Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para oficinas, minicursos e palestras na Secitec 2018
Início do conteúdo da página
SECITEC 2018

Inscrições abertas para oficinas, minicursos e palestras na Secitec 2018

Publicado: Terça, 09 de Outubro de 2018, 15h23 | Última atualização em Segunda, 29 de Outubro de 2018, 15h00

Os interessados devem se inscrever pelo site do evento e as vagas são limitadas

Banner de inscrições Secitec 2018

Estão abertas a partir hoje, 9, as inscrições na programação da 3ª Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia. Serão quatro dias de evento, de 24 a 27 de outubro, destinado às comunidades interna e externa, com atividades que visam promover e divulgar a Ciência junto à sociedade. As inscrições são gratuitas e os interessados deverão efetuá-las pela internet.

Inscrições abertas.

Como se inscrever

Para se inscrever, o usuário deverá acessar a página do evento e clicar em “Inscrições”. Lá estará disponível o link que dará acesso ao Sistema Unificado de Gestão de Eventos e Pesquisa (Sugep). Em seguida, basta preencher os dados, como nome completo, e-mail pessoal, telefone e cidade.

Será enviado, ao e-mail cadastrado, uma notificação para que o participante confirme sua inscrição no evento. Após a confirmação, é possível se inscrever nas palestras, minicursos e oficinas, clicando no botão “Inscrever” localizado ao lado do nome da atividade.

Vale lembrar que não é possível cadastrar mais de um participante com o mesmo endereço de e-mail, uma vez que ele será utilizado para gerar o certificado eletrônico de participação no evento.

Atividades

Na programação, que inicia no dia 24 de outubro - no feriado municipal do Aniversário de Goiânia, a abertura terá passeios culturais BikeDéco e MotoDéco, que percorrerão 18 monumentos públicos tombados como patrimônio Art Déco na capital.

O trajeto dos passeios BikeDéco e MotoDéco, em celebração ao 85 anos de Goiânia, inicia no Lago das Rosas e finaliza no IFG – Câmpus Goiânia, que é um dos edifícios públicos tombados como patrimônio Art Déco de Goiânia. Os passeios serão realizados no dia 24 de outubro, das 8h30 às 11 horas. Ao todo, são 200 vagas para os passeios ciclístico e de motos, distribuídas em 100 vagas para ciclistas e 100 para motociclistas. As inscrições nos passeios são gratuitas e serão realizadas mediante a inscrição no site do evento e mais a doação 1 quilo de alimento não perecível. As doações poderão ser feita entre os dias 22 e 23 de outubro no Câmpus Goiânia, e os alimentos arrecadados serão doados para uma instituição filantrópica de Goiânia.

Serão percorridos 7 quilômetros no trajeto dos passeios. No circuito cultural pelos 18 monumentos Art Déco de Goiânia, a rota inicia com vistas à mureta e ao trampolim no estilo Art Déco localizados no Lago das Rosas, no setor Oeste, indo rumo ao Setor Central. No caminho, o Teatro Goiânia será ponto de encontro, com uma parada no local. No Centro, o trajeto passará pelo Grande Hotel, a Torre do Relógio, o Coreto até a Praça Cívica, onde fará mais uma parada aos ciclistas e motociclistas. Na praça, serão contemplados a Chefatura de Polícia, Fórum e Tribunal de Justiça, Palácio das Esmeraldas, Luminárias da praça, Secretaria Geral e Museu Zoroastro Artiaga. O passeio engloba também o Museu Pedro Ludovico Teixeira, na Rua Dona Gercina Borges Teixeira, ao lado da Praça Cívica.

O circuito prossegue perpassando pela Superintendência Administrativa do Ministério da Fazenda, pelo Lyceu de Goiânia até chegar ao IFG – Câmpus Goiânia (em frente ao Parque Mutirama).

Os passeios BikeDéco e MotoDéco são uma realização do IFG – Câmpus Goiânia, da Goiânia Bike Déco, da OnyGO Passeios Turísticos e da Tork, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Goiânia (SMT), Polícia Militar e Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás (Sintef-GO) .

Para a comunidade

A Secitec integra o calendário de eventos em alusão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que ocorre entre os dias 16 e 18 de outubro, com atividades em todo país. A edição 2018 da Semana tem como tema: “A Ciência para a Redução das Desigualdades ”. E alinhado a esta temática, o IFG – Câmpus Goiânia promoverá oficinas, minicursos, exposições, palestras, comunicações científicas e apresentações culturais gratuitas com grupos artísticos da casa, com objetivo de aproximar a comunidade ao IFG - Câmpus Goiânia.

Seguindo a temática do evento, será realizado, no dia 26 de outubro, o Curso de espanhol para crianças e adolescentes carentes e o minicurso Literatura em Libras, Compreendendo a diversidade: Libras e quem precisa dela. Ainda tendo como foco o conhecimento para a redução das desigualdades, o público terá a oportunidade de conferir resultados de projetos de pesquisa e iniciação científica produzidos por alunos, professores e servidores do IFG – Câmpus Goiânia, além de exposições, como Protótipos de Sistemas de Coleta de Águas Pluviais e Reuso de água, com informações para auxiliar os usuários a economizarem água.

Dentre a programação, algumas oficinas ensinarão o público algumas práticas voltadas ao dia a dia. Entre esses exemplos, nos dias 25 e 26 de outubro, terão oficinas: produção de sabão e sabonete, produção de álcool em gel, sabão caseiro sustentável. No dia 27, terá um minicurso de Produção de Cervejas Artesanais.

Haverá também minicursos nas mais diversas áreas do conhecimento, para quem deseja se capacitar. Para os apaixonados por plantas, no sábado, 27, haverá o minicurso Introdução ao cultivo de orquídeas. Na programação da 3ª Secitec, são mais de 100 atividades gratuitas, que ocorrerão concomitantemente no IFG – Câmpus Goiânia. Estão integrados ao evento Dia C da Ciência, 9ª Semana da Matemática e 3ª Semana da Química. O evento conta com apoio da Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Serviço

3ª Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) do IFG – Câmpus Goiânia
Data: 24 a 27 de outubro
Local: IFG – Câmpus Goiânia ( Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia – GO).
Inscrições e acesso à programação pelo site: http://eventos.ifg.edu.br/secitecgoiania/

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

 

 

 

Fim do conteúdo da página