Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos dos cursos técnicos integrados podem se inscrever para participar da Copa Scratch
Início do conteúdo da página
COMPETIÇÃO

Alunos dos cursos técnicos integrados podem se inscrever para participar da Copa Scratch

Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2020, 16h28 | Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 08h33

Projeto de ensino visa estimular o aprendizado e reconectar os estudantes durante o ensino remoto à Instituição

imagem sem descrição.

Estudantes dos 1º e 2º anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) podem se inscrever para participar da Copa Scratch. O prazo de inscrição vai até dia 30 de outubro, por meio do formulário online. A proposta é envolver os alunos em uma competição para estimulá-los durante o período de ensino remoto, envolvendo-os com a linguagem de programação por meio do Scratch, software gratuito criado pelo grupo Lifelong Kindergarten do Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

O projeto da Copa Scratch é um dos contemplados no edital nº 28/2020 da Pró-Reitoria de Ensino do IFG, para seleção de projetos de ensino no âmbito do instituto. A iniciativa partiu de professores do departamento de áreas acadêmicas IV, com participação de docentes e estudantes de várias áreas abarcadas pelo Câmpus Goiânia, que atuarão como mentores nas oficinas estabelecidas pela competição.

A ideia é envolver os estudantes em atividades de desenvolvimento de projetos que possuam as seguintes características: interdisciplinaridade; ludicidade, proporcionando um ambiente divertido para o aprendizado; estímulo à criatividade, ao trabalho em equipe e à pesquisa e inovação e gamificação, que permitirá competição saudável entre as equipes para o desenvolvimento das atividades propostas. Com a ferramenta Scratch, os alunos poderão criar suas programações em vários formatos - desde histórias animadas, passando por jogos, entre outros programas interativos - tendo como princípios norteadores as características citadas anteriormente.

De acordo com o professor Carlos Roberto da Silveira Junior, coordenador do projeto, a ideia é reconectar os estudantes dos anos iniciais dos cursos técnicos do câmpus, após o afastamento devido à pandemia de Covid-19. A competição espera atender entre 90 a 120 estudantes.

Para instruir os participantes da competição sobre como operar o software Scratch, serão realizadas oficinas durante 10 semanas, por meio do Google Classroom. As equipes competidoras serão organizadas em grupos de no máximo três estudantes. Além do conhecimento sobre o Scratch, as oficinas também vão relacionar conhecimentos interdisciplinares do ensino médio e, posteriormente, serão apresentados os desafios que cada equipe deverá desenvolver utilizando a ferramenta. Cada atividade será pontuada e as equipes que obtiverem destaque receberão premiações, como componentes eletrônicos para montagens de robôs de baixo custo (kit Arduino).

Oficinas

As atividades relacionadas à Copa Scratch iniciarão no dia 3 de novembro. Cada oficina será dividida em atividades específicas que são: a) Temática interdisciplinar, apresentando a temática e sua conexão com conhecimentos interdisciplinares e com o mundo real; b) A lógica por trás disso tudo, apresentando o raciocínio lógico por trás da temática proposta o pensamento algoritmo relacionado; c) Vamos programar, em que se apresenta passo a passo o desenvolvimento de uma aplicação utilizando o Scratch; d) Prestou atenção?, em que os alunos são convidados a realizar um teste com questões objetivas; e) O personagem do dia é..., em que os alunos são apresentados a uma personalidade ou mídia que discorre sobre a relação da temática e a importância de técnicas de programação para o desenvolvimento de soluções; f) Agora é com vocês, em que os alunos são apresentados aos desafios que irão desenvolver durante a semana utilizando Scratch; g) Num intindi..., em que os alunos procuram os monitores para tirar dúvidas sobre o desenvolvimento da atividade; h) Mas o que foi que eu fiz?, em que cada equipe apresenta, a partir de um vídeo, a atividade desenvolvida durante a semana.

O projeto também pretende usar a metodologia da Sala de Aula Invertida, possibilitando aos estudantes que sejam mais ativos na busca pelo conhecimento e aprendizado, além de juntar os sistemas de ensino online e offline, nos quais os estudantes conseguem interagir em grupo, por meio dos canais disponíveis pela internet, para troca de conhecimentos e experiências, e também realizar seus estudos individualmente, por meio de livros e outras ferramentas utilizadas no estudo autônomo.

Ainda de acordo com o projeto, pelo software Scratch, os discentes conseguem aprender por meio de competências como o raciocínio lógico, criatividade, pensamento sistêmico, resolução de problemas e trabalho de forma colaborativa. Essa forma de estudar está relacionada à inclusão e reforço da metodologia STEAM (acrônimo em inglês às áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Para participar da Copa Scratch, preencha o formulário de inscrição.

As dúvidas sobre a competição podem ser encaminhadas à coordenação do projeto:  copascratch.ifg@gmail.com

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG. 

 

Fim do conteúdo da página