Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Encontro Pedagógico reúne servidores para o planejamento do semestre letivo 2019/2
Início do conteúdo da página
Planejamento 2019/2

Encontro Pedagógico reúne servidores para o planejamento do semestre letivo 2019/2

Publicado: Terça, 30 de Julho de 2019, 13h16 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 11h54

A programação do evento vai até o dia 31, com atividades destinadas aos servidores do câmpus

A abertura do Encontro Pedagógico 2019/2 reuniu servidores do Câmpus Goiânia na manhã desta terça-feira, 30, no Teatro.
A abertura do Encontro Pedagógico 2019/2 reuniu servidores do Câmpus Goiânia na manhã desta terça-feira, 30, no Teatro.

O Encontro Pedagógico 2019/2 marca o início das atividades letivas do segundo semestre de 2019 no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento, que reúne servidores do câmpus, teve início na segunda-feira, 29, e vai até o dia 31 de julho. A abertura oficial do Encontro foi realizada na manhã desta terça-feira, 30, no Teatro, com informes da gestão e palestra sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo social.

Antes da abertura do Encontro Pedagógico 2019/2, a programação do evento foi precedida por uma reunião que discutiu as novas Diretrizes Curriculares Institucionais para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, que foi realizada na segunda-feira, 29, na sala de reunião da diretoria, com as presenças da pró-reitora de Ensino do IFG, Oneida Irigon, da diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães, dos chefes dos departamentos acadêmicos, de representante da Comissão Ampliada do Grupo de Trabalho de Elaboração (GTE) das Diretrizes Curriculares Institucionais do Ensino Médio Integrado do IFG, dos servidores do câmpus que integram o Grupo de Trabalho (GT) local para discussão das diretrizes e também de coordenadores dos cursos técnicos integrados ofertados no câmpus. No IFG, estão em andamento, desde maio deste ano, os trabalhos para elaboração da minuta do novo documento das Diretrizes Curriculares do Ensino Médio Integrado do IFG (Saiba mais).

Reunião sobre as novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, realizada no dia 29, no Câmpus Goiânia.
Reunião sobre as novas Diretrizes Curriculares Institucionais para o Ensino Médio realizada no dia 29, no Câmpus Goiânia, durante a programação do Encontro Pedagógico 2019/2.

 

Na reunião, os participantes fizeram apontamentos a respeito dos impactos na implementação das novas Diretrizes Curriculares para um currículo integrado orientado aos cursos técnicos integrados ao ensino médio (com exceção da Educação de Jovens e Adultos - EJA no IFG) no âmbito do Câmpus Goiânia. Ficou definida, na reunião, a construção de um cronograma para a realização de discussões com a comunidade acadêmica do Câmpus Goiânia sobre as novas diretrizes e o debate sobre a transição curricular. As discussões serão ampliadas para os demais servidores durante a palestra: Discussão das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio Integrado ao Técnico: impactos, possibilidades e alternativas, que ocorrerá nesta quarta-feira, 31, a partir das 10 horas no Teatro, aberta aos servidores da unidade.

Panorama

A abertura oficial do Encontro Pedagógico 2019/2 contou com a presença do pró-reitor de Administração do IFG, professor José Carlos Barros Silva, que apresentou um breve panorama sobre o contingenciamento do orçamento da Instituição que ocorreu no primeiro semestre de 2019 e os impactos desse bloqueio nos recursos orçamentários nas ações previstas para o segundo semestre letivo em todo o IFG. Segundo o pró-reitor José Carlos Barros, apesar do bloqueio no orçamento, todas as atividades planejadas para o primeiro semestre foram garantidas. Já para o segundo semestre de 2019, com a manutenção do bloqueio do orçamento institucional, a previsão é de que haja uma grande dificuldade orçamentária, atingindo especialmente os recursos destinados, por exemplo, à capacitação, à realização de eventos institucionais e às visitas técnicas. 

