Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Área de Turismo e Hospitalidade realiza uma série de atividades para discutir os impactos e adaptações no setor
Início do conteúdo da página
Extracurricular

Área de Turismo e Hospitalidade realiza uma série de atividades para discutir os impactos e adaptações no setor

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 09h02 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 17h10

Estão programadas discussões de filmes, lives e rodas de conversas virtuais abertas à comunidade

matéria turismo

Com o título “Turismo e Hospitalidade: desafios oriundos da pandemia (Covid-19) e caminhos para a continuidade da construção do conhecimento, a inovação e o compartilhamento de saberes”, o projeto integrador da área de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) promove uma série de atividades não presenciais neste momento de suspensão do calendário acadêmico por tempo indeterminado na Instituição e isolamento social devido à pandemia de Covid-19. As ações empreendidas no projeto têm por objetivo discutir e refletir as adaptações e inovações do setor de Turismo e Hospitalidade no enfrentamento aos novos desafios no pós-pandemia.

Para que fossem pensadas as metodologias de ensino adequadas para este momento, alunos e professores vinculados à área de Turismo e Hospitalidade dos cursos técnico em Cozinha (EJA), bacharelado em Turismo e a especialização em Gestão dos Serviços de Hospitalidade participaram de uma pesquisa online sobre o interesse em atividades extracurriculares, com o objetivo de que contribuíssem com sugestões para o planejamento e execução de atividades extracurriculares na modalidade a distância.

Pesquisa

O estudo foi realizado junto aos discentes dos cursos da área de Turismo e Hospitalidade no mês de maio, utilizando questionários eletrônicos enviados aos alunos. Os resultados da investigação são apresentados em um artigo escrito pelas professoras Regina Jordão (coordenadora do bacharelado em Turismo), Rebeca Rubim, Gisélia Lima (coordenadora do curso técnico integrado em Cozinha-EJA) e Clarinda Silva (coordenadora da pós-graduação em Gestão dos Serviços de Hospitalidade). A pesquisa na forma de artigo foi apresentada na reunião do Conselho Departamental do Departamento Acadêmico 1.

Lives Gastronômicas

No projeto promovido pela área de Turismo e Hospitalidade, algumas ações já estão sendo desenvolvidas desde o início da suspensão do calendário acadêmico no IFG, como as Lives (transmissões online ao vivo) de Gastronomia promovidas pelo professor Alcyr Viana em seus canais pessoais no Instagram (@alcyr_viana) e Facebook . Essas ações integram o subprojeto de título: “Os conhecimentos da Gastronomia para além dos muros da academia – PANC como possibilidades gastronômicas e econômicas”.

As informações sobre as Lives que já ocorreram e  as novas edições podem ser conferidas na seção “Lives e Webinar” na página Ações do Câmpus Goiânia – Covid-19.

Quarta no Cinema

Outra ação promovida pela área de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia do IFG é a Quarta no Cinema, que se trata de um encontro semanal, todas as quartas-feiras, às 19h30, pela plataforma Google Meet. O encontro semanal online da Quarta no Cinema integra o subprojeto de título: “Circuito de Filmes e Debates no Âmbito do Turismo e da Hospitalidade" , que objetiva discutir filmes e documentários que possuem uma temática que, transversalmente, abordam assuntos correlatos à grande área do turismo e hospitalidade, sob a mediação dos professores da área.

Nesta primeira edição do projeto, no dia 10 de junho, às 19h30, será realizado o debate do filme  “Volta ao Mundo em 80 dias: uma aposta muito louca”, uma comédia do diretor Frank Coraciv, que mostra a história de Phileas Fogg, um inventor que vive na Inglaterra vitoriana (final do século XVIII), que é desafiado por outro inventor a dar a volta ao mundo em 80 dias. Em sua jornada, ele é acompanhando por seu empregado fiel, Passepartout, e por Monique, sua bela navegadora. Inspirado no romance de aventura escrito pelo francês Júlio Verne, publicado em 1872, o filme é uma espécie de refilmagem do clássico de 1956 que levou cinco prêmios no Oscar da época.

