Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia inicia curso para capacitar soldados do Exército Brasileiro
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Câmpus Goiânia inicia curso para capacitar soldados do Exército Brasileiro

Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 17h27 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2019, 17h47

Militares dos programas de Desmobilização e Soldado Cidadão receberão formação na área de Topografia

Equipe do IFG e do Comando de Operações Especiais do Exército participaram da aula inaugural do curso de extensão
Equipe do IFG e do Comando de Operações Especiais do Exército participaram da aula inaugural do curso de extensão

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu nesta segunda-feira, 2 de setembro, a primeira turma do curso de formação inicial e continuada (FIC) de Desenhista de Topografia, que será ofertado gratuitamente a soldados do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro. A ação tem como objetivo capacitar os jovens durante o serviço militar e que estão em fase de desmobilização, ou seja, desvinculando da corporação, para o ingresso no mercado de trabalho. As aulas iniciaram hoje e vão até dia 21 de novembro.

O curso de extensão teve origem a partir de convênio estabelecido entre o IFG e o Exército. Durante as aulas, os soldados serão preparados a elaborar desenhos topográficos para aplicação em arquitetura e engenharia utilizando softwares gráficos, analisar solicitações de desenhos, interpretar documentos de apoio (como plantas, projetos cartográficos, croquis e normas), além de definir formatos, escalas e sistemas de representação de acordo com normas técnicas. O curso tem como responsável pedagógica a professora Marina Alberti Macedo, vinculada ao Departamento de Áreas Acadêmicas III do Câmpus Goiânia.

No primeiro encontro com a turma, a professora, que é mestre em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná, apresentou a proposta e a estrutura do curso. Para ela, a ideia é que os jovens militares aproveitem ao máximo esse primeiro contato com uma instituição federal de ensino superior. “Nós vamos ministrar um curso com pessoal gabaritado. Atualmente somos o único curso de Engenharia no Centro-Oeste na área de Cartografia e Agrimensura. O fato de conseguirmos arrebanhar mais um grupo de pessoas isso melhora, em termos de sociedade, pois temos poucos profissionais na área. Vamos habilitar esses alunos, pelo menos na parte prática, que vão, talvez, fazer até o curso de Engenharia aqui”, espera a docente.

Aulas iniciaram nesta segunda-feira, 2 de setembro, e serão realizadas de segunda à sexta das 14h às 17h30 no Câmpus Goiânia
Aulas iniciaram nesta segunda-feira, 2 de setembro, e serão realizadas de segunda a sexta, das 14h às 17h30, no Câmpus Goiânia

 

O chefe da seção de desmobilização do Comando de Operações Especiais do Exército em Goiânia, Jamil de Castro El Khouri esteve presente na aula inaugural do curso e fez um apelo aos soldados. “Vocês têm o privilégio e a responsabilidade de ser a primeira turma a fazer parte desse curso ministrado pelo IFG. Privilégio de estarem aqui, numa universidade pública, e a responsabilidade de abrir portas para os próximos”. Para ele, a educação é algo fundamental para o desenvolvimento enquanto cidadão e parcerias como essa estabelecida com o IFG podem auxiliar no progresso desses jovens que vão se desvincular do Exército e precisam se capacitar para o mundo do trabalho. “O nosso interesse, nossa prerrogativa e missão é a Educação, proporcionar um leque de opções e ampliar a percepção desse militar à Educação”.

O curso FIC de Desenhista de Topografia é dividido em cinco disciplinas: Empreendedologia, Cartografia Geral, Desenho Técnico Topográfico, Manipulação de Dados Topográficos e Desenho Técnico Computacional, totalizando 162 horas. Os alunos serão avaliados a cada disciplina, levando em consideração presença – mínimo de 75% - e a média em deve ser igual ou superior a seis. O curso atenderá os programas de Desmobilização e Soldado Cidadão do Exército da guarnição de Goiânia.

Durante a aula inaugural, estiveram presentes os professores que compõem o quadro de docentes do curso, como professor Josias Manoel Alves e Nilton Ricetti Xavier, o chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas III, professor Fábio Macedo, e o professor Emmanuel Victor Hugo Moraes, Coordenador de Extensão do IFG. 

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

Fim do conteúdo da página