No Câmpus Goiânia, a preocupação da gestão, de acordo com o diretor financeiro Paulo Cézar Pereira, é priorizar os serviços essenciais para a manutenção do câmpus (por exemplo, a manutenção no fornecimento de água, de energia elétrica e no serviços de limpeza), conforme o orçamento disponível. Além disso, a conjuntura do contingenciamento do orçamento institucional provoca mudanças no planejamento orçamentário a longo prazo, segundo o diretor, contendo os investimentos e gastos com novas aquisições no âmbito do câmpus. A Direção-Geral do Câmpus Goiânia frisou que os pagamentos dos auxílios financeiros destinados à assistência estudantil no câmpus não serão prejudicados, mesmo com o contingenciamento do orçamento.

A diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães, saudou a todos os servidores na abertura do Encontro Pedagógico 2019/2 e, por meio de sua equipe diretiva, apresentou uma síntese das ações realizadas no primeiro semestre de 2019 no Câmpus Goiânia e as atividades planejadas para o segundo semestre. Os informes da gestão foram relatados pelo Gerente de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino (GAAE), professor Eliézer Faria, pelo Gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão (GEPEX), professor Sérgio Botelho, e pelo Gerente de Administração e Manutenção (GAM), professor Douglas Pitaluga.

Mesa - Redonda

Mesa-redonda: Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo Social
Mesa-redonda: Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo Social, na abertura do Encontro Pedagógico 2019/2.

 

Na abertura do Encontro Pedagógico 2019/2, foi realizada também a mesa-redonda: Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo Social, no Teatro, com apresentações proferidas pelos professores do Câmpus Goiânia do IFG: Eduardo Noronha (coordenador do Programa Células Empreendedoras no Câmpus Goiânia do IFG), Sanderson Macedo ( Embaixador Include da Campus Party) e Sérgio Botelho (gerente da Gepex do Câmpus Goiânia).

Os temas de inovação, empreendedorismo social, tecnologia e pesquisa foram centrais nas apresentações realizadas durante a mesa-redonda. O professor Eduardo Noronha relatou as experiências e as conquistas do IFG no Programa Células Empreendedoras IF 2018. Ele destacou também a importância do empreendedorismo social, especialmente dentro do IFG, e incentivou os educadores a atuarem como transformadores sociais, potencializando os alunos com ferramentas de inovação e empreendedorismo com o objetivo de promover o desenvolvimento de soluções para problemas sociais.

O Encontro Pedagógico foi também o momento de apresentar a 1ª edição da Campus Party Goiás, que será realizada de 4 a 8 de setembro, em Goiânia ( no shopping Passeio das Águas). O professor do Câmpus Goiânia do IFG, Sanderson Macedo, que é embaixador Include da Campus Party, apresentou o vídeo de divulgação do evento e ressaltou que a ideia de trazer a Campus Party para Goiás nasceu dentro do IFG, em 2018. Para o professor Sanderson, a Campus Party representa a maior experiência de tecnologia mundial e nacionalmente. Com empolgação, o professor Sanderson convida a toda a comunidade do IFG a participar da Campus Party Goiás, que promete ser um grande evento no estado de Goiás e conta com o apoio institucional do IFG.

A mesa-redonda foi finalizada com a apresentação do projeto LAPASSION (Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network), que foi ministrada pelo professor e gerente da Gepex do Câmpus Goiânia, Sérgio Botelho. O projeto faz parte do programa de capacitação internacional Erasmus+ Capacity Building Program, da União Européia, gerenciado pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA). O IFG é uma das 13 instituições de ensino participantes desse projeto internacional.

A programação do Encontro Pedagógico 2019/2 do Câmpus Goiânia continua até esta quarta-feira, 31. As aulas do segundo semestre de 2019 no Câmpus Goiânia começam nesta quinta-feira, 1º de agosto, para alunos de todos os cursos.

Consulte aqui a programação do Encontro Pedagógico 2019/2.

Veja mais fotos do evento na página do Câmpus Goiânia no Facebook.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página