Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > V Epígrafe e V Semana de Linguagens recepcionam calouros e veteranos da Licenciatura em Letras
Início do conteúdo da página
EVENTO

V Epígrafe e V Semana de Linguagens recepcionam calouros e veteranos da Licenciatura em Letras

Publicado: Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 17h05 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2019, 17h04

O evento é direcionado aos estudantes do curso e sua programação vai até sexta-feira, no Câmpus Goiânia

Imagem da Abertura da V Epígrafe e V Semana de Linguagens no auditório Demartin Bizerra
Alunos participaram da abertura dos eventos que têm a intenção de promover a integração entre calouros e veteranos

Alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram nesta quarta-feira, 20, da abertura da quinta edição da Epígrafe e da V Semana de Linguagens. Os eventos são realizados pela coordenação do curso e pela Coordenação de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias com objetivo de promover o acolhimento e integração dos calouros e veteranos da Letras.

Participaram da recepção o gerente de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino, Eliézer Marques; a chefe do departamento de áreas acadêmicas I, Fabiane Oliveira; a coordenadora de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, professora Luciene Araújo; e a coordenadora da Licenciatura em Letras,  professora Paula Franssinetti.

Eliézer deu boas-vindas aos calouros e veteranos da Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e salientou a importância de iniciativas como a Epígrafe e a Semana de Linguagens. “Para a gestão, recepção assim é positiva e firma o compromisso para demais ações ao longo dos anos letivos”, concluiu.

A coordenadora Luciene Araújo chamou atenção dos futuros professores e afirmou que a Licenciatura é um dos espaços de voz para os indivíduos, principalmente em uma sociedade excludente. “Ser professor nesse país exige um olhar diferente. (A Licenciatura) é o único lugar em que acredito fazer a transformação individual e social”, acrescentou.

A chefe do departamento de áreas acadêmicas I, Fabiane Oliveira, reforçou o papel do professor e falou sobre projetos de inclusão social importantes para o IFG, como o projeto de extensão Acolher, ensinar e aprender: português para imigrantes em situação de vulnerabilidade, vinculado ao curso de Licenciatura em Letras do Câmpus Goiânia. Nele, haitianos refugiados recebem aulas de língua portuguesa, com o objetivo de atender às necessidades linguísticas emergenciais desses imigrantes, possibilitando a inserção deles na sociedade brasileira e busca por novas oportunidades no país.

Por meio desse projeto, Presandeu Pierre, de Gonaïves, Haiti, teve a chance de conhecer um pouco mais a língua portuguesa e hoje cursa o segundo ano do ensino médio em uma escola no Jardim Guanabara. Convidado para participar dessa edição da Epígrafe e da Semana de Linguagens, ele afirma que seu sonho é poder ingressar em um curso superior no Câmpus Goiânia e diz ter afinidade com a Licenciatura em Letras.

Presandeu Pierre participa das aulas do projeto de extensão do curso de Letras, que tem o objetivo de ensinar a língua portuguesa a refugiados haitianos
Presandeu Pierre participa das aulas do projeto de extensão do curso de Letras, que tem o objetivo de ensinar a língua portuguesa a refugiados haitianos

 

Para a coordenadora do curso, Paula Franssinetti, objetivo dos eventos é justamente promover a interação dos calouros junto aos veteranos e favorecer a troca de experiências, fazendo com que quem está ingressando conheça os feitos dos alunos e professores do curso, como é o projeto de extensão junto aos refugiados haitianos. “O objetivo é partilhar experiências, projetos e reforçar que esse compartilhamento só faz sentido se marcar a nossa história, preencher lacunas”.

A caloura Marylia Gabriella Alves aprovou a experiência de participar dos eventos e afirmou que não esperava tanta atenção. “Tudo é muito novo. Tenho certeza de que fiz a escolha certa”, falou sobre sua decisão pela Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Câmpus Goiânia. “Minha motivação para escolher esse curso foi a paixão pelos meus professores. Tive muita identificação com o curso e escolhi o IFG por ser uma instituição bem qualificada. Estou amando os professores, a didática e os conteúdos”, completou.

Marylia Gabriella escolheu a Licenciatura em Letras por causa dos seus professores
Marylia Gabriella escolheu a Licenciatura em Letras por causa dos seus professores

 

Evento

A programação da quinta edição da Epígrafe e da Semana de Linguagens vai até sexta-feira, 22, no auditório Demartin Bizerra, no Câmpus Goiânia do IFG. No primeiro dia, os participantes puderam conferir a palestra A formação do professor de português como língua não materna,  com a professora da casa, Rosângela Medeiros e mediação da professora Cleide Araújo Machado. Na sequência, houve também a mesa-redonda Brasil/Haiti: encontro de culturas.

Na quinta-feira, a palestra será com a professora Kênia Bueno de Castro, com o título O letramento literário na EJA, com mediação do professor André Perez da Silva, e Otimização de tempo de estudo, com Aline Fátima Sales, coordenadora pedagógica de apoio ao discente do departamento I.

Já na sexta-feira, o professor Bruno Pilastre ministra a palestra O estudo nosso de cada dia: como nos organizar para a rotina acadêmica. Após o intervalo, haverá a palestra Literatura e Cinema, com o professor Júlio César dos Santos.

Além das palestras, o evento traz também apresentações culturais. As atividades iniciam às 13 horas e vão até as 18 horas.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia. 

Fim do conteúdo da página