Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para o minicurso "Campo harmônico maior/menor e aplicações no violão"
Início do conteúdo da página
MINICURSO

Inscrições abertas para o minicurso "Campo harmônico maior/menor e aplicações no violão"

Publicado: Terça, 09 de Junho de 2020, 14h12 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 17h10

Podem se inscrever alunos do curso técnico integrado em Instrumento Musical e da Licenciatura em Música do Câmpus Goiânia

imagem sem descrição.

Estão abertas as inscrições para o minicurso Campo harmônico maior/menor e aplicações no violão. A atividade será realizada pelo Moodle/IFG entre os dias 16 de junho a 27 de agosto. São disponibilizadas 40 vagas a estudantes do curso técnico integrado em Instrumento Musical (15 vagas) e da Licenciatura em Música (25 vagas) do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás. As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de junho, no Moodle. Para tanto, é preciso informar matrícula e senha (a mesma utilizada para acessar o sistema Q-Acadêmico), e inserir a palavra-chave “harmonia”.

A proposta do minicurso consiste em apresentações de vídeos semanais observando os campos harmônicos maior e menor, bem como as progressões harmônicas utilizadas em canções da Música Popular Brasileira e do repertório tradicional do violão. Serão analisados também acordes e observações das progressões e seus desdobramentos dominantes secundários, segundo cadencial, sub V, acordes diminutos e acordes de empréstimo modal.

Proposto pelo professor da área de Música do Câmpus Goiânia, Gustavo Amui, o minicurso é voltado para os alunos que já possuem conhecimento prévio e já façam alguns acordes básicos no violão. Além de abordar questões relacionadas aos campos harmônicos, a atividade também visa desenvolver o ouvido harmônico entre os participantes; incentivar a criação musical e a rearmonização; o conhecimento de acordes no braço do violão e seus desdobramentos.

O curso faz parte das ações adotadas pelo Câmpus Goiânia durante o período de isolamento social para combate à Covid-19, momento em que o calendário acadêmico institucional encontra-se suspenso. Para saber mais sobre essas ações, acesse aqui.

Aulas

Moodle/IFG é o principal ambiente para desenvolvimento do minicurso. Semanalmente, serão apresentados vídeos nos quais serão abordados o campo harmônico maior e seus acordes no braço do violão em diferentes tonalidades. Em seguida, o conteúdo partirá para as progressões, apresentação e análises harmônicas de músicas e os desdobramentos, tanto no campo harmônico maior quanto no campo harmônico menor.

Pela plataforma também serão disponibilizados materiais de suporte em PDF, para auxiliar o aprendizado. A cada 15 dias, nas quintas-feiras das 15h30 às 17 horas, haverá um encontro pelo Google Meet para interação e acompanhamento dos conceitos assimilados.

O minicurso será dividido em quatro tópicos, cada um com 10 horas. A observação de cumprimento da carga horária pelo discente será realizada pelos acessos ao Moodle e pelas participações no Google Meet.

Para mais informações, acesse o vídeo onde o professor Gustavo Amui explica detalhes do curso: https://www.youtube.com/watch?v=j4lMP5wUekc

Serviço
Minicurso Campo harmônico maior/menor e aplicações no violão
Data: 16 de junho a 27 de agosto
Local: Moodle/IFG e Google Meet
Público-alvo: alunos do curso técnico integrado em Instrumento Musical e da Licenciatura em Música, que já tenham conhecimento prévio em violão
Inscrições: até 15 de junho pelo Moodle/IFG

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página