Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Roda de conversa reúne servidores e alunos para debaterem sobre assédio
Início do conteúdo da página
EVENTO

Roda de conversa reúne servidores e alunos para debaterem sobre assédio

Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 17h05 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 13h18

Ação faz parte da campanha do Câmpus Goiânia intitulada IFG: Respeitar, Cuidar e Acolher

A roda de conversa despertou alunos e servidores a discutir os assédios moral e sexual em meio ao ambiente escolar
A roda de conversa despertou alunos e servidores a discutir os assédios moral e sexual em meio ao ambiente escolar

Membros da Comissão que busca discutir questões relacionadas a assédio moral e sexual no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizaram na tarde desta sexta-feira, 7 de junho, uma roda de conversas para debater os assuntos junto à comunidade interna da Instituição. Participaram da ação estudantes e servidores do câmpus.

Durante o encontro, foi exposto o que se configura como assédio moral ou sexual. De acordo com o Senado Federal, assédio moral consiste na repetição deliberada de gestos, palavras (orais ou escritas) e/ou comportamento de natureza psicológica que expõem as pessoas a situações humilhantes e constrangedoras, causando ofensas e excluindo-as do ambiente no qual convivem. Ele pode acontecer de maneira vertical, quando alguém de posição hierárquica mais elevada comete o assédio junto a um subordinado; de maneira horizontal, quando é praticado entre colegas que estão no mesmo nível hierárquico; ou quando alguém que está em posição de subordinado assedia o seu superior.

Já o assédio sexual caracteriza-se pelo constrangimento de alguém, seja por palavras, gestos ou atos, com a finalidade de obter vantagem ou favorecimento sexual. Ainda de acordo com cartilha informativa elaborada pelo Senado, esse tipo de assédio configura-se mesmo que ocorra uma única vez e os favores sexuais não sejam entregues pelo assediado.

Os estudantes que participaram da ação levantaram questionamentos sobre situações que podem ocorrer em sala de aula que possivelmente se encaixam em casos de assédio moral ou sexual. Além de discutirem as temáticas, eles tomaram conhecimento sobre o que fazer em caso de ser vítima de um assediador no ambiente escolar, registrando denúncias por meio da Ouvidoria do IFG ou procurando as instâncias de suporte ao estudante no Câmpus Goiânia, como as Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente dos Departamentos Acadêmicos (CAPDs) ou a Coordenação de Assistência Estudantil (CAE). Em caso de servidores, esses podem recorrer à Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS).

A roda foi conduzida pelo estagiário de psicologia, Júlio César, e pela psicóloga da Coordenação de Assistência Estudantil, Cíntia Campos

Além das denúncias, psicólogos, pedagogos e professores alertaram sobre a necessidade de discutir os assédios moral e sexual, com o objetivo de mudar comportamentos, principalmente de quem pratica o assédio. Para a pedagoga da CAPD do Departamento de Áreas Acadêmicas 2 e membro da comissão, Lara França, encontros como a roda de conversa são importantes, pois despertam a visão também para o caráter informativo e comportamental das questões que envolvem os assédios e que podem ir além das denúncias. Segundo a servidora, a campanha propõe discutir a cultura de gerações, alertar que aquilo que era visto como brincadeira, em outro momento histórico e social, agora se configura como uma forma de assédio.

Para o professor Bruno Pilastre de Souza, a iniciativa é uma forma do IFG – Câmpus Goiânia focar esforços em debater e trabalhar para evitar situações de assédio dentro da Instituição. Além da roda de conversas, o professor sugeriu que as discussões façam parte de encontros e reuniões junto aos conselhos do câmpus, com o propósito de sensibilizar mais servidores e estudantes. Durante o encontro, os alunos foram convidados a participarem da comissão de combate ao assédio moral e sexual do Câmpus Goiânia. Os interessados podem manifestar interesse junto às CAPDs.

A ação de combate e conscientização aos assédios moral e sexual integra a campanha institucional lançada pela Direção-Geral do Câmpus Goiânia intitulada IFG: Respeitar, Cuidar e Acolher, que visa promover o bem-estar entre a comunidade acadêmica. O evento contou com o apoio das CAPDs, CAE, CAS e Coordenação de Comunicação Social da unidade.

 

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página