Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Calouros e veteranos movimentam o Câmpus Goiânia no primeiro dia letivo de 2020
Início do conteúdo da página
ENSINO

Calouros e veteranos movimentam o Câmpus Goiânia no primeiro dia letivo de 2020

Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 11h26 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 07h42

Alunos ingressantes foram recepcionados com informes acadêmicos no Teatro

Foto de alunos entrando no Câmpus Goiânia
Atividades iniciaram às 7 horas e haverá programação especial aos ingressantes nos períodos vespertino e noturno

Depois das férias acadêmicas, a manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro, foi de movimento, abraços, sorrisos e olhares atentos aqui no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Com o início do primeiro semestre letivo, os corredores da instituição ganharam vida. A recepção aos alunos dos cursos superiores de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Transportes e Engenharia Mecânica ocorreu no período da manhã, no Teatro. Estão programadas atividades especiais de recepção aos calouros dos cursos ofertados nos períodos vespertino e noturno. Mais informações podem ser consultadas na página do Câmpus Goiânia.

Odair resolveu mudar de curso e ingressou em Engenharia de Transportes
Odair resolveu mudar de curso e ingressou em Engenharia de Transportes

 

Dentre os olhares atentos às novidades, estava Odair Henrique Barbosa, ingressante no curso de Engenharia de Transportes. Ele havia começado o curso de Engenharia Civil na Universidade Estadual de Goiás. Insatisfeito, resolveu aproveitar a oportunidade aberta pelo processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU, para sentir novos ares no curso do Câmpus Goiânia, pioneiro no país, avaliado com conceito 4 pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC).

O pai de Renata fez curso técnico em Saneamento, na época da Escola Técnica Federal, e instruiu a filha a fazer Engenharia Ambiental e Sanitária na Instituição
O pai de Renata fez curso técnico em Saneamento, na época da Escola Técnica Federal, e instruiu a filha a fazer Engenharia Ambiental e Sanitária na Instituição

 

Quem também se interessou pela qualidade do ensino ofertado pelo Câmpus Goiânia foi Renata Hiany Mendes. Assim como Odair, ela também havia iniciado um curso superior: Fonoaudiologia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Por falta de afinidade com o curso, ela resolveu ouvir os conselhos do pai, que fez curso técnico em Saneamento ainda na época da Escola Técnica Federal de Goiás, e ingressou no Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária. “Ele sempre falou para eu vir para cá”, afirma a aluna.

Silviana embarca em seu segundo curso superior
Silviana embarca em seu segundo curso superior

 

Renata será colega de Silviana Gonçalves. Formada em Física pela PUC Goiás, ela decidiu mudar para a área ambiental e fazer seu segundo curso superior. “Tive contato com essa área ao fazer o meu TCC. Escolhi o IFG, principalmente, por ser uma instituição pública”, acrescentou. “Minhas perspectivas futuras é colar grau, adquirir novos conhecimentos e arrumar um bom emprego”, adianta a estudante.

Confira mais imagens em nosso Facebook.

Alunos dos cursos técnicos nos corredores do bloco 500 do Câmpus Goiânia
Alunos dos cursos técnicos nos corredores do bloco 500 do Câmpus Goiânia

 

Programação

Há atividades de recepção agendadas para os calouros das licenciaturas em Física, História, Letras/Português, Matemática e em Música, às 13 horas, no Teatro do Câmpus Goiânia. Às 19 horas, é a vez de dar boas vindas aos ingressantes nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, dos bacharelados em Química, Sistemas de Informação e Turismo, além dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade educação para jovens e adultos (EJA) em Transporte Rodoviário, Cozinha e Desenvolvimento de Sistemas.

Para mais informações, acesse o menu Eventos da página eletrônica do Câmpus Goiânia.

Oportunidades

Além do início das aulas e do ingresso de mais de 800 alunos na Instituição, os estudantes já iniciaram a segunda-feira com informações sobre as oportunidades ofertadas pelos editais de Assistência Estudantil.

São dois editais abertos, com inscrições até o dia 6 de março. Neles, os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica tem a chance de concorrer a auxílios que fazem parte da Política de Assistência Estudantil do IFG. Os auxílios serão pagos em nove parcelas de R$ 120 a R$ 240, dependendo do tipo de vulnerabilidade do aluno. O objetivo é promover a permanência desses estudantes na instituição, visando a conclusão dos seus respectivos cursos. Para mais informações sobre os editais, acesse a matéria na página do Câmpus Goiânia.

Outro edital com inscrições abertas é o de proficiência, com inscrições abertas até o dia 21 de fevereiro. Nele, estudantes dos cursos superiores podem aproveitar disciplinas já cursadas, conseguindo se matricular em outras subsequentes, caso haja vaga disponível. Para tanto, é preciso comprovar o domínio do conteúdo da disciplina e realizar prova. Todas as informações estão divulgadas também na página do câmpus.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

Fim do conteúdo da página