Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Art Déco é inspiração para outras manifestações artísticas no Câmpus Goiânia
Início do conteúdo da página
EVENTO

Art Déco é inspiração para outras manifestações artísticas no Câmpus Goiânia

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 17h28 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 10h10

Atividades fazem parte do II Goiânia Art Déco Festival que iniciou nesta terça, 27 de agosto

Exposição ocorre no pátio do Câmpus Goiânia até o dia 31 de agosto
Exposição ocorre no pátio do Câmpus Goiânia até o dia 31 de agosto

Começou a segunda edição do Goiânia Art Déco Festival (GADF). Parceiro do evento, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) abriga parte da programação que iniciou nesta terça-feira, 27 de agosto. No meio da tarde, a Instituição – que faz parte do acervo arquitetônico tombado como patrimônio Art Déco de Goiânia – atraiu a atenção da comunidade interna que parou para observar as roupas e maquetes inspiradas nos prédios conhecidos na capital pelo estilo francês, como a Estação Ferroviária, o Teatro Goiânia e o Grande Hotel, que é o símbolo da segunda edição do evento. A exposição fica no pátio do Câmpus Goiânia até o dia 31 de agosto, com entrada livre.

Para começar as atividades no câmpus, a artista plástica e professora Rafa Brugger trouxe as linhas retas e formas geométricas limpas, típicas do movimento Art Déco, para o lettering. Ela desenhou a marca do Festival de forma estilizada, utilizando giz e muita técnica para transpor o estilo consagrado pela Arquitetura para a linguagem do Design. “Art Déco está bem representado pela Arquitetura, mas precisa também estar na Arte”, reforça a artista.

Rafa Brugger trouxe as formas do movimento Art Déco para o Lettering
Rafa Brugger trouxe as formas do movimento Art Déco para o Lettering

 

No mesmo espaço, alunos do curso de Arquitetura da Uni-Anhanguera expunham maquetes em 3D realizadas com base nos prédios tombados como patrimônio Art Déco em Goiânia. Eles trouxeram para a exposição réplicas do Coreto da Praça Cívica, o Trampolim do Lago das Rosas, o Colégio Lyceu de Goiânia, entre outros. Para os estudantes expositores Miller Bernardo e Ariane Soares, ações como essas propostas pelo Festival reforçam a necessidade de valorização do acervo Art Déco na capital. “É a história e o coração de Goiânia”, afirma Ariane, aluna do 8º período de Arquitetura da Uni-Anhanguera.

Miller Bernardo, que está no 2º período do curso, acredita que por meio dessas iniciativas o poder público pode reforçar a legislação para que a identidade Art Déco seja preservada, o que daria mais personalidade à cidade. “A gente vê muitos prédios escondidos atrás de marquises que sustentam muita poluição visual. É preciso valorizar a Arquitetura que a gente já tem”, conclui.

Além das maquetes, artistas do ramo da moda trouxeram para o Câmpus Goiânia criações inspiradas nos prédios Art Déco de Goiânia. As peças são resultado do 1º Desafio Viver da Moda, realizado blog Viva de Moda juntamente com o Espaço Integrado de Moda do shopping Estação da Moda, em Goiânia. Nos detalhes de cada criação, é possível perceber a inspiração em pontos de referência da capital, como a Estação Ferroviária.

Alunos de Arquitetura da Uni-Anhanguera representaram os monumentos Art Déco de Goiânia em maquetes que ficarão expostas no Câmpus Goiânia durante todo o evento
Alunos de Arquitetura da Uni-Anhanguera representaram os monumentos Art Déco de Goiânia em maquetes que ficarão expostas no Câmpus Goiânia durante todo o evento

 

Para fechar a programação desta terça-feira no Câmpus Goiânia do IFG, o Grupo de Metais da casa fez uma apresentação dedicada especialmente ao evento. As atividades do Festival retornam ao câmpus no dia 29 de agosto, com o Recital de Violão do IFG, no Teatro do Câmpus Goiânia, às 19h30.

No dia 30 de agosto, haverá também a palestra “Herencia Sur-Primer Corredor Art Déco Trinacional” com a arquiteta Adriana Piastrellini da AdbA – Buenos Aires / Argentin; aula aberta de Interpretação Musical, no Teatro; apresentações do Grupo de Choro do IFG e do Grupo de Metais Graves, ambas no pátio do Câmpus Goiânia. Na noite do dia 30, o chef e professor do Câmpus Goiânia, Alcyr Viana realiza oficina gratuita de brioche francês utilizando planta alimentícia não convencional (Panc), hambúrguer de frango ao vinho branco e molho bonne femme, no Teatro do Câmpus Goiânia do IFG.

Modelos inspirados na Estação Ferroviária de Goiânia
Modelos inspirados na Estação Ferroviária de Goiânia

 

No dia 31, ocorrerá a solenidade de encerramento do GADF 2019, às 19 horas, no Teatro do Câmpus Goiânia do IFG. E para celebrar musicalmente o nosso patrimônio arquitetônico de forma clássica, o GADF 2019 convidou Otávio Soares Brandão, o “Maestro Brandão”, um dos maiores pianista e compositor brasileiro para apresentar seu último trabalho autoral: o recital “Outro Olhar”. Há 3 anos, o maestro não se apresentava na capital goiana e agora está de volta no dia 31 de agosto, no Teatro do Câmpus Goiânia do IFG, às 20 horas. Entrada franca no concerto.

A programação completa do Festival pode ser acessada aqui.


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página