e proteção à saúde e ao saneamento ambiental”, completa Nolan.

Tanto o Guia quanto o vídeo produzido pelo SanRural visa o compartilhamento de informações sobre a prevenção à transmissão do novo coronavírus nessas comunidades. Confira mais informações na página do projeto.

Além da docente, participam do projeto dois estudante do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária do Câmpus Goiânia, além de três egressas do curso. “A participação do Câmpus Goiânia se deu desde a concepção do projeto, que iniciou no ano de 2018 a convite do Professor Dr Paulo Sérgio Scalize, Coordenador o Projeto SanRural”, informa Nolan.

De 2018 até o momento, a equipe do Câmpus Goiânia atuou em diversas ações dentro do projeto que envolvem desde a criação do site do SanRural; elaboração de guias de orientações; desenvolvimento e validação do Plano de Segurança de Saneamento Rural; cursos de capacitação; oficinas; entre outros eventos.

“O projeto de pesquisa e extensão de saneamento e saúde ambiental em comunidades rurais é uma junção de esforços entre duas instituições de pesquisas que vêm atuando em espaços historicamente esquecidos pelo poder público. Essa parceria é um caminho de mão dupla em prol da melhoria de qualidade de vidas dessas populações, pois essas instituições são impactadas positivamente a partir dessas pesquisas, que não são vistas somente no sentido unilateral e sim um movimento bidirecional impactando positivamente na melhoria das pesquisas como também dentro das salas de aula”, acrescenta Nolan.

Além do material voltado especificamente à Covid-19, o SanRural elaborou, ao longo de dois anos, diversas cartilhas, panfletos, entre outros com foco em auxiliar as comunidades rurais a ter qualidade de vida e saúde. Confira o acervo na página do projeto: https://sanrural.ufg.br/

Assista ao vídeo informativo sobre prevenção à Covid-19 nas comunidades rurais

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.

 

Fim do conteúdo da página