Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores internacionais ministram conferências sobre projeto No Waste
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Pesquisadores internacionais ministram conferências sobre projeto No Waste

Publicado: Sexta, 17 de Março de 2017, 11h07 | Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2017, 11h44

O Seminário será realizado nesta terça-feira, 21, na Cinemateca do Câmpus Goiânia

Docentes e estudantes envolvidos na área de pesquisa científica e tecnológica e colaboradores provenientes de indústrias e do setor produtivo estão convidados a participarem do Seminário Marie Curie Actions: Projeto No Waste, que será realizado neste terça-feira, 21 de março, das 10 às 12 horas, na Cinemateca do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Goiânia. Na ocasião, professores da Universidade de Oulu, na Finlândia, Ari Isokangas e Tapio Fabritius, ministrarão conferências sobre tecnologias sustentáveis, e os pesquisadores do IFG – Câmpus Goiânia, Sérgio Botelho e Wagner Bento, falarão sobre os resultados finais do projeto No Waste.

 

Serviço:

Seminário Marie Curie Actions: Projeto No Waste

Quando: 21 de março (terça-feira), das 10 às 12 horas.

Onde: Cinemateca do Câmpus Goiânia. 

Não é necessário fazer a inscrição 

O Seminário é uma das ações resultantes da parceria internacional -Seventh Framework Programme – Marie-Sklodowaska-Curie Actions –, que possibilitou o desenvolvimento do Projeto No Waste, integralmente financiado pela União Europeia por meio da organização Marie Curie Actions. Com duração de cinco anos, desde 1º de abril de 2013 a 31 de março de 2017, o projeto de pesquisa estabeleceu uma rede de cooperação científica de longo prazo formada por pesquisadores de três países europeus – Finlândia, Alemanha e França – e mais outros três países exteriores ao Bloco Europeu: Brasil, China e Marrocos.

 

A coordenação do projeto é feita pela Universidade de Oulu, na Finlândia. Participam do Projeto No Waste, representando o IFG, os professores: Joachim Werner Zang, Sérgio Botelho de Oliveira, Wagner Bento e Warde Antonieta da Fonseca – Zang. No evento, os professores da Universidade de Oulu, Ari Isokangas, integrante do projeto No Waste, falará sobre a pesquisa: “Estimativa do teor de umidade em biomassa pelo método do 'soft sensor' ”. Já o professor Tapio Fabritius discorrerá sobre: “Tecnologias inteligentes de detecção por impressão para monitoramento de processos industriais”.

 

Balanço positivo

De acordo com o professor do IFG – Câmpus Goiânia, Sérgio Botelho, um dos organizadores do Seminário, o evento é a oportunidade da comunidade acadêmica tomar conhecimento sobre os resultados do projeto No Waste e também receber informações sobre novos editais lançados pela União Europeia de fomento a projetos de cooperação internacional.

 

Para o professor Sérgio Botelho, a execução do projeto No Waste ao longo de cinco anos permitiu o estabelecimento de uma consolidada rede de colaboração entre pesquisadores do IFG e outras instituições internacionais de pesquisa, como: Universidade de Oulu (Finlândia); Universidade de Ciências Aplicadas de Trier (Alemanha), Universidade de Poitier (França); Instituto de Física e Química de Dalian (China) e Universidade de Chouaib Doukkali (Marrocos).

 

“O projeto No Waste ajudou a alavancar o Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis no IFG, especialmente, com o desdobramento desse projeto em outros produtos, algo que aumenta a qualidade do mestrado. Ao mesmo tempo, ele proporcionou o estabelecimento de uma nova pesquisa com a Votorantim para o projeto Biogás Redutor”, adianta o professor Sérgio Botelho.

 

O objetivo do Seminário é incentivar e motivar pesquisadores do IFG e instituições parceiras a se familiarizarem com desenvolvimento de projetos internacionais em suas áreas de atuação e criar um ambiente favorável à pesquisa e ao desenvolvimento científico. Não haverá inscrições prévias para os interessados em participar do evento.

 

 

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página