Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Docentes do Câmpus Goiânia lançam e-book sobre práticas interdisciplinares na educação
Início do conteúdo da página
EDUCAÇÃO

Docentes do Câmpus Goiânia lançam e-book sobre práticas interdisciplinares na educação

Publicado: Terça, 28 de Abril de 2020, 16h43 | Última atualização em Quarta, 13 de Maio de 2020, 09h28

Obra possui artigos com co-autoria de estudantes do curso de Licenciatura em Letras do IFG

imagem sem descrição.

Alunos dos cursos de licenciatura ofertados pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) e demais instituições de ensino, incluindo pesquisadores e demais interessados em novas perspectivas e práticas pedagógicas já podem conferir o livro Práticas interdisciplinares na educação: diálogos, interfaces e desafios. A obra está disponível gratuitamente em versão e-book e conta com a participação de docentes do Câmpus Goiânia tanto em sua idealização, organização e na autoria de artigos contemplados no livro. A ideia de fazer uma publicação com essa temática surgiu após interação entre as professoras do Câmpus Goiânia, Maria Cristina Morais de Carvalho e Limerce Ferreira Lopes, ambas do departamento de áreas acadêmicas 1, e de Marilza Suanno, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE-UFG), que assinam a organização do e-book.

Segundo as organizadoras, o propósito do livro é relacionar as várias áreas do conhecimento a fim de apresentar pesquisas de reflexões teórico/metodológicas sobre experiências estéticas, sociais e políticas em diferentes contextos educacionais em que os eixos centrais se articulem com os temas: educação, linguagem e interdisciplinaridade. O livro reúne artigos produzido por alunos, pesquisadores e professores vinculados a núcleos de pesquisa do IFG, Instituto Federal Fluminense, Instituto Federal de Brasília, Universidade Federal de Goiás, Universidade Estadual de Goiás, Universidade de Brasília e da Universidade Federal da Paraíba.

No IFG, por exemplo, contribuíram com conteúdos estudiosos relacionados ao Núcleo de Estudos Discursivos e Enunciativos e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, o NEPEM-IFG. “A relevância temática (do livro) pode ser observada na problematização, consistência teórico-crítica, coerência e integração dos conceitos e fundamentos epistemológicos que se apresentam nos capítulos, com intuito de elencar possibilidades para a realização de práticas interdisciplinares”, afirma Limerce Lopes, que assim como Maria Cristina Morais de Carvalho, além de organizar o e-book, também assina capítulos na obra.

Ela acrescenta ainda que “o potencial de impacto da obra propõe aduzir, por meio do diálogo das diferentes áreas do conhecimento, a instauração de um ‘novo olhar’ para as práticas pedagógicas que redimensionam, para além do trabalho estritamente monolítico, um caminho possível para se pensar a interdisciplinaridade, ancoradas nas interfaces pelas quais configuram o eixo temático dessa obra: educação, linguagem e interdisciplinaridade”.

No âmbito do Câmpus Goiânia, a professora acredita que o livro apresenta ainda outra contribuição para a comunidade acadêmica, no que diz respeito à formação docente, pois, “além da Licenciatura em Letras/Português, o Câmpus ainda possui as licenciaturas em Matemática, Física, Música e História. E, como o eixo condutor da obra é a interdisciplinaridade, será mais um guia para nossos estudantes compreenderem como funciona o diálogo, a integralização entre as diferentes linguagens e campos do saber na prática educativa, aspecto esse tão discutido em nossa instituição”, finaliza

O livro foi publicado pela Editora Espaço Acadêmico, que contém conselho editorial e científico com membros nacionais e internacionais. Inicialmente, a obra teria 10 capítulos, mas devido a variedade de temáticas dos artigos recebidos que iam ao encontro dos objetivos do livro, as organizadoras acabaram fechando o e-book com 17 capítulos. Alguns deles são assinados pelos professores lotados no departamento de áreas acadêmica 1 do Câmpus Goiânia, Luciene Almeida de Araújo, Paula Franssinetti de Morais Dantas Vieira e professores Bruno Pilastre e Marcos André Franco de Araújo. Participam também, como co-autoras, as alunas do curso de Licenciatura em Letras/Português, Amanda Cristina Teixeira de Oliveira, Ana Lúcia Duarte dos Santos e Karolainy Moreira dos Santos.

Acesse o e-book.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página