Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Docentes lançam projeto Imaginação Sociológica com atividades na área das Ciências Sociais
Início do conteúdo da página
Sociologia

Docentes lançam projeto Imaginação Sociológica com atividades na área das Ciências Sociais

Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2020, 11h05 | Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2020, 09h11

São ofertadas atividades pelo Google Classroom para alunos dos cursos técnicos e também pelo YouTube

imagem sem descrição.

Resultante da articulação de alguns membros do corpo docente da disciplina de Sociologia do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), surge o projeto Imaginação Sociológica, uma iniciativa que nasce a partir da demanda extraordinária de suspensão das aulas na Instituição devido à pandemia de Covid-19 e da necessidade de reflexão propositiva em torno de atividades que incorporem criativamente a possibilidade da instrumentalização de tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Por meio do projeto, são ofertadas atividades para estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do câmpus pela plataforma Google Classroom e foi criado também um canal no YouTube  para o projeto voltado à comunidade.

O projeto Imaginação Sociológica é uma ação articulada pelos professores do IFG: Gustavo de Faria Lopes, José Elias Domingos Costa Marques, Najla Franco Frattari, Renato Gomes Vieira, Ricardo Vidal Golovaty e Rogério dos Santos Bueno Marques. O projeto possui duas frentes de articulação de atividades, conforme explica um dos professores envolvidos na ação, José Elias.

Atividades no Google Classroom
Segundo o professor José Elias, a primeira frente da iniciativa ocorre por meio da plataforma Google Classroom (plataforma que pode ser acessada por aqui), com atividades direcionadas aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia. Neste ambiente virtual de aprendizagem, serão disponibilizados conteúdos diversos e mais enquetes com perguntas através de um fórum de questões.

Os alunos dos cursos técnicos integrados da unidade terão que acessar o aplicativo Google Classroom e inserir o código (correspondente ao seu período de matrícula) para solicitar permissão para entrar na sala. Os códigos são os seguintes para os estudantes dos quatro anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia do IFG:

Códigos para acesso ao Google Classroom

  • Estudante do Primeiro Ano: 3tw2kne
  • Estudante do Segundo Ano: e5dqlzc
  • Estudante do Terceiro Ano: qzu7lcu
  • Pré-vestibular: 5juou6i   (participação voltada a todos os alunos que almejam reforçar os estudos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem)

Os professores responsáveis pelo projeto, dentro do ambiente virtual de aprendizado Google Classroom, articularão com os estudantes inscritos a proposição de leitura de textos, acesso a vídeos temáticos, resolução de questões e questionamentos diversos, através do fórum de perguntas e respostas. Todas as atividades estarão contempladas dentro dos eixos de atividades nas ementas da disciplina de Sociologia. Como a participação no projeto não é de natureza obrigatória, não serão realizadas avaliações dos participantes. O fluxo de inscrições no projeto será contínuo.

Os articuladores das atividades dentro da plataforma Google Classroom são os professores: José Elias, Ricardo Golovaty, Renato Gomes, Rogério Bueno, Najla Frattari e Gustavo Lopes. Para mais informações sobre o projeto, os alunos podem entrar em contato pelo e-mail: cienciassociaisifgyn@gmail.com

Canal no YouTube

Outra frente do projeto trata-se da criação de um canal no YouTube para o projeto Imaginação Sociológica IFG, que é voltado ao público em geral. No canal, os docentes publicarão vídeos interessantes que abordarão temáticas dentro da área de Ciências Sociais, além de videoaulas. Os interessados podem acessar e se inscrever no canal pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCCqNPfBvnFzy0ylBIhtkrRQ

 


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.

Fim do conteúdo da página