Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Cine Psi abre inscrições para sessão especial em alusão ao Setembro Amarelo
Início do conteúdo da página
PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Cine Psi abre inscrições para sessão especial em alusão ao Setembro Amarelo

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 16h19 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 09h21

A sessão escola com exibição do filme será nesta quinta-feira, 26 de setembro, no auditório Djalma Maia do Câmpus Goiânia

imagem sem descrição.

Estão abertas as inscrições para a edição especial do projeto Cine Psi sobre o Setembro Amarelo. A sessão contará com a exibição do longa Dias Vazios, de Robney Bruno, que estará presente para debater a temática do filme junto aos participantes. O evento será nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, às 13 horas, no auditório Djalma Maia do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Para participar, basta se inscrever enviando nome completo, curso e telefone para o e-mail ifgcinepsi@outlook.com . O filme tem classificação indicativa de 16 anos.

A sessão especial do Cine Psi faz parte das ações incentivadas pelo Câmpus Goiânia do IFG em homenagem ao Setembro Amarelo, mês em que se busca despertar a atenção para a prevenção do suicídio. A iniciativa faz parte da campanha institucional IFG: respeitar, cuidar e acolher. Além da exibição do filme, a instituição disponibilizou cartazes em pontos estratégicos do câmpus com telefones dos canais do Centro de Valorização da Vida (CVV), de clínicas de atendimentos gratuitos, sociais ou conveniados. Posts com mensagens motivacionais também integram a campanha e são compartilhados semanalmente nas redes sociais do Câmpus Goiânia.

O filme Dias Vazios levanta a discussão sobre depressão, solidão e suicídio entre jovens, que são a maior parcela das vítimas – 62% dos casos são correspondentes a pessoas com até 25 anos no Brasil. O objetivo da obra é despertar o olhar sobre o tema delicado e levá-lo justamente ao público adolescente que passa por essas questões vistas como um gatilho para o suicídio.


Sobre o filme

Baseado no romance Hoje está um dia morto, do autor goiano André de Leones, o longa Dias Vazios traz a história o casal Jean e Fabiana. Eles cursam o último ano do ensino médio, na cidade de Silvânia, Goiás, e passam pelo dilema de deixar a cidade rumo a um novo destino ou ficar e continuar a história de seus pais no município pacato. Diante disso, Jean resolve por fim a sua própria vida e Fabiana desaparece. Dois anos depois, Daniel e Alanis, dois jovens namorados resolvem ir atrás da motivação de Jean ao optar pelo fim trágico e tentar saber o paradeiro de Fabiana. Nesta jornada, ambos veem uma chance de reinventar suas vidas.

Dias Vazios aborda temas como a perspectiva de vida e índices de desenvolvimento humano entre jovens do interior brasileiro. A obra aproxima-se do público adolescente ao tratar o deslocamento social, depressão, suicídio na adolescência, falta de utopias e sua consequente baixa expectativa em meio a uma sociedade que vive em constante e intensa transformação.

Em meio a essa problemática, o filme levanta questionamentos relacionados aos anseios e motivações dos jovens e como os vários nichos sociais podem influenciar na tomada de decisão.

Produzido pela Flô Projetos, o filme participou de festivais como a 21ª Mostra de Tiradentes e no Cine PE, onde recebeu os prêmios de melhor direção de arte, melhor ator e melhor atriz coadjuvante.


Serviço
Cine Psi especial Setembro Amarelo
Data: 26 de setembro
Local: auditório Djalma Maia do Câmpus Goiânia
Horário: das 13 às 16 horas
Inscrições pelo e-mail: ifgcinepsi@outlook.com
Participantes receberão certificado de horas extracurriculares


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

 

Fim do conteúdo da página