O filme pode ser visto no YouTube no link: https://www.youtube.com/watch?v=pZzK5eHbyfU. É solicitado aos participantes que assistam ao filme antes do debate. Por meio desta obra cinematográfica, todos os que participarem da sessão serão convidados a discutirem a relação entre a narrativa fílmica com a obra original e as adaptações de filmes, assim como a importância do livro, o contexto histórico e geográfico apresentado no filme, o papel dos meios de transportes e da tecnologia no desenvolvimento da viagem de volta ao mundo e uma análise de como a narrativa pode ajudar na compreensão da evolução do turismo moderno, a partir dos elementos que podem ser associados ao turismo e à hospitalidade.

Os interessados em participar desta primeira edição da Quarta no Cinema precisam fazer a inscrição gratuita pelo formulário eletrônico:  https://forms.gle/jxwdm2KzQoXvXiZj7, para receber o certificado de participação.  Esta sessão terá a mediação dos professores da área de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia do IFG, Leonardo Ravaglia e Gisélia Carvalho.

Na Quarta no Cinema, serão realizados nove debates virtuais de obras cinematográficas distintas programados até o dia 12 de agosto, sempre com a mediação dos professores da área de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia do IFG.

Rodas virtuais

Além disso, a área de Turismo e Hospitalidade promoverá Rodas Virtuais, com participação aberta às comunidades interna e externa ao IFG. Os encontros virtuais serão organizados pelos docentes Regina Jordão, Renata Fleury, Carlos Shiley Domiciano, José Carlos Silva, Ana Carolina Sousa, Karla Vaz, Poliana Freire e Luciana Froes.

As Rodas Virtuais tratam-se de uma ação de extensão que será composta de quatro encontros virtuais, em dias alternados, nos formatos: mesa-redonda, oficina e debate, que irão abordar as temáticas de segurança, novos protocolos e atendimento na área de Turismo e Hospitalidade pós-Covid-19.

Por meio das rodas de conversas virtuais, o objetivo é contribuir no fortalecimento do turismo em tempos de pandemia no município de Goiânia, bem como nos destinos que, apesar de possuírem atrativos turísticos, carecem de orientações técnicas.

Os interessados em participar das rodas virtuais precisam fazer a inscrição no link pelo Sugep na atividade: “Turismo e Hospitalidade: desafios e caminhos para a continuidade da construção do conhecimento, a inovação e o compartilhamento de saberes” (acesse aqui). Os participantes precisam se inscrever para receber o  certificado.

Segurança dos alimentos

A área de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia do IFG também desenvolve o subprojeto de título: “Segurança dos alimentos, por meio do controle higiênico-sanitário, em tempos de pandemia (Covid-19)”, que será realizado pelos professores de Serviços de Alimentação/Gastronomia. O projeto visa realizar um diagnóstico com aplicação de questionário online para discentes da área e, num segundo momento, serão desenvolvidas ações, como: compartilhamento de materiais (documentos digitais, vídeos, documentários etc.) sobre a temática; a disponibilização para estudo e discussão sobre as novas notas técnicas publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) direcionadas às empresas de alimentos; além de roda de conversa e mesa - redonda a serem realizadas por meio de webconferências, com a participação de convidados. Essas conferências virtuais serão gravadas e disponibilizadas posteriormente nos canais institucionais da área.

O público pode acompanhar também as ações desenvolvidas pela área de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia do IFG pelos canais do Laboratório de Turismo e Hospitalidado do IFG – Câmpus Goiânia no Facebook e no Instagram (@turweekifg).

Serviço

Projeto: Turismo e Hospitalidade: desafios e caminhos para a continuidade da construção do conhecimento, a inovação e o compartilhamento de saberes
Inscrições pelo Sugep no link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/d5711af1-45f2-45b0-abed-a80bbcc84f37/inscricao

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG

Fim do conteúdo da página