Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia oferta curso na área de formação continuada em docência na EJA
Início do conteúdo da página
CURSO

Câmpus Goiânia oferta curso na área de formação continuada em docência na EJA

Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 16h04 | Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 09h13

Estão disponíveis 40 vagas, sendo 10 suplentes, destinadas a professores das redes pública e privada, além de servidores do IFG

imagem sem descrição.

Estão abertas até o dia 28 de junho as inscrições para o minicurso gratuito Formação continuada em docência na EJA, ofertado pelo Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Ao todo, estão disponíveis 40 vagas e outras 10 suplentes, que serão preenchidas em caso de desistência. Podem participar da ação professores das redes pública e privada de educação, bem como servidores do IFG. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário eletrônico específico. Não há seleção para classificação, sendo que o preenchimento das vagas será por ordem de efetivação da inscrição.

O curso será ministrado pela plataforma Google Meet, totalizando 40 horas divididas entre 10 encontros online, leitura de textos e socialização via web. As aulas serão realizadas sempre das 19h às 21 horas, do dia 30 de junho a 30 de setembro.

A proposta do minicurso consiste na apreciação de textos e vídeos que tratam sobre as especificidades do trabalho docente na Educação para Jovens e Adultos. Coordenado pelos professores Josué Vidal e Sebastião Cláudio Barbosa, o curso visa estimular a formação docente atuante nesta modalidade de ensino, uma vez que essa é fundamental para determinar bons itinerários formativos para os estudantes EJA, tendo em vista as dificuldades de acesso e permanência de jovens e adultos nas escolas.

O projeto de implementação do minicurso sustenta-se nos dados do Censo da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os quais apontam que menos de 5% dos jovens e adultos brasileiros frequentam a escola. Isso implica dizer que mais de 70 milhões de pessoas que pertencem a esse público estão fora das instituições de ensino. Ainda assim, as que estão inseridas em cursos na modalidade EJA encontram dificuldades de permanência e êxito, o que resulta altas taxas de abandono e, consequentemente, se desiludem em relação ao sistema escolar.

Os participantes do curso vão receber certificados contabilizando 40 horas. A iniciativa faz parte das ações do Câmpus Goiânia do IFG adotadas durante o período de isolamento social e suspensão do calendário acadêmico devido à pandemia de covid-19.

Serviço
Minicurso Formação continuada em docência na EJA
Data de inscrição: 18 a 28 de junho pelo formulário eletrônico
Data do curso: 30 de junho a 30 de setembro
Local: Goole Meet
Público-alvo: professores das redes pública e privada de ensino, além de servidores do IFG
Vagas: 40 vagas, 10 vagas suplentes


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

 

Fim do conteúdo da página