Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Programa Matutando realiza entrevistas sobre trabalho remoto e condições para o ensino e a aprendizagem
Início do conteúdo da página
Programa de TV

Programa Matutando realiza entrevistas sobre trabalho remoto e condições para o ensino e a aprendizagem

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 14h54 | Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2020, 16h13

A terceira temporada do programa começa no dia 4 de setembro, no canal da TV UFG

 A terceira série do programa terá cinco entrevistas com convidados a respeito do tema: “Trabalho remoto: condições para o ensino e a aprendizagem”
A terceira série do programa terá cinco entrevistas com convidados a respeito do tema: “Trabalho remoto: condições para o ensino e a aprendizagem”

O programa Matutando: Diálogos Formativos, um projeto acadêmico organizado por professores do Instituto Federal de Goiás (IFG) e que ocorre desde o dia 3 de julho devido à suspensão das atividades acadêmicas presenciais na instituição, prossegue no mês de setembro com sua terceira temporada de entrevistas com especialistas da área de educação convidados. O programa é exibido às sextas-feiras, das 17h30 às 18h, na TV UFG (canal digital 15.1 - www.tvufg.org.br, canal 21 da NET e 15 Gigabytes HDTV), com transmissão simultânea pela e-TV (Youtube) do IFG.

Em setembro, o programa apresenta uma série de cinco entrevistas, que abordarão a temática: “Trabalho remoto: condições para o ensino e a aprendizagem”. A partir desta terceira série, a equipe propositora do projeto, além dos professores Joana Peixoto e Júlio Vann do Câmpus Goiânia do IFG, conta ainda com a professora Adda Echalar da Universidade Federal de Goiás (UFG), a professora Daniela Rodrigues de Sousa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e o professor da rede da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, Jhonny David Echalar.

O programa
O Matutando: Diálogos Formativos foi pensado a partir da exigência de isolamento social e da suspensão das atividades escolares presenciais. De acordo com os seus organizadores, a veiculação do projeto por meio de um canal de TV aberta amplia a possibilidade de acesso a estudantes e a comunidade em geral, muito mais do que pela internet, sobre temas emergentes no contexto da educação e que são relevantes para a sociedade como um todo.

O programa possui um caráter formativo em sentido ampliado, atendendo à missão social do IFG, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Fundação RTVE. É exibido no formato de entrevistas, com a condução de um docente mediador e um convidado por episódio. As entrevistas são realizadas via plataforma de streaming e os temas são abordados a partir de conceitos e fundamentos básicos da educação.

Programação

A entrevista de abertura da terceira série do programa será a professora da UFG, Sandra Valéria Limonta, da UFG, no dia 4 de setembro.
A entrevista de abertura da terceira série do programa será  com a professora da UFG, Sandra Valéria Limonta, no dia 4 de setembro.


No dia 4 de setembro, a entrevistada será a professora da UFG, Sandra Valéria Limonta, que abordará o tema: “Transposição didática: desafios para o trabalho docente". A entrevistada do dia 11 de setembro será a professora Catarina de Almeida Santos, da Universidade de Brasília (UnB), sobre “Condições domiciliares para o ensino e aprendizagem".

No dia 18 de setembro, a entrevista será com o professor do Câmpus Goiânia do IFG, Sebastião Cláudio Barbosa, que discutirá: “Estudantes e trabalho remoto: autonomia em questão”.  No dia 25 de setembro, a convidada será a professora da UnB, Kátia Curado, que dialogará sobre: “Trabalho pedagógico: formação e práticas educacionais”. Para fechar a terceira série de entrevistas, no dia 2 de outubro, será entrevistada a professora do IFG, Joana Peixoto do IFG, sobre: “Mediação tecnológica ou mediação pedagógica?”.

Os interessados em participarem como telespectadores da terceira série do programa e desejarem receber declaração de horas complementares devem fazer a inscrição pelo link: https://forms.gle/NYRwLabF3fuoifsdA.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.

Fim do conteúdo da página