Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia lança editais para subsidiar conectividade a estudantes em situação de vulnerabilidade
Início do conteúdo da página
Assistência Estudantil

Câmpus Goiânia lança editais para subsidiar conectividade a estudantes em situação de vulnerabilidade

Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2020, 16h46 | Última atualização em Quinta, 06 de Agosto de 2020, 15h43

Inscrições para os programas que fazem parte da Política de Assistência Estudantil serão entre 20 e 29 de julho

Edital Programa Permanência - Conectividade teve sua numeração retificada para 010/2020
Edital Programa Permanência - Conectividade teve sua numeração retificada para 010/2020

Estudantes dos cursos presenciais do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) que não contam com acesso à internet ou não contam com conexão adequada para realizar o ensino remoto emergencial, aprovado pela instituição conforme Resolução Consup nº 20/2020, ou ainda que não possuem equipamentos de informática, podem se inscrever para os programas Permanência - Conectividade e Apoio Didático - Conectividade. O prazo de inscrição vai do dia 20 a 29 de julho, pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Os editais de seleção podem ser acessados na página de Assistência Estudantil do câmpus.

Os programas fazem parte da Política de Assistência Estudantil do IFG. O Programa Permanência - Conectividade (Edital 010/2020 - número do edital foi retificado) tem como objetivo propiciar a inclusão digital aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, promovendo as condições necessárias para a permanência e êxito acadêmicos excepcionalmente durante o ensino remoto emergencial, em decorrência da situação de pandemia de covid-19. O Programa Apoio Didático - Conectividade (Edital 009/2020) visa disponibilizar, em caráter de empréstimo, equipamentos aos estudantes vulneráveis socioeconomicamente, tais como computadores, notebook, chromebooks ou tablets, tendo em vista as realizações de atividades de ensino, pesquisa e extensão durante o período excepcional de ensino remoto emergencial.

Podem participar estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, e que estejam devidamente matriculados nos cursos presenciais do Câmpus Goiânia como técnicos integrados ao ensino médio, técnicos integrados ao ensino médio na modalidade educação para jovens e adultos, técnicos subsequentes, graduações e pós-graduações.

Os estudantes selecionados no Programa Permanência - Conectividade serão atendidos com a disponibilização de chip de telefonia celular com plano de dados móveis contratados pelo IFG ou Ministério da Educação ou por meio de pagamento de auxílio financeiro no valor mensal de até R$ 100. Aqueles que forem classificados no Programa Apoio Didático - Conectividade poderão obter, por meio de empréstimo, computadores e outros equipamentos junto à instituição.

Os programas Permanência - Conectividade e Apoio Didático - Conectividade serão ofertado de forma complementar aos demais programas de Assistência Estudantil.


Como se inscrever

As inscrições serão realizadas por meio do SUAP do dia 20 a 29 de julho. Alunos que já participam dos programas de assistência estudantil ou que estejam na lista de espera dos editais referentes aos programas deverão apenas realizar a inscrição no Programa Permanência - Conectividade e/ou no Programa Apoio Didático - Conectividade, conforme orientações disponíveis no Manual do Aluno. Em seguida, é preciso anexar no campo “documentação do aluno” as declarações referentes a cada edital.

Já os estudantes que nunca participaram dos editais de assistência estudantil, sejam eles ingressantes ou veteranos, deverão acessar o SUAP e preencher questionário de caracterização socioeconômica disponível no Módulo de Atividades Estudantis (em caso de dúvida, consulte o Manual do Aluno - questionário socioeconômico). Em seguida, é preciso realizar a inscrição nos programas Permanência - Conectividade e/ou Apoio Didático - Conectividade e anexar os arquivos exigidos nos editais.

Os documentos necessários à inscrição devem estar em formato PDF ou em arquivo compactado zip/rar de no máximo 5Mb. Na impossibilidade de envio pela internet, a documentação pode ser entregue na portaria de visitantes do Câmpus Goiânia, desde que esteja em envelope lacrado e endereçado à Coordenação de Assistência Estudantil (CAE). O prazo para entrega será entre os dias 20 e 29 de julho, das 8 às 17 horas. No caso de entrega presencial, o edital alerta para que sejam observados os cuidados necessários em relação à covid-19.

Seleção

Para serem selecionados, os estudantes deverão cumprir as normas indicadas no item de inscrição. Aqueles que já estão cadastrados no SUAP e participam de algum dos programas de assistência estudantil ou que estão na lista de espera de algum deles já estarão automaticamente selecionados.

Os estudantes que ainda não participam dos programas de assistência estudantil serão selecionados mediante o estudo socioeconômico que será realizado pela CAE a partir da análise da documentação entregue no ato da inscrição.


Formas de atendimento

Os alunos que receberem o auxílio financeiro deverão contratar serviço de internet disponível na sua região (banda larga, rádio ou dados móveis) que melhor atenda suas necessidades, levando em consideração o valor limite de R$ 100. O primeiro pagamento será efetuado integralmente. Os demais serão efetuados somente mediante a apresentação do comprovante de contratação do serviço. Os comprovantes devem ser enviados ao e-mail cae.goiania@ifg.edu.br .

Estudantes que declararam não ter acesso suficiente à internet e que comprovarem já possuir plano de dados móveis contratado com franquia mensal inferior a 20GB poderão receber chip de telefonia celular. O equipamento dará acesso a plano de dados móveis suficiente contratado pelo IFG ou Ministério da Educação ou auxílio financeiro para complementar o aumento da franquia mensal para, no mínimo, 20 GB, também obedecendo ao valor limite estipulado pelo edital.

Os alunos que requisitarem o Programa Apoio Didático - Conectividade receberão o empréstimo de computadores de mesa, notebooks, tablets e outras ferramentas mediante assinatura de termo específico e com demais normas de uso. Os contemplados deverão zelar pelos equipamentos, utilizá-los de forma adequada e devolvê-los em perfeitas condições à instituição quando do retorno das atividades presenciais regulares

Vale destacar que o atendimento por meio do auxílio financeiro será realizado preferencialmente enquanto não for possível a disponibilização dos chips de telefonia celular e o atendimento desse auxílio será condicionado ao limite orçamentário disponível pela instituição.

Resultado

Os resultados preliminares das seleções serão divulgados na página de Assistência Estudantil do Câmpus Goiânia no dia 10 de agosto. Os interessados poderão interpor recurso entre os dias 11 e 12 de agosto pelo e-mail cae.goiania@ifg.edu.br ou entregues presencialmente na portaria de servidores da unidade, no mesmo prazo, das 8h às 17 horas. Neste caso, os recursos deverão estar em envelope lacrado e endereçado à CAE.

Os resultados finais estarão disponíveis no dia 18 de agosto.

Confira o edital 010/2020 (Retificação quanto ao número do edital) que trata sobre o Programa Permanência - Conectividade.

Acesse o edital 009/2020 sobre o Programa Apoio Didático - Conectividade.

Inscreva-se pelo SUAP


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia. (Atualizada em 20.07.2020)

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página