Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG apresenta diversas palestras e atividades na Campus Party Digital Goiás
Início do conteúdo da página
CAMPUS PARTY 2020

IFG apresenta diversas palestras e atividades na Campus Party Digital Goiás

Publicado: Quarta, 08 de Julho de 2020, 10h36 | Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2020, 09h41

O Câmpus Goiânia conta com várias participações, com transmissão ao vivo pelo site do evento (https://brasil.campus-party.org/)

imagem sem descrição.

De 9 a 11 de julho, mais de 30 países estarão, simultaneamente, com uma vasta programação pelo evento Campus Party Digital Global. Goiás sediará pela segunda vez a Campus, mas este ano em formato 100% digital. O Instituto Federal de Goiás (IFG), um dos parceiros do evento, também contará com palestras ministradas por professores da instituição e estudantes de vários câmpus. A participação em todo o evento é gratuita.

O reitor da Instituição, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, participará de uma sessão de bate-papo com os reitores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Therezio Amado, e a professora do Departamento de Economia da PUC-GO, Ana Luiza Souza. O tema será: como preparar a educação para as mudanças em curso? A atividade ocorrerá no dia 11, às 16h05, no palco New Horizons. É possível acompanhar pelo link: https://goias-digital.campus-party.org/campusero/?page=page-stream&slugEvent=campus-party-digital-edition-2020-goias&slugAttraction=+Bate-papo-com-reitores-como-preparar-a-educacao-para-as-mudancas-em-curso 

Como desdobramento do projeto Lapassion, o professor do Câmpus Jataí e coordenador do projeto, Ruberley Rodrigues de Souza, vai apresentar no dia 10, 16 horas, palestra para falar sobre os projetos realizados na edição de 2020, que ocorreu no Brasil e teve como um dos realizados da etapa o IFG. Fazem parte das equipes que desenvolveram os projetos e que também participarão da Campus, os estudantes Gabriel Santos Novato, do curso de Engenharia Civil do Câmpus Goiânia; Matheus Monteiro Cabral, do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Itumbiara; e Karlla Aparecida Ribeiro, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus Formosa.

Os projetos a serem apresentados são: Utilização de Logística Reversa dos resíduos pós-consumo de uma empresa de laticínios, Desenvolvimentos de soluções sustentáveis que propiciem a melhoria da mobilidade urbana em Senador Canedo, favorecendo o turismo e lazer e Utilização de dispositivos que conduzam o cidadão à prática de exercícios físicos e gerem energia elétrica a partir de movimentos corporais. O público poderá assistir à palestra, no link: https://goias-digital.campus-party.org/campusero/?page=page-stream&slugEvent=campus-party-digital-edition-2020-goias&slugAttraction=LAPASSION-Goiania 

 

Câmpus Goiânia

Do IFG – Câmpus Goiânia, serão apresentadas diversas ações. O professor Sanderson Macedo (Sandeco), que é embaixador da Campus Party, por exemplo,  vai realizar três palestras com temas sobre inteligência artificial e metodologias ativas para professores (confira as datas e horários mais abaixo). 

O Câmpus Goiânia também será representado pelo professor Aldo Muro, que vai apresentar projetos sobre Monitoramento da qualidade do ar em municípios de baixa renda, abordando sistemas produtivos para implementação de Produção Mais Limpa (P+L) em seus parques industriais e mitigar as emissões atmosféricas prejudiciais à biota e obtenção do selo verde. 

Ainda na área ambiental, o engenheiro eletricista Natanael Faleiro e pós-graduando do câmpus participará da sessão sobre Geração Solar Distribuída, no dia 11/07, às 19h. Outra sessão é com o professor Luís Fernando Pagotti, sobre novos rumos e tendências das profissionais tecnológicas, que ocorre no dia 11/07, às 17h30. 

O professor Carlos Roberto da Silveira, juntamente com a estudante  do curso de Engenharia de Controle e Automação Amanda Fernandes, vai apresentar os resultados do projeto STEAM4Girls, projeto que tem por objetivo estimular o interesse de meninas em temáticas relacionadas ao conceito STEAM (sigla em inglês de Science - Ciência, Technology - Tecnologia, Engineering - Engenharia, Arts - Artes e Math – Matemática). O projeto foi desenvolvido em 2020 e busca uma aprendizagem criativa para estímulo de meninas cientistas de escolas públicas da capital. A atividade ocorre no palco New Horizons, no dia 09/07, 17h35 – 18 horas.

Confira outras participações do Câmpus Goiânia: 

Reiniciando o mundo com Inteligência Artificial

  • Professor: Sanderson Macedo (Sandeco)
  • Quinta-feira, dia 09/07, 15h35 
  • Palco Living Better

O professor do futuro e metodologias ativas

  • Professor: Sanderson Macedo (Sandeco)
  • Quinta-feira, 09/07, 17h
  • Palco New Horizons

Processamento e Análise de Dados em Tempo Real com Kafka, ElasticSearch e PySpark #JoinCommunity

  • Professores: Otávio Calaça (IFG) e Cícero Moura (UFG)
  • Quinta-feira, 09/07, 23h35 
  • Palco Work Life

Redes Neurais para Grafos com Python #JoinCommunity

  • Professor: Otávio Calaça  (IFG)
  • Sexta-feira, 10/09, 23h05
  • Palco New Horizons

Inteligência Artificial divertida para Adolescentes

  • Professor: Sanderson Macedo (Sandeco)
  • Sábado, 11/07, 14h30
  • Palco Include  

 

Outros câmpus do IFG também participarão das atividades da Campus Party

Do Câmpus Luziânia, a tecnóloga em Redes de Comunicação Christiane Santos, que também é professora da Instituição, apresentará a sessão: Movimento Maker – hackeando de impressoras 3D e satélites da NASA. Ela é fundadora do Grupo de Robótica para Meninas Metabotix e membro do Grupo de Robótica GYNBOT.

Do Câmpus Goiânia Oeste, a professora Lorena Rosa vai apresentar a sessão SaudavelMENTE. Estudante do curso técnico em Informática, do Câmpus Uruaçu, Heloiza Santana Ribeiro vai apresentar a sessão Projeto de Irrigação Sustentável com Arduino. 

Outras sessões que serão apresentadas durante o evento: 

  • Sessão: Razões para Refletir em Tempos de Pandemia: vírus e viroses nos dias atuais - Silvana Santiago, graduada em Biomedicina e professora do IFG – Câmpus Goiânia Oeste.
  • Sessão: Inclusão educacional e social, um debate para três partes - Educação, Sociologia e Saúde, com a professora Ana Beatriz de Freitas, coordenadora na Reitoria do IFG.
  • Sessão: Inclusão educacional e social, um debate para três partes - Educação, Sociologia Saúde, com a professora Thais Marinho.
  • Sessão: Inclusão educacional e social, um debate para três partes - Educação, Sociologia e Saúde, com a cientista social e professora do IFG – Câmpus Goiânia Oeste, Raclene Ataide.

Toda a programação, com datas e horários, e as informações do evento estão disponível no site: https://goias-digital.campus-party.org/campusero/?page=page-agenda&slugEvent=campus-party-digital-edition-2020-goias 

Acesse: https://goias-digital.campus-party.org/ 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria. Coordenações de Comunicação Social dos Câmpus Goiânia e Itumbiara.

Fim do conteúdo da página