Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 124 novos graduados recebem seus diplomas na colação de grau
Início do conteúdo da página
Formatura

124 novos graduados recebem seus diplomas na colação de grau

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 11h07 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h13

A solenidade de colação de grau ocorreu na noite de sexta-feira, 7, no Centro de Eventos da UFG

Formando exibe orgulhoso seu diploma de Bacharel em Turismo
Formando exibe orgulhoso seu diploma de Bacharel em Turismo

Sentimento de missão cumprida tanto para o Instituto Federal de Goiás (IFG) quanto para 124 novos graduados de 26 cursos superiores do Câmpus Goiânia que receberam seus diplomas na solenidade de colação de grau, realizada na noite do dia 7 de junho, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. A solenidade reuniu formandos, familiares e amigos, além de servidores e gestores do IFG, que celebraram a formatura de novos profissionais.

Confira mais fotos da colação de grau na página do Câmpus Goiânia do IFG no Facebook

Na colação de grau, graduaram-se os primeiros formandos dos cursos de Engenharia de Transportes e das Licenciaturas em Física e Letras-Português do Câmpus Goiânia. Além desses, receberam os diplomas os concluintes dos bacharelados em Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Química, Sistemas de Informação, Turismo, as licenciaturas em História, Matemática e Música e dos cursos superiores em tecnologia em Agrimensura, Construção de Vias Terrestre, Estradas, Geoprocessamento, Gestão Hoteleira, Hotelaria, Manutenção Eletromecânica Industrial, Planejamento Turístico, Processos Químicos, Redes de Telecomunicações, Saneamento Ambiental e Transporte Terrestre.

Representando as turmas, receberam a outorga de grau, conferida pelo Reitor do IFG professor Jerônimo Rodrigues da Silva, os formandos Taygla Silva Bastos Ferreira (bacharelado em Turismo) e Luiz Felipe Corrêa Muniz (bacharelado em Engenharia Civil). Já a juramentista da solenidade foi a formanda Sthéfanny Borges Correira (Licenciatura em História), que proferiu o juramento, sendo acompanhada pelos demais formandos.

Reitor do IFG confere a outorga de grau aos estudantes Taygla Silva Bastos Ferreira e Luiz Felipe Corrêa Muniz, representando o coletivo de formandos.

Em nome das turmas, o discurso foi proferido pela formanda e oradora, Gabryella Xavier de Souza (bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária). No discurso, ela agradeceu a Deus, aos pais e aos professores pela conquista e disse ainda ser grata pela convivência com os colegas: “Sei que hoje saem daqui profissionais das diversas áreas do conhecimento, especialistas na teoria, dominantes da técnica e principalmente humanos”, destacou.

Gabryella falou ainda sobre dificuldades na graduação, que são situações comuns aos estudantes, e relembrou o desafio pessoal de ter ficado grávida de sua filha Alice no primeiro ano do curso. Disse orgulhosa de ter conseguido aliar os estudos com a maternidade e ter obtido o diploma de Engenheira, desafiando quem duvidou de sua conquista. Ao falar de saudades em seu discurso, a oradora prestou uma singela homenagem ao professor da área de Geomática, Marcelo Rodrigues de Sousa, que faleceu em 30 de abril deste ano. Por fim, a oradora desejou sucesso a todos os formandos.

Formanda Gabryella Xavier de Souza durante discurso

Mesa Diretiva
A solenidade de colação de grau foi presidida pelo reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, com a presença, na mesa diretiva, da diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães; pela chefe do departamento de áreas acadêmicas 1, professora Fabiane Costa Oliveira; pela chefe do departamento de áreas acadêmicas 2, Alessandra Rodrigues Duarte; pela professora e coordenadora do curso de Engenharia de Transportes, Denise Aparecida Ribeiro, que representou a chefia do departamento de áreas acadêmicas 3; pelo professor e coordenador do curso de Engenharia de Elétrica, Fábio da Silva Marques, que representou a chefia do departamento de áreas acadêmicas 4; e pelo coordenador de registros acadêmicos e escolares do Câmpus Goiânia, professor João Batista Ramos Cortês, que leu a ata de colação de grau. A solenidade foi prestigiada também por professores e técnicos-administrativos do Câmpus Goiânia.

A diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, Maria de Lourdes Magalhães, disse em seu discurso que a colação de grau representa os resultados positivos em relação ao papel do IFG para a educação e destacou também a importância das famílias e dos amigos que contribuíram para as histórias pessoais e profissionais dos formandos. Maria de Lourdes Magalhães ressaltou a responsabilidade da Instituição em trabalhar para a melhoria da sociedade: “A educação, formal ou não, é o caminho que visualizamos como possibilidade. Educar para proteger, educar para desenvolver, essa é a nossa maior missão”. A diretora frisou ainda que a conquista do diploma não é o fim, mas sim o início da vida profissional e desejou que os novos graduados sejam felizes, atuem em prol da sociedade, tenham sucesso e busquem o aprendizado contínuo em suas jornadas.

Membros da mesa diretiva junto aos formandos

Ao final da colação de grau, o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, parabenizou os formandos e disse reconhecer a colação de grau como ato mais solene de uma instituição de ensino superior, sendo um momento de júbilo e de sentimento de dever cumprido para o IFG, ao formar profissionais qualificados e cidadãos comprometidos. “Nessa noite, a nossa missão mais nobre, a de formar cidadãos e cidadãs qualificados e alicerçados em princípios morais e éticos nas diversas áreas do saber, aptos a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado de Goiás e do Brasil, essa missão está sendo cumprida. Vocês conquistaram o que muitos nesse imenso Brasil nem sequer sonham, conquistaram o que as estatísticas provam ser direito a um pequeno grupo da população, que é chegar a conclusão do curso superior.”

O reitor ressaltou também o papel dos Institutos Federais na educação brasileira e as respostas positivas obtidas nessa atuação a partir dos recursos aplicados na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O professor Jerônimo Rodrigues falou sobre o acelerado processo de expansão da Rede e destacou que, em 2019, celebram-se os 110 anos da Educação Profissional no Brasil e marca também a continuidade das comemorações dos 10 anos dos Institutos Federais. Em seu discurso, ele mencionou alguns dados sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a qual o IFG integra, que atualmente soma 659 unidades, sendo que 595 são câmpus do Institutos Federais, com presença em quase 600 municípios brasileiros. Esses municípios, segundo o reitor, passaram a ser beneficiados diretamente por um ensino público de qualidade a partir dos Institutos Federais, possibilitando a ampliação do acesso e a inclusão.

Confira mais fotos da colação de grau na página do Câmpus Goiânia do IFG no Facebook

Familiares e amigos prestigiaram a celebração.

 


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página