Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Cinco cursos do Câmpus Goiânia foram avaliados no exame e as Engenharias Civil e Ambiental e Sanitária conquistaram nota 4
Início do conteúdo da página
Enade 2019

Cinco cursos do Câmpus Goiânia foram avaliados no exame e as Engenharias Civil e Ambiental e Sanitária conquistaram nota 4

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 12h57 | Última atualização em Segunda, 26 de Outubro de 2020, 07h54

O resultados do exame foram divulgados no dia 20 de outubro  pelo Inep/MEC

imagem sem descrição.

Cinco cursos superiores do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) receberam conceitos na avaliação mais recente do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019. Os resultados do exame foram divulgados, no dia 20 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC). No Enade 2019, participaram 179 alunos, ao todo, dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica oferecidos no Câmpus Goiânia. 

Dentre os resultados referentes aos cursos superiores do Câmpus Goiânia do IFG avaliados no Enade 2019, a Engenharia Civil e a Engenharia Ambiental e Sanitária conquistaram o conceito 4 na avaliação. Na sequência, receberam o conceito 3 os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. E, por fim, a Engenharia de Controle e Automação, que obteve o conceito 2 no exame.


Destaques
A respeito do conceito 4 obtido pelo curso de Engenharia Civil do Câmpus Goiânia do IFG, a coordenadora do curso, professora Matilde Melo, avalia: “O resultado foi ótimo, principalmente ao analisarmos os dados e verificarmos que a diferença, para alcançarmos a nota máxima, foi inferior a um décimo. Na classificação das notas do Conceito Enade (contínuo), sem arredondamento, obtivemos a maior nota entre os Institutos Federais do Estado de Goiás e a segunda maior nota entre os cursos de Engenharia Civil do Estado de Goiás, com resultado muito próximo à primeira colocada (UFG-Goiânia), a qual tem mais de 60 anos de criação".

A professora Matilde Melo atribui esse bom desempenho do curso de Engenharia Civil no Enade 2019 como reflexo de trabalhos contínuos e da dedicação de todos os envolvidos na graduação: docentes, equipe técnica e, principalmente, dos alunos, os quais são motivos de orgulho da Instituição, considera a docente. A coordenadora  pontuou também que a Engenharia Civil teve sua primeira oferta de vagas no ano de 2013, com ingresso anual, e que a oferta de vagas para o ingresso semestral no curso é uma demanda. No Enade 2017, o curso de Engenharia Civil, ofertado pelo Câmpus Goiânia do IFG, obteve o conceito máximo, com nota 5 (Leia mais).

Outro curso do Câmpus Goiânia que também obteve o conceito 4 no Enade 2019 foi a Engenharia Ambiental e Sanitária. Para o coordenador do curso, professor Marlon Capanema, o resultado no exame foi recebido com muita satisfação e orgulho. “Nós conseguimos manter a nota 4 obtida no Enade anterior e isso mostra que os esforços de todos (alunos, docentes, técnicos e instituição IFG) têm gerado bons resultados.”, ressalta o coordenador.

Segundo o professor Marlon Capanema, dois fatores são de grande relevância para a coordenação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária diante esse resultado no Enade 2019: primeiro fator, a média geral dos alunos do curso foi superior à média nacional, que avaliou todos os cursos de Engenharia Ambiental no Brasil. Também,  o coordenador frisou a média geral dos alunos da área obtida na prova de conhecimentos específicos, que foi maior que a média geral obtida pelos alunos de Goiás, do Centro-Oeste e do país. “E claro, vamos continuar empenhados em oferecer uma formação sólida e de qualidade, até atingirmos e mantermos a nota máxima (nota 5)”, vislumbra o coordenador do curso de  Engenharia Ambiental e Sanitária do Câmpus Goiânia do IFG.

O Enade tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em competências, habilidades e conteúdos do curso necessários para a formação profissional, bem como o nível de conhecimento do aluno sobre a realidade brasileira e mundial. O exame é um dos instrumentos que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no país e visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino superior. Os resultados do conceito Enade são apresentados numa escala, que varia de 1 a 5, à medida que esses valores aumentam, melhor é desempenho  no exame.

Consulte aqui os resultados do  Enade 2019 para os cursos superiores do Câmpus Goiânia do IFG que foram avaliados no exame

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG

Fim do conteúdo da página