Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores do IFG apresentam projeto de geração de energia limpa ao prefeito de Senador Canedo
Início do conteúdo da página

Pesquisadores do IFG apresentam projeto de geração de energia limpa ao prefeito de Senador Canedo

Criado: Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 18h20 | Última atualização em Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 14h02
Proposta de parceria compreende a criação de usinas fotovoltaica e à biogás.

Durante à tarde desta quarta-feira, 15, os pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência e Tecnologia (GCITE), do Câmpus Senador Canedo, e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Experimentais e Tecnológicas (NExT), do Câmpus Goiânia, ambos do Instituto Federal de Goiás (IFG), reuniram-se com o prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes, e apresentaram projeto para a criação de duas usinas para geração de energia limpa no município.

 

 

“O Brasil enfrenta uma grande dificuldade na geração de energia, que inclusive tem sido um obstáculo para a abertura de novas empresas”, enfatizou o professor e membro do NExT, Wesley Pacheco. A proposta apresentada ao prefeito prevê a implantação de uma usina de energia fotovoltaica em alguns prédios da prefeitura e uma usina à biogás. “O que estamos apresentando é uma sugestão, a ideia é que a parceria seja construída através do diálogo”, disse Pacheco.

 

 

O professor do Câmpus Senador Canedo e membro do GCITE, Márcio Rodrigues da Cunha, observa que o projeto articula a geração de energia fotovoltaica, cuja produção depende da luz solar, a uma segunda fonte de produção ininterrupta, à biogás. “Desta forma, nós teremos um melhor rendimento”, avalia. Ele diz que a parceria, uma vez consolidada, representará um avanço para ambos os lados. “A prefeitura conseguirá reduzir a conta de energia e o Câmpus Senador Canedo conseguirá avançar na pesquisa, oferecendo bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado”, contou.

 

 

Para o prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes, é motivo de entusiasmo saber que hoje, através do Instituto, a cidade possui um grupo de pesquisadores aptos a realizar pesquisas e projetos tão avançados. Ele afirmou que a parceria proposta pelos pesquisadores é possível e necessária. “Eu vejo que são projetos de baixo custo e de uma aplicação real. Ele toca a vida das pessoas, das cidades, porque gera energia sem provocar danos ambientais”, disse.

 

 

Após a reunião, os núcleos de pesquisa NExT e GCITE e o prefeito acertaram a criação de uma comissão, composta por pesquisadores dos dois núcleos e por servidores da prefeitura municipal, que ficará responsável pela adequação do projeto à realidade do município.

 

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.

Fim do conteúdo da página