Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Primeiros respiradores mecânicos são recuperados em projeto executado pela UFG, IFG, Senai e Crea-GO
Início do conteúdo da página
Ação Interinstitucional

Primeiros respiradores mecânicos são recuperados em projeto executado pela UFG, IFG, Senai e Crea-GO

Publicado: Quinta, 07 de Maio de 2020, 09h02 | Última atualização em Quarta, 13 de Maio de 2020, 09h28

Por meio da parceria, foram recuperados cerca de 20 aparelhos da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

 Primeiros ventiladores mecânicos recuperados pelo projeto Pneuma foram entregues à  Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.
Primeiros ventiladores mecânicos recuperados pelo projeto Pneuma foram entregues à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás ( crédito foto: Reprodução/Site UFG).

Os primeiros respiradores mecânicos, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), que estavam em desuso foram recuperados graças à parceria entre o Governo de Goiás e pesquisadores da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG), do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Goiás e mais a participação de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) e engenheiros voluntários. Cerca de 20 ventiladores mecânicos foram reparados e entregues à SES-GO e poderão ser utilizados para o atendimento de pacientes acometidos pelo coronavírus Covid-19 internados em hospitais do estado.

A ação de recuperação de respiradores mecânicos é uma das três linhas de trabalho do projeto Pneuma, que é coordenado pelo professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da UFG, Rodrigo Pinto Lemos, e conta com a participação de uma equipe de cerca de 40 voluntários. Entre esses, participam dois servidores do Câmpus Goiânia do IFG, professor Sérgio Botelho,que é gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia; e o servidor técnico-administrativo e engenheiro mecânico, Paulo Vinícius da Silva Resende.

Além do reparo de respiradores inoperantes da Secretaria Estadual de Saúde, o projeto Pneuma contempla também a fabricação de respiradores de baixo custo e a confecção de equipamentos de proteção individual (EPIs).

A ação de reparo dos ventiladores mecânicos danificados teve início no dia 13 de abril, com o estabelecimento da parceria entre Governo de Goiás, UFG, IFG – Câmpus Goiânia, Senai e Crea-GO (leia mais aqui). Integra essa frente de trabalho uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da UFG e do IFG, instrutores e funcionários do Senai em Goiás e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), engenheiros autônomos e profissionais da área que atuam em empresas privadas.

De acordo com informações da equipe à frente do trabalho, inicialmente o projeto recebeu cerca de 85 respiradores inoperantes, de diferentes marcas e níveis de danos. Para a execução dos reparos, foi criado um fluxo de trabalho com foco na leitura de manuais e diagnósticos de falhas em cada equipamento, bem como um checklist e inspeção visual com registro e fotos. Após os reparos e a verificação de funcionamento de cada equipamento, é feita a calibração, etapa decisiva para garantir a viabilidade de operação e o cumprimento das normas da área da saúde para o uso dos respiradores mecânicos.

A entrega simbólica dos primeiros aparelhos recuperados no projeto foi realizada no dia 30 de abril, na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da UFG, onde os respiradores mecânicos estão sendo concertados. Mais aparelhos em desuso de diversos hospitais de Goiás continuam sendo enviados para a recuperação executada no projeto.

Os dois voluntários do Câmpus Goiânia do IFG, o professor Sérgio Botelho e o servidor técnico-administrativo Paulo Vinícius da Silva Resende se juntaram à equipe de recuperação dos respiradores mecânicos desde o início do projeto, no mês de abril.

Segundo Paulo Vinícius Resende, ele está contribuindo diariamente com a ação e vai até a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da UFG para trabalhar na recuperação dos aparelhos junto aos demais voluntários.

“A minha participação no projeto tem sido muito gratificante. Integrar uma equipe multidisciplinar passa a ter uma função muito expressiva de aprendizado ao lidar com equipamentos até então não conhecidos, além de aprimorar as habilidades técnicas e de relacionamento interpessoal enquanto servidor do IFG. Como resultado desta união, teremos de volta à ativa alguns respiradores e ventiladores pulmonares para ajudar as equipes do sistema de saúde pública no combate à pandemia”, destaca Paulo Vinícius da Silva Resende.


Leia mais na matéria publicada no site da UFG: “EMC e instituições parceiras entregam primeiros ventiladores mecânicos recuperados”


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG, com informações da matéria da Secom/UFG.

 

Fim do conteúdo da página