Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto recebe inscrições de interessados em aprender sobre biografias e obras de compositores de Chorinho
Início do conteúdo da página
Música

Projeto recebe inscrições de interessados em aprender sobre biografias e obras de compositores de Chorinho

Publicado: Terça, 23 de Junho de 2020, 16h08 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2023, 08h08

As inscrições devem ser feitas pelo formulário eletrônico e as atividades do 1º módulo começam no dia 29 de junho

Projeto Chorinho no Seu Canto recebe inscrições ao longo dos oito módulos da ação.
Projeto Chorinho no Seu Canto recebe inscrições ao longo dos oito módulos da ação.

Uma das formas mais expressivas da música instrumental no Brasil é o Chorinho, que se trata de um gênero musical legitimamente brasileiro  que atrai a simpatia e encanta ouvintes, além de desafiar a musicalidade e técnicas de músicos. Para quem deseja aprender mais sobre esse gênero musical, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas para o projeto Chorinho no seu Canto. As atividades serão realizadas virtualmente e o primeiro módulo começa no dia 29 de junho.

O Chorinho no seu Canto, coordenado pela professora de Música do Câmpus Goiânia do IFG Rosana Rodrigues, é um projeto de caráter extracurricular que nasce dentro da proposta de ampliar e proporcionar a autonomia ao discente na construção do conhecimento, através de experiências formativas no campo da cultura popular brasileira, criando atividades prazerosas que propiciem, neste momento de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, um contato com o rico universo musical brasileiro.

Podem se inscrever gratuitamente no projeto preferencialmente alunos e egressos dos cursos de música do IFG, tanto do curso técnico quanto da licenciatura, bem como servidores e estudantes de outros cursos da Instituição e também pessoas da comunidade em geral, que caso tenham seu próprio instrumento musical e queiram participar. Os interessados devem fazer a inscrição por meio de formulário eletrônico.

O projeto será desenvolvido ao longo de 8 módulos mensais, que abordarão a biografia e obra de um compositor brasileiro de Chorinho mensalmente, como: Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazaret, Altamiro Carrilho, Patápio Silva, Benedito Lacerda e Luis Americano. Cada módulo terá a duração de um mês e é possível aos interessados efetivarem as inscrições ao longo do projeto nos módulos seguintes. O projeto prevê um encontro online  por semana por meio da plataforma Google Meet. Cada modulo dará ao participante o crédito de 30 horas complementares .

Os participantes do projeto terão acesso ao material necessário para seu percurso formativo (instrumento musical, partituras, links de filmes, documentários e lives) que aborde a temática do projeto, além de todo o auxílio necessário ao seu estudo autônomo. O inscrito, além da pesquisa biográfica, estudará também em seu instrumento musical uma obra de livre escolha do compositor daquele módulo. Ao final de cada módulo, o produto resultante das pesquisas e o repertório estudado será transformado em arquivo audiovisual, em forma de sarau, contendo músicas e informações sobre o compositor daquele mês. O produto final será disponibilizado para acesso à comunidade através do canal da Coordenação de Artes do Câmpus Goiânia do IFG.

Serviço
Projeto Chorinho no seu Canto
Inscrições abertas pelo Google Formulário
Início do 1º Módulo: 29 de junho
Público-alvo: Preferencialmente alunos e egressos dos cursos de música do IFG, tanto do curso técnico quanto da licenciatura. Também podem participar servidores e estudantes de outros cursos da Instituição e também pessoas da comunidade em geral, caso tenham seu próprio instrumento musical.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG

Fim do conteúdo da página